Facetas Estéticas em Resina Fotopolimerizável.

  Caso clínico, 23 de Nov de 2010

Resumo

Paciente gênero feminino, 25 anos, apresentou-se à clínica de dentística II da Univale (Universidade Vale do Rio Doce-MG) para finalização de tratamento estético após tratamento ortodôntico.

Caso Clínico:

- Oséias Evangelista

- Wagner Quaresma Damásio

Os espaços entre os dentes são chamados de DIASTEMAS. Esses espaços são muito comuns principalmente nos dentes anteriores superiores (dentes dafrente e de cima). Estes espaços podem ser gerados por variados fatores e normalmente alteram bastante o sorriso, tornando-o desarmônico e pouco estético, o que acaba por inibir o sorriso. Na maioria dos casos esses espaços podem ser diminuidos  ou fechados com o uso de materiais restauradores, aparelho ortodôntico ou a combinação dos dois métodos.

Após analise do caso levando em consideração o custo, o tamanho e o número de diastemas, podem ser escolhido materiais como a Resina Composta ou mesmo a Porcelana para reduzir ou fechar os espaços entre os dentes (diastemas). As Resinas apresentam custo mais baixo em relação a Porcelana, além da possibilidade de realizar o procedimento, na maioria das vezes, sem necessidade de desgaste dental ou mesmo anestesia. Em casos onde serão confeccionadas várias restaurações é indicado a realização de um clareamento que pode ser feito em casa com o uso de uma moldeira com o material clareador por aproximadamente uma ou duas horas diária durante 21 dias consecutivos. Esse procedimento é importante uma vez que, realizadas as restaurações, não é possível clareá-las com o procedimento acima citado. Entretanto, o clareamento pode ser dispensado quando o paciente estiver satisfeito com a cor dos seus dentes

Fotos do caso

Conclusão

Conclui-se que as resinas fotopolimerizáveis são uma opção viável para o fechamento de diastemas.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autor

Veja mais

Dr. Oséias Evangelista

Cirurgião-Dentista

 Araçuaí, MG

Clinico Geral, Prótese, Especializando em Implantodontia, Fotógrafo Profissional, Autor do Blog ODONTODESIGN.NET

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Leia também

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Oséias e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook