O Que Saber Sobre um Foto - Link do Estudo: Http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahuufma/article/viewfile/1048/680

  Artigo, 12 de Ago de 2013

A conversão de monômeros metacrilatosutilizados nos materiais restauradores aconteceatravés da absorção de luz pelos fotoiniciadores, e estefenômeno é dependente de vários parâmetros. Dentreeles, o tipo de monômero tem se mostrado umavariável importante na conversão de resinas compos-20 tas . A elevação da temperatura do material aumenta amobilidade molecular com um consequente aumento21 na conversão . Mas, dentre essas variáveis, a irradiânciada fonte de luz e o tempo de exposição são departicular interesse, uma vez que, na prática, são22 passíveis de manipulação pelo clínico .A intensidade da luz multiplicada pelo tempo deexposição resulta na energia total ou densidade deenergia, que deve ser de aproximadamente 16 J/cm².Caso o aparelho fotopolimerizador tenha intensidadeluminosa inferior a 400 mW/cm², as propriedadesideais da resina não serão atingidas, a menos que se23 aumente o tempo de exposição .Dessa forma, o êxito de um procedimentorestaurador está diretamente relacionado ao bomdesempenho do aparelho fotopolimerizador. Assim, éde suma importância a manutenção periódica, tantodos componentes, quanto da limpeza e aferição daintensidade da luz, visto que a frequência e o uso sãoresponsáveis pelo desgaste natural do aparelho.A diminuição da intensidade luminosa é imperceptívelao olho humano. Assim como, a eficácia depolimerização das resinas compostas, que geralmente,não pode ser percebida pelo operador, uma vez quea camada mais superficial da resina é polimerizada,logo cabe ao operador possuir conhecimento suficientesobre o perfeito funcionamento do aparelho parasolicitar o serviço técnico periodicamente ou sempre9 que necessário .

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autor

Veja mais

Anderson Egito

Estudante de Odontologia

 Ribeirão Preto, SP

Anderson Egito é estudante de odontologia em Ribeirão Preto, SP - Brasil pela UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto. Faz parte do iDent desde Abril de 2013.

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Anderson e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook