Reabilitação Oral com Instalação de Impante Unitário em Região de Maxila Superior Direita

  Caso clínico, 31 de Mar de 2011

Resumo

PACIENTE: A.C.V, de quarenta e dois anos de idade, sexo feminino, portadora de Diabetes Mellitus tipo II,controlada, procurou a Odontoclínica da UNIFESO para reabilitação protética fixa na maxila direita na região do primeiro molar superior direito ausente. O planejamento proposto foi de uma reabilitação com a utilização de implante osseointegrado.

Fotos do caso

Conclusão

Atualmente, a evolução alcançada no campo da Implantodontia permite a utilização de implantes osseointegráveis e próteses sobre implantes na resolução de diferentes tipos de edentulismo de forma mais eficiente e conservadora, quando comparado ao uso de próteses convencionais. A alta taxa de previsibilidade, quando associado a um planejamento criterioso, e as inúmeras vantagens para o paciente, são alguns fatores que permitem disponibilizarmos esta modalidade terapêutica inclusive nas clínicas de graduação, contanto que o paciente apresente condições locais e sistêmicas favoráveis e aja um acompanhamento rigoroso do caso por profissionais experientes e devidamente qualificados. O objetivo deste trabalho é relatar um caso clínico onde a instalação de um implante osseointegrável foi o tratamento eleito para o edentulismo unitário maxilar posterior (região do elemento 16) de uma paciente da clínica de graduação da Faculdade de Odontologia do UNIFESO, com indicação prévia para realização de prótese fixa convencional. O uso do implante osseointegrável neste caso representou a opção mais conservadora e econômica, evitando o desgaste desnecessário de dentes adjacentes ao espaço protético para a substituição do elemento perdido, exigir um menor número de consultas, além de permitir neste caso em particular melhores condições de higienização e manutenção em relação a uma prótese fixa suportada por dentes, sendo um procedimento que pode ser agregado de forma segura e definitiva.

Referências

SILVA, MICHELLE GOMES DA (*), TEIXEIRA, PRISCYLLA FERNANDES (*), OLIVEIRA, KÊNIA FIOREZZE(*), PEREIRA PAULO SÉRGIO COPLE (**), (*) Acadêmica do curso de graduação em Odontologia da FESO (**) Professor da disciplina de Implantodontia do Unifeso

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autora

Veja mais

Dra. Michelle Gomes

Periodontista

 Teresópolis, RJ

Formada em 2009 tenho especialização em Periodontia, e pretendo focar em cirurgias plástica periodontal..

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dra. Michelle e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook