Arco Utilidade

  Artigo, 24 de Dez de 2011

O arco utilidade é um aparelho extremamente versátil, com inúmeras possibilidades clínicas.

Ë parte integrante da mecânica ortodôntica utilizada na “Ciência Bioprogressiva” de Ricketts. A palavra “Bioprogressiva” surgiu da união do prefixo “Bio” - abreviação de Biologia e se refere ao cuidado que a mecânica ortodôntica empregada tem com os processos biológicos envolvidos em um tratamento ortodôntico e “Progressiva”, por refletir a seqüência lógica e progressiva utilizada na montagem dos aparelhos e conseqüente movimentação dos dentes.

O arco utilidade é confeccionado com fio Elgiloy azul 0,016” x 0,016” da Rocky Mountain Orthodontics (RMO) em conjunto com braquetes de canaleta 0,018” x 0,030”, começou a ser utiliza- do por Ricketts no tratamento ortodôntico/ortopédico facial em 1960.

É muito versátil e com um desenho ao mesmo tempo simples e original, o arco utilidade tornou-se parte integrante do arsenal ortodôntico utilizado nos períodos das dentaduras mista e permanente.

O arco utilidade é um aparelho com inúmeras possibilidades clínicas, sendo capaz de intruir, extruir, avançar ou retrair os incisivos superiores e inferiores; manter, diminuir ou aumentar o espaço no arco inferior; além de ancorar os molares inferiores.

Fotos do artigo

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autora

Veja mais

Rosana Souza

Cirurgiã-Dentista

 São Paulo, SP

DRA ROSANA DE SOUZA www.drarosana.com
21 ANOS DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Graduada em odontologia
Pós-Graduação em Ortopedia Funcional dos Maxilares e Ortodontia... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Leia também

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Rosana e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook