Respiração Bucal e Desempenho Escolar

  Artigo, 03 de Abr de 2011

Alguns educadores, pais, médicos e dentistas já tinham percebido que certas crianças que respiram pela boca têm um desempenho escolar prejudicado.Tal suspeita foi confirmada por diversas pesquisas e observada em muitos casos ao longo do exercício da profissão tratando respiradores bucais em seus diferentes aspectos.

É certo afirmar que a melhor arma para amenizar os desconfortos do respirador oral é a orientação e conscientização dos pais, educadores e médicos por parte do cirurgião-dentista – profissional responsável pelo diagnóstico, tratamento e encaminhamentos do paciente respirador bucal.

  • · RESPIRADORES ORAIS TÊM DIFICULDADE DE APRENDIZADO – crianças que apresentam dificuldade de respirar somente pelo nariz, por obstrução nasal ou faríngea, coriza, espirros, problemas do sono (roncos, apnéia, sono agitado) decorrente de amígdalas e adenóide aumentadas, alergias, etc. – apresentam mais dificuldades de aprendizado e são mais indisciplinadas.
  • · AGITAÇÃO, AGRESSIVIDADE E DIFICULDADES NA LEITURA – na fase de alfabetização a criança já passou pela fase de socialização. Portanto, a dificuldade de relacionamento e agitação típica da idade deveria já estar sendo superada. “O que se nota no respirador bucal é uma dificuldade em manter a atenção e o controle, além de um ritmo mais lento na aquisição da leitura e escrita. Normalmente estas crianças ficam mais agitadas e agressivas com os colegas ou apresentam muita dificuldade de comunicação e se retraem”.
  • · UM FARDO QUE COLOCA EM RISCO A AUTO-ESTIMA INFANTIL - esta fase é importantíssima para o desenvolvimento e a história de todo aprendizado futuro. A auto–estima e a segurança perante o aprendizado estão em jogo. Como os problemas respiratórios são comuns nesta idade, este prejuízo pode marcar uma criança como uma incapacidade de aquisição e não apenas como uma dificuldade transitória que mediante tratamento pode ser ultrapassada.
  • · É IMPORTANTE PROCURAR AJUDA O MAIS CEDO POSSÍVEL – alguns adolescentes que apresentam problemas respiratórios ao longo da infância continuam sendo rotulados como alunos preguiçosos, agitados e desatentos durante toda sua vida escolar e futuramente repercutindo em sua vida adulta. Um fardo pesado, carregado por conta do desconhecimento dos pais e professores. Muitas vezes, eles subvalorizam o problema e procuram ajuda quando as dificuldades de aprendizagem já estão em fase mais adiantada e o aluno já não acredita na sua capacidade de aprendizado e controle.
  • · RESPIRADOR BUCAL E PROBLEMAS NOS DENTES – os problemas nos dentes e arcadas dentárias sempre estão presentes nos respiradores bucais e se agravam conforme a criança vai crescendo.
  • · SEMPRE É TEMPO DE PREVENIR – traga seu filho ao consultório para que possamos estar fazendo um diagnóstico e intervindo no problema o mais cedo possível, sempre prevenindo danos maiores e aumentando sua auto-estima. Crianças e adolescentes com dentes e arcadas bonitas têm maiores facilidades no convívio social.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autora

Veja mais

Rosana Souza

Cirurgiã-Dentista

 São Paulo, SP

DRA ROSANA DE SOUZA www.drarosana.com
21 ANOS DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Graduada em odontologia
Pós-Graduação em Ortopedia Funcional dos Maxilares e Ortodontia... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Leia também

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Rosana e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook