Amamentação: As Responsabilidades dos Pais e Odontopediatra

  Artigo, 18 de Mar de 2017

Amamentação

Amamentação

dentalcremer | 1 ago. 2013

Educação sobre saúde bucal assegura a chance da criança crescer sem problemas bucais. A amamentação, além de benefícios nutricionais, imunológicos e emocionais, pode refletir na fala, respiração e dentição da criança. Quando o bebê puxa o leite diretamente do seio da mãe, ele fortalece a musculatura labial e ainda estimula o crescimento ósseo da face, a formação da arcada dentária e o posicionamento correto da língua.

Outro benefício da amamentação para a saúde bucal da criança vem da isenção de conteúdos cariogênicos, como açúcar, mel, glucose e maltose, importante para a erupção dos dentes de leite, que surgirão íntegros e saudáveis.

Durante a gravidez, é importante que os pais procurem um odontopediatra para acompanhar o desenvolvimento da dentição. É nesse período que a higiene bucal do bebê passa a ser necessária. Cabe ao profissional orientar a respeito das causas e da transmissão da cárie, da alimentação, da limpeza e do uso adequado do flúor. A Associação Brasileira de Odontologia (ABO) aconselha que o hábito de levar a criança ao dentista seja o mesmo de levá-la ao pediatra.

Higienização

Uma gaze ou fralda embebidas em água filtrada ou fervida devem ser usadas para limpar a língua e a gengiva do recém-nascido depois de cada amamentação. A partir do primeiro dente, os pais podem usar uma dedeira de silicone ou uma escova específica para bebês, com cerdas bem macias. Não esqueça de orientar os pais sobre a quantidade de flúor contido na pasta dental, quanto menos flúor (ou nenhum), melhor. Isso porque nos primeiros anos de vida a criança não consegue cuspir, assim tudo que entra na boca acaba sendo engolido.

Criança também pode usar fio dental! A partir do momento em que a criança tiver dois dentes, um do lado do outro, os pais podem usar o fio dental com a ajuda de uma forquilha na hora da limpeza. Depois de cada sessão, a forquilha deve ser lavada.

Até os 6 anos de idade, a escovação da criança deve ser feita pelos pais.

Referências

Blog Dental Cremer Fonte: APCD, ABO, Livro Abra a Boca, Fábio Bibancos

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autor

Veja mais

Dr. Márcio Lara

Cirurgião-Dentista

 Águas Vermelhas, MG

Dr. Márcio Lara é Cirurgião-Dentista em Águas Vermelhas, MG. Possui graduação em Odontologia pela FAFEOD em 1991 e Especialização pela FAFEOD em 2000. Atua como... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Márcio e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook