Cuidados Relacionados a Saúde Bucal da Gestante, por Leandro A.n.barros

  Artigo, 17 de Set de 2012

Durante a gravidez, ocorrem mudanças graduais no organismo feminino que precisam de um acompanhamento com diversos profissionais da saúde, inclusive médicos e odontólogos. Garantir a saúde bucal da gestante significa reduzir os riscos durante o período de gestação, tanto para a mãe, quanto para o feto.

Como diversas pesquisas apontam, existem diversas relações entre as doenças periodontais e o nascimento prematuro. As inflamações gengivais induzem a produção de prostaglandinas, hormônios que podem ser produzidos por todas as células do nosso corpo e que atuam nos locais das inflamações, influenciando na permeabilidade vascular e promovendo quimiotaxia.

Dessa forma, a elevada produção de prostaglandina na cavidade oral permite que este hormônio tenha taxas elevadas na circulação sanguínea e, ao entrar em contato com o estrógeno, pode promover um aumento de contrações do útero. As pequisas de OFFENBACHER (2007) relatam que mulheres gestantes com doenças periodontais apresentam 7,5 x mais chances de ter um parto prematuro.

Outra preocupação está relacionada aos mitos que se fazem em relação ao tratamento odontológico em gestantes, seja no interior ou nas grandes cidades, muitas gestantes se privam da consulta odontológica com medo de possíveis complicações.

Segue abaixo um breve vídeo bem relevante sobre a importância do tratamento odontológico na gravidez.

Vídeos do artigo

A grávida pode fazer tratamento dentário?

Referências

OFFENBACHER, S. et al. Periodon- tal Infection as Possible Risk Factor for Preterm Low Birth Weight. J. Pe- riodontol., Chicago, v.67, no.10, p.1103-1113, Suppl., Oct. 2007.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autor

Veja mais

Leandro Barros

Estudante de Odontologia

 Jequié, BA

Leandro Barros é estudante de odontologia em Jequié, BA - Brasil pela UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Faz parte do iDent desde Outubro de 2011.

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Leandro e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook