Modelagem Apical

  Caso clínico, 06 de Abr de 2011

Resumo

  Paciente apresentou-se com elemento 11 contendo  retentor intra-radicular insatisfatório sobre tratamento endodôntico na mesma condição. Ao exame radiográfico pôde ser diagnosticada lesão periapical. Foi proposta e executada a remoção da coroa metalocerâmica e núcleo metálico fundido seguido de retratamento endodôntico cumprindo-se os princípios da terapia desde a cirurgia de acesso à obturação. Para tanto, optou-se pela técnica de moldagem prévia do cone de guta-percha empregando calor como uma variação da técnica de condensação lateral. pela dificuldade de travamento que o conduto apresentou por sua amplitude, além da preocupação pelo vedamento do terço apical. 

Fotos do caso

Conclusão

Ao final, obteve-se sucesso endodôntico por meio de um selamento hermético, um travamento ideal utilizando a moldagem apical em um conduto amplos impedindo infiltração apical e permitindo uma visão tridimensional dos canais radiculares. A técnica é de simples execução, não necessitando de instrumental específico, porém requer habilidade clínica e conhecimento.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autora

Veja mais

Dra. Mariana Querim

Cirurgiã-Dentista

 ,

Em minha filosofia de trabalho possuo uma visão preventiva de saúde, desenvolvendo-a com alta produtividade, qualidade e resolutividade. Atuo em diferentes níveis de... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Leia também

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dra. Mariana e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook