Desafios do Tratamento Endodontico

  Caso clínico, 10 de Mar de 2013

Desafios do Tratamento Endodontico

Resumo

Paciente do sexo masculino, 39 anos, leucoderma, brasileiro, procurou a clínica para realização de tratamento endodôntico no dente 35, previamente aberto para tratamento de urgência. Na anamnese, o paciente não relatou nenhum problema de saúde que pudesse interferir no tratamento. A partir do exame radiográfico, observou-se uma alteração na densidade radiográfica do espaço endodôntico, sugerindo bi/trifurcação do canal radicular.

Dessa forma, procedeu-se a intervenção propriamente dita. Após isolamento relativo e absoluto com dique de borracha, a complementação da abertura coronária foi realizada e, em seguida, foi feita a localização dos canais radiculares. Nesta etapa, suspeitou-se da presença de três condutos.

Na sequência, fez-se a irrigação com Hipoclorito de Sódio 1,0% (Fórmula & Ação Farmácia Magistral Ltda, São Paulo, Brasil). No processo da confirmação da odontometria, através de radiografia, observou-se o que poderia ser a luz de um terceiro conduto radicular. Uma lima tipo K (Dentsply-Maillefer, Ballaigues, Suiça) pré-curvada foi inserida no sentido mésio vestibular para a localização do possível canal. Confirmando assim, a presença de um terceiro canal radicular.

Um lima manual tipo K, fina, #10, foi usada para o descolamento da polpa dental, feito isso, uma técnica seriada de instrumentação foi utilizada para o inicio do preparo químico-cirúrgico até a lima tipo K #20. Logo após foi introduzido o sistema rotatório mTwo (VDW GmbH, München, Alemanha) e instrumentado ate a lima 25.06.

Como o tratamento ocorreu em múltiplas sessões, devido as dificuldades encontradas, foi realizada medicação intracanal, após irrigação abundante com Hipoclorito de Sódio 1,0% e secagem dos canais. Como medicação de escolha foi usada pasta de Hidróxido de Cálcio P.A. (Ultradent®, South Jordan, USA). Feito isso, a cavidade foi selada com material restaurador temporário Coltosol (Vigodent, Rio de Janeiro, Brasil).

Na sessão seguinte, foi removida a restauração temporária, a medicação intracanal e, após irrigação dos condutos com a mesma solução irrigadora usada durante o preparo, os canais foram secados e fez-se a aplicação de EDTA 17% durante 4 minutos (Fórmula & Ação Farmácia Magistral Ltda, São Paulo, Brasil). Em seguida, realizou-se a seleção dos cones principais e únicos de guta percha (VDW GmbH, München, Alemanha) e a confirmação radiográfica.

Concluído o preparo biomecânico, a obturação dos condutos radiculares foi realizada pela técnica da condensação lateral ativa com o cimento Ah-Plus (Dentsply, De Trey, Alemanha) confirmada pela radiografia final.

Conclusão

Mesmo que a incidência de pré-molares inferiores com três condutos seja baixa, um bom um exame radiográfico adequado, com processamento correto, a fim de se obter um contraste radiográfico ideal para detectar corretamente a morfologia, o número dos canais radiculares ou qualquer outra alteração que possa comprometer o sucesso do tratamento endodôntico do qual depende de todo conhecimento da anatomia interna do sente a ser tratado.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autor

Veja mais

Dr. Lucas Garbeloti

Cirurgião-Dentista

 Tapurah, MT

Cirurgião Dentista, formado pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) , atuando na área de endodontia, com aperfeiçoamento em Endodontia (APCD-RP), Reabilitação Oral... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Leia também

Tratamento Endodôntico com Lesão Periapical

  Caso clínico em Endodontia

Endodontia do 36.

  Caso clínico em Endodontia

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Lucas e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook