Cone Beam –A Relevância para o Diagnóstico em Ortodontia

  Caso clínico, 31 de Jan de 2011

Resumo

Resumo

A determinação da posição correta dos dentes inclusos/impactados é de suma relevância na definição da melhor forma de tratamento, bem como do prognóstico do caso a ser tratado. Sendo assim apresentamos o estudo de um caso clínico de paciente do gênero feminino, com 10 anos e 9 meses, onde verificamos o dente 11 incluso/ impactado. No exame por tomografia computadorizada volumétrica por feixe cônico (cone beam) constatou-se que o dente em questão estava inclinado com a coroa por vestibular e a raiz por palatino, acompanhando o rebordo ósseo, cabendo ainda ressaltar que a raiz deste dente estava em íntimo contato com as raízes dos dentes 12, 13, e 14. Assim devido a precisa localização evidenciada por meio do cone beam, que demonstrou o grau de dificuldade que seria a movimentaçãoortodôntica, optou-se pela remoção cirúrgica do incisivo central superior (incluso/impactado) com recuperação do espaço perdido na região para este dente e manutenção do mesmo para posterior reabilitação protética.

Werneck EC*, Mattos FS, Dias CSS, Souza EL, Sobreiro Y

Fotos do caso

Conclusão

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A realização da tomografia computadorizada é uma ferramenta importante para a definição do plano de tratamento adequado em pacientes com dentes inclusos/retidos, ou, com erupção ectópica3. No caso apresentado, verificou-se que este exame foi fundamental para a decisão da exodontia do elemento 11 evitando assim, alternativa de tratamento que poderia prejudicar as estruturas adjacentes ao dente e risco de resposta desfavorável ao tratamento.

Referências

1.Werneck EC. Diagnóstico baseado em evidências.Cruzeiro: IEPC; 2009. 2.Ericson S, Kurol J. Resorption of incisors after ectopic eruption of maxillary canines: a CT stdy. Angle Orthod. 2000; 70(6):415-23.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autora

Veja mais

Dra. Cláudia Sales

Ortodontista

 Itajubá, MG

Graduada em odontologia pela UNINCOR em 2007
Especialização em Ortodontia pelo IEPC.
Curso de Aperfeiçoamento em Ortodontia Preventiva e Interceptora no IEPC
Curso de... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dra. Cláudia e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook