Manejo da Maxila Atrófica: Implantes Pterigóides.

  Caso clínico, 21 de Jul de 2015

Resumo

Paciente desdentada total superior, portadora de prótese total mal adaptada. Proposto para ela a instalação de 7 implantes, dos quais 5 na porção mais anterior da maxila(abordagem palatina). Foram instalados ainda dois implantes na junção pterigopalatina para eliminação de um possível cantilever produzido por enxertos de seios. O implante do lado direito precisou ser executado através de uma técnica transinusal devido ao resíduo insuficiente da tuberosidade. Nessa técnica, o trajeto entre a inserção cristal do implante e sua chegada ao pterigoide é feita levantando-se a membrana do seio maxilar e preenchendo-a com enxerto alógeno(bio-oss, no caso), sua ancoragem tem torque de inserção alto devido à densidade da junção - tal qual a técnica direta, utilizada no lado esquerdo

Foi sugerido à paciente tratamento ortodontico da arcada inferior.Ao final desse tratamento, foi confeccionada uma nova prótese fixa com dentes Heraeus Kulzer Premium, nova curva de spee e melhor relação com o corredor bucal.

Follow up de 4 anos.

Notas: A pneumatização dos seios maxilares é , de fato, o maior obstáculo para obtenção de um resultado estético em pacientes portadores de maxilas extremamente atróficas.

2 - Notar pequenos espaços, sempre convexos para introdução de fio dental específico( super floss) e/ou irrigador oral(water pik)

Fotos do caso

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autor

Veja mais

Dr. Edmo Matheus

Cirurgião-Dentista

 Aracaju, SE

Dr. Edmo Matheus é Cirurgião-Dentista em Aracaju, SE. Possui graduação em odontologia pela UFS - Universidade Federal de Sergipe. Atua como especialista em Implantodontia.... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Edmo e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook