Sialolitíase em Ducto de Glândula Submandibular

  Caso clínico, 28 de Mai de 2014

Resumo

A sialolitíase é descrita como uma patologia oral que acomete as glândulas salivares através da formação de estrutura calcificada no sistema de ducto salivar, denominada sialólito ou cálculo salivar. Sua etiologia ainda é objeto de estudo, mas acredita-se que seja conseqüência da deposição de sais de cálcio em torno de um ninho de debris, obstruindo a luz do ducto. Sua formação não está associada a nenhuma alteração sistêmica ou metabólica, já que fatores locais – principalmente o trauma físico – desencadeiam o processo ao provocar mudanças inflamatórias na glândula envolvida. As glândulas mais acometidas são a submandibular, seguida da parótida e sublingual. A preferência por essa glândula dá-se por questões anatômicas e fisiológicas, tendo em vista que a mesma está localizada inferior ao seu canal excretor, possuindo um ducto (Wharton) longo e com orifício estreito, por onde circula uma saliva mais alcalina e viscosa. Possui uma predileção para o gênero masculino, sendo comumente encontrada em adultos acima da quarta década de vida. O diagnóstico da patologia pode ser alcançado ao realizar o somatório dos achados clínicos com as análises dos exames radiográficos, dentre os quais estão as radiografias oclusais, sialografia, ressonância magnética e ultrassonografia. Quanto à sintomatologia, esta varia de acordo com a localização e o grau de obstrução, mas apresenta geralmente um aumento de volume na área afetada, xerostomia, dor, edema e, dependendo do caso, febre. O tratamento varia de acordo com o caso, podendo optar-se desde métodos conservadores – como massagem glandular, fisioterapia com calor e dilatação do ducto – até a excisão cirúrgica do cálculo.

  • RELATO DE CASO CLÍNICO

Paciente M.C.L.N., 48 anos de idade, melanoderma, gênero masculino, compareceu ao atendimento odontológico da Universidade Potiguar queixando-se de um aumento de volume nodular no pescoço na região da glândula submandibular direita, sem sensibilidade dolorosa e com evolução de, aproximadamente, dois meses. Ao exame físico, não foram observadas alterações significativas. Ao exame clínico intraoral, observou-se um aumento de volume de consistência endurecida e coloração avermelhada, medindo cerca de cinco centímetros de diâmetro e localizado no assoalho bucal, próximo ao orifício do Ducto de Wharton da Glândula Submandibular. O paciente relatou discreto incômodo ao mastigar e deglutir e, ainda, que havia procurado atendimento odontológico no início do desenvolvimento da patologia, sendo diagnosticado com úlcera aftosa e feito uso de Acetonida de Triancinolona (OMCILON-A®), mas sem reversão do quadro clínico. Após a realização de radiografia oclusal da mandíbula, foi visualizada uma massa radiopaca compatível com o diagnóstico de Sialólito, confirmando a suspeita clínica. O paciente foi encaminhado para remoção cirúrgica da lesão, esperando-se um prognóstico favorável.

Fotos do caso

Conclusão

A sialolitíase é uma das patologias mais comuns que acomete as glândulas salivares. O diagnóstico precoce é de fundamental importância para um tratamento eficaz e, muitas vezes, evitando-se os métodos mais invasivos e, consequentemente, o desconforto da remoção cirúrgica. Para alcançá-lo, é necessário que o cirurgião-dentista possua os conhecimentos necessários para associar os achados clínicos aos exames complementares, indicando o melhor tratando e alcançando um prognóstico positivo.

Referências

ALVES, Nayara Silva; SOARES, Genaina Guimarães; AZEVEDO, Rebeca de Souza e CAMISASCA, Danielle Resende. Sialolito de grandes dimensões no ducto da glândula submandibular. Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent. [online]. 2014, vol.68, n.1, pp. 49-53. ISSN 0004-527

FARENZENA, K., VIEIRA, R., MALLMANN, C., DE CARLI, J., OLIVEIRA DA SILVA, S.. Sialolitíase: revisão de literatura e levantamento de casos. Odonto, Brasil, 20, may. 2013.

MARCUCCI G. Fundamentos de odontologia: Estomatologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2005

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autor

Veja mais

Dr. Felipe Ferreira

Cirurgião-Dentista

 Natal, RN

Dr. Felipe Ferreira é Cirurgião-Dentista em Natal, RN.
Possui Graduação em Odontologia pela Universidade Potiguar (UnP), 2016.
Atua como Clínico Geral na Estratégia de... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Leia também

Agenesia Dentária: Relato de Caso Clínico

  Caso clínico em Patologia Bucal

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Felipe e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook