Quando Iniciar e como Realizar a Higiene Bucal dos Pequenos?

  Artigo, 18 de Mar de 2017

Escovação dentária infantil

Escovação dentária infantil

Daphene Ozelame Costa | 10 ago. 2016 _ Cirurgiã-dentista. Especialista em Ortodontia e Odontopediatria pela FOB-USP. Credenciada Damon System.

Essas são dúvidas muito frequentes entre os pais e responsáveis. Geralmente os dentinhos dos pequenos começam a irromper em média, a partir do 6º mês de vida, este já é o momento ideal para levar a criança ao Odontopediatra. O profissional irá auxiliar os pais a como realizar a higiene bucal do bebê, quais produtos usar e qual conduta tomar caso a criança seja relutante de início a escovação.

Antes do primeiro dente da criança irromper já podemos iniciar a higiene bucal, nesse momento apenas utilizamos uma gaze ou fraldinha de pano, com água filtrada. A mãe deve enrolar a gaze ou fralda umedecida no dedo e, com cuidado passar por todo o interior da boca do pequeno, lembrando sempre da língua e bochechas. A língua deve ser higienizada como se fosse uma vassoura, de dentro da boca para fora (do fundo para frente). É muito importante orientar a mãe a realizar esse procedimento, pois além de tirar os restos de leite materno que ficam acumulados na boca do bebê, cria-se um habito da higiene bucal desde cedo, assim quando a criança tiver dentinhos na boca, a tarefa de escová-los já será aceita mais facilmente.

Caso a criança já tenha dentinhos na boca o processo de higiene é feito de forma diferente. Indico o uso de escova de dente, sempre de acordo com a idade do seu pequeno, que possua cerdas macias, cabeça pequena e haste confortável para as mãos dos pais, afinal serão eles que iram realizar a higiene bucal da criança.

Além da escova, indico creme dental COM flúor, pois segundo a ABO (Associação Brasileira de Odontopediatria) e a Associação Americana de Pediatria, já é preconizado o uso de pasta de dente com flúor, desde o primeiro dentinho. A pasta deve ser de 1.100 a 1.450ppmF, dados que são encontrados na parte de trás da embalagem do produto. Ressaltando que cremes dentais com apenas 500ppmF não são eficazes. A dieta da criança deve ser saudável com menor ingestão de açucares possível.

 A escovação deve ser feita duas vezes ao dia, e a quantidade de creme dental varia de acordo com a idade da criança:

  • Bebês (0 a 3 anos) metade de um grão de arroz cru (0,05g)
  • Crianças que não sabem cuspir (3 a 7 anos) um grão de arroz (0,1g)
  • Crianças que já sabem cuspir (+7 anos) um grão de ervilha (0,3g)

Lembrando que devemos sempre orientar o adulto a sempre supervisionar o ato da escovação de seu filho, se responsabilizando em colocar o creme dental na escova do pequeno, nunca o contrário. O profissional guiará os pais na melhor escolha, levando em conta as necessidades particulares de cada criança.

Referências

Blog da Dental Cremer Daphene Ozelame Costa Cirurgiã-dentista. Especialista em Ortodontia e Odontopediatria pela FOB-USP. Credenciada Damon System. www.dapheneozelame.com.br

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autor

Veja mais

Dr. Márcio Lara

Cirurgião-Dentista

 Águas Vermelhas, MG

Dr. Márcio Lara é Cirurgião-Dentista em Águas Vermelhas, MG. Possui graduação em Odontologia pela FAFEOD em 1991 e Especialização pela FAFEOD em 2000. Atua como... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Márcio e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook