Saúde Pública e Ambiental: Os Impactos Causados pelo Mercúrio na Odontologia

  Artigo, 18 de Fev de 2016

HUGO FERNANDO FIRMO*; JULIANO VILELA DANTE

INTRODUÇÃO: Os resíduos de serviços de saúde têm gerado no meio cientifico e acadêmico, uma grande polêmica a respeito dos impactos que podem causar danos tanto a saúde pública quanto a saúde ambiental, sendo o mercúrio uns dos mais preocupantes devido a sua grande toxidade e persistência na atmosfera, estando incluindo na primeira classe de substâncias tóxicas, portanto, pode acarretar sérios danos se utilizado de maneira indiscriminada ou inadequada. OBJETIVO: O objetivo deste trabalho visa mostrar os possíveis danos do mercúrio ao ambiente e ao homem, dando ênfase a sua utilidade dentro da odontologia. O uso de mercúrio em amálgamas dentárias é muito utilizado pois apresenta fácil manipulação, alta durabilidade e baixo custo. Sendo que, dentre os riscos à saúde humana o mercúrio exposto em baixas doses no útero e logo após o nascimento revelam um déficit considerável de inteligência, coordenação motoras e alguns problemas neurológicos. Porém, a operação de maiores riscos de contaminação está na fase de preparação do amálgama, pela remoção e por falhas do sistema de sucção. Considerando que os dentistas passam 40 horas/semana no consultório, devem se preocuparem com os vapores de mercúrio feitos pelas autoclaves e estufa podendo provocar fadiga, esclerose múltipla, doença de Alzheimer entre outras. RESULTADOS: diante dos achados considera-se importante que os cirurgiões-dentistas devem estar cientes a não realizarem procedimentos de remoção ou inserção de restaurações em gestantes. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo e analítico de revisão bibliográfica, realizado por meio de pesquisa em livros e artigos indexados nas bases científicas: SciELO, PubMed, MEDLINE e Teses USP entre os anos 2000 a 2008. CONCLUSÃO: Diante do exposto, considera-se que os profissionais da equipe de saúde bucal devem se conscientizar quanto aos riscos e cuidados a serem tomados para a utilização e manipulação do mercúrio contido no amálgama odontológico.

REFERÊNCIAS BIBIOGRÁFICAS: 1.Tomes CPS System [CD-ROM]. Mercury. Englewood: Micromedex; 2000.2. Azevedo FA, Nascimento ES, Chasin AM. Mercúrio. In: Metais: gerenciamento da toxicidade. São Paulo: Atheneu, 2003;(1): 299-352.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autor

Veja mais

Hugo Firmo

Estudante de Odontologia

 Pouso Alegre, MG

Hugo Firmo é estudante de odontologia em Pouso Alegre, MG pela INAPOS e irá se formar em 2019. Faz parte do iDent desde Fevereiro de 2016.

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Hugo e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook