Tópico, 23 de Jan de 2017

O nervo Ciático é o nervo mais calibroso do corpo humano sendo formado a partir das raízes nervosas L4-L5-S1-S2-S3 e tem a espessura de seu dedo indicador. Ao emergir destas raízes, ele atravessa o quadril pela parte anterior do músculo Piriforme em direção à parte posterior da coxa inervando os músculos Isquiotibiais (Bíceps Femoral, Semitendinoso e Semimembranoso). Por ser muito grosso ele é constantemente comprimido pelo músculo Piriforme, caracterizando o que chamamos de síndrome do Piriforme ou síndrome do “bumbum durinho”, causando dor na região glútea acompanhada de formigamento e dormência na parte posterior da coxa, perna, planta do pé e hálux. Tecnicamente, a dor causada pela compressão do nervo Ciático em sua passagem pelo Piriforme é chamada de Ciatalgia e, popularmente é chamada de “ciática”. Para caracterizar a Ciatalgia a pessoa deve sentir formigamento e dormência nas regiões citadas acima.
Se a dor for do tipo queimação ou fisgada na região glútea e/ou posterior de coxa, sem formigamento/dormência e sem descer para a perna e pé, provavelmente se trata de alguma contratura muscular sem a compressão do nervo Ciático.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este tópico.

Autor

Veja mais

Marcos Apolinário

Estudante de Odontologia

 São Paulo, SP

Marcos Apolinário é estudante de odontologia em São Paulo, SP pela UNIB - Universidade Ibirapuera e irá se formar em 2020. Faz parte do iDent desde Maio de 2015.

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Marcos e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook