Problemas Bucais Interferem no Desempenho do Atleta

  Artigo, 12 de Out de 2010

Observe a situação bucal de Ronaldo no início de sua carreira.

Observe a situação bucal de Ronaldo no início de sua carreira.

Para obter um ótimo desempenho, o atleta necessita estar com a saúde em perfeito estado. Todo atleta conta com a presença do médico em sua equipe.Mas, muitas equipes ainda não contam com a presença do cirurgião dentista. E quem perde é o atleta.

Há diversos problemas do sistema estomatognático que interferem diretamente no rendimento físico. Ou seja, pode-se afirmar que a saúde bucal está intimamente relacionada com o desempenho físico do atleta!

Um exemplo destas interferências é o respirador bucal. De acordo com a ABRODESP (Associação Brasileira de Odontologia Desportiva), a respiração bucal é responsável por queda de 21% no rendimento físico. Problemas de oclusão aumentam mais ainda este número! Pois a mastigação incorreta leva à queda na absorção dos nutrientes dos alimentos. Ronaldo Nazário passou por estes problemas, quase sendo dispensado de seu primeiro clube, pois não tinha fôlego suficiente. Para sorte de Ronaldo, havia um dentista na sua equipe. Após os tratamentos adequados, o atleta atingiu seu nível máximo de rendimento. Imaginem quantos atletas podem não obter seu desempenho ideal, podem deixar de ter seu sucesso profissional, por um problema bucal não tratado!

Discutiremos aqui vários problemas bucais que afetam os atletas, principalmente os que sofrem maior impacto nas competições, como atletas de artes marciais. Tenho como objetivo principal levar conhecimento do tema a atletas e pessoas interessadas, bem como maneiras de previnir e solucionar problemas!

Referências

Abrodesp

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autora

Veja mais

Dra. Juliana Malara

Cirurgiã-Dentista

 Araraquara, SP

Aperfeiçoamentos

Medicina Bucal - Unesp Araraquara
Estética Dental
Clareamento Dental
Novas técnicas Restauradoras *Metal Free*
Odontologia Preventiva (Adultos e... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dra. Juliana e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook