Clareamento Dentário

  Caso clínico, 05 de Nov de 2015

Clareamento Dentário

Resumo

Atualmente, o sonho de obter um lindo e harmonioso sorriso, está ao alcance de todos. O clareamento dental surge como um instrumento para beneficiar esteticamente as pessoas que querem obter um sorriso mais claro e limpo, amenizando o escurecimento que os dentes obtêm ao longo das nossas vidas. Deve-se entender que existem diversos fatores que influenciam no aparecimento de manchas nos nossos dentes. Essas manchas são classificadas em manchas extrínsecas(na superfície dental externa), e manchas intrínsecas (na superfície dental interna).

As manchas na superfície dental externa podem ser causadas por tabaco, ingestão de café, chá, vinho tinto, refrigerantes, alimentos pigmentados, acúmulo de depósitos de tártaro resultante de placa bacteriana calcificada.

Já as manchas na superfície dental interna (que são incorporadas aos minerais que compões os dentes: esmalte e dentina) podem ser causadas por tratamentos endodônticos (canal), tratamento com o antibiótico durante o período de formação dos dentes (até os 16 anos), traumas nos dentes (que podem resultar na morte do nervo do dente), grande ingestão de flúor durante a formação dos dentes (desde o nascimento até os 16 anos) o que dá ao dente uma aparência manchada e tem o nome de fluorose, e o próprio envelhecimento que deixa uma aparência amarelada ou acinzentada nos dentes. 

Hoje, as principais técnicas utilizadas para o clareamento dos dentes são: o clareamento dental caseiro e o clareamento dental a laser. 

O clareamento a laser é feito no consultório odontológico. Neste tipo de clareamento, o profissional usa um produto de maior concentração, dentro dos padrões de segurança, sobre a superfície externa dos dentes. Este produto é ativado por um tipo de laser de baixa intensidade, promovendo assim o clareamento dos dentes de forma mais rápida.

O clareamento dental caseiro é realizado pelo paciente em casa, mas com a supervisão do dentista. O próprio paciente aplica o gel clareador na concentração indicada pelo dentista, através de uma moldeira plástica individual, feita exclusivamente para ele, sendo acompanhado por um dentista durante todo o tratamento.

NÃO É RECOMENDANDO CLAREAR OS DENTES SEM A ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL DA ÁREA,por se tratar de um processo químico, o uso indiscriminado dos produtos pode trazer problemas como hipersensibilidade e enfraquecimento dos dentes, além de danos à gengiva e manchas nos dentes. 

# O clareamento dental é contra-indicado para pacientes que tem dentes hipersensíveis, hipoplasia de esmalte, doença periodontal, pacientes com lesões ou úlceras na gengiva ou na mucosa, para crianças menores de 16 anos de idade, para os alérgicos a algum componente da fórmula do agente clareador, para grávidas ou mulheres que estejam amamentando e para os incapazes de seguir as instruções corretamente. Vale frisar e deixar claro,que os pacientes que têm restaurações ou próteses na cor dos dentes naturais não terão estas superfícies clareadas com o clareamento dental. Portanto, haverá a necessidade de substituição para que haja harmonia de cores entre os dentes clareados e as restaurações ou próteses presentes.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autora

Veja mais

Dra. Waleska Passos

Cirurgiã-Dentista

 Itabaiana, SE

Dra. Waleska Passos é Cirurgiã-Dentista em Itabaiana, SE - Brasil. Possui graduação em odontologia pela UNIT - Universidade Tiradentes. Atua como especialista em Ortodontia.... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dra. Waleska e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook