Laminados Estéticos

  Artigo, 06 de Fev de 2013

Foi realizado neste fim-de-semana o maior congresso da America Latina – CIOSP 2013. Nesta oportunidade foram realizados diversos cursos com a finalidade de integração das especialidades como area da imagem, da odontopediatria com ortodontia, ortopedia; como a protese, periodontia e implantes; etc. Desta forma pude verificar uma sintonia dos cursos com os estandes comerciais onde profissionais apresentavam pequenas palestras divulgando tecnicas e materiais usados.

Uma coisa interessante ao leitor foi a intensa divulgação dos recursos para recuperar a estetica dos dentes anteriores dos pacientes que tenham problemas como cárie, desgastes, instabilidade de cor por diversas fatores. Assim trago como conhecimento sobre os laminados em odontologia que são facetas que são confeciconados na parte anterior do dente que chamamos de face vestibular, onde aparece nosso sorriso.

Faceta nada mais é do que uma restauração que envolve apenas a face vestibular (frontal) dos dentes. Ela pode ser feita de resina composta, resina elaborada laboratorialmente e ou com porcelana que traz as vantagens estéticas e de estabilidade de cor, também executadas no laboratório, ou seja fora da boca.

Recomendamos a faceta laminada por motivos estéticos citados acima e para corrigir aspecto anatômico de dentes malformados. Uma novidade que ganha força dentro da odontologia e que tem a vantagem primordial na preservação de estrutura dental sadia, pois nesta técnica, desgastam-se menos os dentes.

Elas são resistentes e confiáveis devido aos processos atuais e materiais de confecção usados bem como a evolução nos materiais de colagem deste laminado. Ele não se destaca facilmente havendo uma boa colagem e uma boa silanização (processo que possibilita adesão da resina cimentada com a superfície interna da faceta de porcelana) tendo boa estabilidade de cor.

Como qualquer tipo de restauração, as facetas laminadas exigem reavaliação constante, contudo, a manutenção consiste apenas na higienização das superficies dentais e, em especial, da junção dente-restauração.

O custo destas facetas são comparáveis de coroas metalocerâmica ou totalmente cerâmica e sua durabilidade esta associada ao sucesso da colagem, tanto na superficie cerâmica quanto no dente, pois a porcelana, uma vez colada, torna-se extremanente resistente. Assim podemos resgatar o sorriso de nossos pacientes com cada vez mais confiabilidade e resultados satisfátorios para o profissional e principalmente para os nossos pacientes.

 Fonte - Revista da APCD

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autor

Veja mais

Dr. Helder Humberto

Cirurgião-Dentista

 Pirassununga, SP

Dr. Helder Humberto é Cirurgião-Dentista em Pirassununga, SP - Brasil. Possui graduação em Odontologia. Atua como clínico geral. Faz parte do iDent desde Fevereiro de 2013.

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Helder e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook