Como Identificar Bruxismo Infantil?

  Artigo, 18 de Mar de 2017

Bruxismo infantil

Bruxismo infantil

Daphene Ozelame Costa | 17 mar. 2017

Cirurgiã-dentista. Especialista em Ortodontia e Odontopediatria pela FOB-USP. Credenciada Damon System.

Bruxismo é definido como “a atividade muscular mandibular repetitiva caracterizada por apertar, ranger forçar ou empurrar a mandíbula, o que pode ocorrer durante a vigília e/ou sono”.

Pode ser classificado de duas formas:

Bruxismo primário

O bruxismo primário é um distúrbio crônico, persistente que aparece na infância e na adolescência.

Bruxismo secundário

É associado a algumas condições, ou após a exposição do paciente a fatores ambientais.

Cada vez mais as evidencias mostram que o bruxismo tem origem central e não periférica e suas possíveis causas baseadas em conhecimentos científicos são:

  1. Genética (21% a 50%);
  2. Estresse;
  3. Obstrução de vias aéreas superiores;
  4. Síndrome da apneia obstrutiva do sono;
  5. Hábitos para dormir;
  6. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade;
  7. Doenças neurológicas.

O diagnóstico pode ser feito através do auto relato do paciente, observando clinicamente o desgaste da estrutura dental e com exames de polissonografia, que também monitoram a atividade muscular do paciente durante o sono – este é considerado o diagnóstico mais confiável hoje em dia, porém, apresenta limitações como: o alto custo, disponibilidade do paciente e cooperação da criança durante o exame.

No caso do bruxismo infantil, é sempre mais difícil ser feito o diagnóstico, pois vai depender do auto relato da criança, que nem sempre percebe a mudança na sua postura mandibular, e as características físicas que auxiliam no diagnóstico, como: língua adentada e linha alba (hiperqueratose da mucosa da bochecha) que aparecem com mais frequência em adultos e adolescentes.

O tratamento se dá em controlar os fatores associados e proteger as estruturas dentais, que basicamente são feitas com o uso de placas de acrílico que recobrem as superfícies oclusais que estiverem em contato, sempre levando em consideração o crescimento dos arcos dentais da criança.

É importante lembrar que o tratamento deve ser realizado com um profissional capacitado, e que para cada caso será realizado um tratamento especifico.

Referências:

  • Anuário 2 de Odontopediatria Integrada e Clínica de Jose Carlos Imparato e colaboradores.

Referências

Blog da Dental Cremer Daphene Ozelame Costa Cirurgiã-dentista. Especialista em Ortodontia e Odontopediatria pela FOB-USP. Credenciada Damon System. www.dapheneozelame.com.br

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autor

Veja mais

Dr. Márcio Lara

Cirurgião-Dentista

 Águas Vermelhas, MG

Dr. Márcio Lara é Cirurgião-Dentista em Águas Vermelhas, MG. Possui graduação em Odontologia pela FAFEOD em 1991 e Especialização pela FAFEOD em 2000. Atua como... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Márcio e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook