Técnica de Summers com Uso de Prp - Implantes 14,15,16 - Parte I - Planejamento e Cirurgias Pré Implantodônticas

  Caso clínico, 05 de Jun de 2011

Resumo

Paciente fumante, higiene precária, sexo masculino, 43 anos, procurou meus serviços para resolver vários problemas de má oclusão causada por extrusão dentária severa, indicações para periodontia, algumas exodontias e instalação de implantes. A princípio quase desanimamos com a situação, quando deparamos com uma situação inicial deste jeito. Condição financeira não era o fator de preocupação, pois o paciente é bem estruturado nesta questão. O maior problema é a conscientização do paciente sobre a importância da manutenção dos seus dentes. Mas felizmente, foi só terminar uma parte do trabalho, principalmente esta etapa, que o paciente já se mostrou mais motivado e está seguindo o tratamento com maiores cuidados.

Vocês poderão perceber no final que a cor do trabalho está bem mais clara do que os dentes do paciente. Ele é fumante, já fiz várias raspagens com ultrassom e jato de bicarbonato nele, mas todo mês volta aquelas manchas de cigarro. Apesar disso, os implantes instalados estão todos bem osseointegrados, inclusive estes que vou postar (14,15,16) envolveram levantamento de seio maxilar na técnica de Summers, onde introduzimos biomaterial no próprio alvéolo cirúrgico e conseguimos levantar a membrana do seio para aumentar a altura do osso na região dos implantes que serão instalados. Neste caso usei PRP + osso de banco de tecidos. Devido esta particularidade, de ser fumante (fator de risco relativo na implantodontia), fiquei até com um pouco de receio e ansioso para ver o resultado, mas deu tudo certo. Estamos controlando bem a higiene do paciente, faremos outra raspagem para preparar para os implantes na região do 24 e 25.

No final do tratamento de implantodontia e prótese, faremos um clareamento, seguido de dentística restauradora para melhoramento dos dentes anteriores principalmente e tentar aproximar ao máximo a cor com as coroas que estou instalando (A2). Os dentes dele estão com um cor A4, além das manchas de cigarro, então imaginem que a alteração será grande, como poderemos notar nas coroas que já estão instaladas em relação aos dentes existentes.

Fotos do caso

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autor

Veja mais

Dr. Marcos Bicalho

Cirurgião-Dentista

 Muriaé, MG

Clínico e implantodontista. Área de maior atuação: Reabilitação Oral, implantes e prótese sobre implantes.

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Leia também

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Marcos e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook