Tópico, 23 de Jan de 2017

Pergunta freqüente no consultório ou aula: - Hérnia de disco dói? Resposta: - Não!!! Mas o que dói então? Veja abaixo...
O disco intervertebral é uma fibrocartilagem que articula duas vértebras pela parte anterior (corpo vertebral), e por ser uma fibrocartilagem tem pouca inervação, levando a pouca ou nenhuma dor quando ocorre sua ruptura (que é chamada de protusão ou hérnia).
O que dói é a compressão das raízes nervosas e/ou da medula espinhal que passam em volta deste disco, e isto dói muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito!!! Esta hérnia pode ocorrer na região cervical levando a dor no pescoço e formigamento/dormência nos braços (cervicobraquialgia), ou na região lombo-sacra levando a dor lombar e formigamento/dormência nas pernas (lombociatalgia). Quando a compressão ocorre no trajeto do nervo Ciático, como na síndrome do Piriforme, a doença é chamada ciatalgia; quando a compressão ocorrer na(s) origem(s) do nervo Ciático(raiz nervosa) o nome da doença é lombociatalgia.

Clique neste link e veja o vídeo mostrando o processo de herniação do disco e a compressão da raiz nervosa
https://www.youtube.com/watch?v=czkSRep6gdE

Cervical Disc Herniation
This medical 3D animation shows a bulging intervertebral disc in the cervical (neck) region. The nucleus pulposus ruptures through the annulus Leia mais

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este tópico.

Autor

Veja mais

Marcos Apolinário

Estudante de Odontologia

 São Paulo, SP

Marcos Apolinário é estudante de odontologia em São Paulo, SP pela UNIB - Universidade Ibirapuera e irá se formar em 2020. Faz parte do iDent desde Maio de 2015.

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Marcos e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook