Um Cuidado Clínico na Odontologia: Da Boca ao Ser Humano

  Artigo, 20 de Dez de 2011

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ..........................................................................................................02

1 - REVISÃO DE LITERATURA................................................................................06

2 - METODOLOGIA...................................................................................................11

2.1 - Método Quantitativo............................................................................11

2.2 - Método Qualitativo...............................................................................12

3 - DISCUSSÃO........................................................................................................15

3.1 - O biológico........................................................................................16

3.2 - A subjetividade.................................................................................21

3.3 - A Ética...............................................................................................23

3.4 - A relação profissional de saúde-paciente.....................................26

3.5. - A formação do profissional de saúde...........................................30

4 - CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................36

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO.........................................................................37

INTRODUÇÃO

É comum, durante ou ao final de um tratamento para o restabelecimento da saúde do paciente, da função do sistema estomatognático, da estética dentária ou mesmo para diagnóstico de uma doença seguindo somente os conceitos científicos que envolvem a técnica e usando equipamentos de última geração, nos depararmos com o insucesso ou com a impossibilidade de realização do planejamento proposto, por questões que fogem à compreensão objetiva do profissional.

Podemos observar na prática diária diversas situações em que o medo, receio, dúvida ou temor frente aos procedimentos odontológicos apontam para além dos pressupostos teóricos e técnicos. Apontam, muitas vezes, para a necessidade de cuidado e atenção, olhar e escuta do profissional, frente à singularidade do paciente.

No exercício da clínica existe um “algo mais” que está além do que nos é ensinado na formação acadêmica, modelo técnico científico, que influi diretamente no resultado do tratamento proposto. A experiência nos faz refletir sobre essas situações, onde o questionamento diante do tratamento interrompido é inevitável e fomenta a busca de respostas além das questões biológicas. Nos chama a atenção para a necessidade da compreensão do homem em sua totalidade e de seus complexos significados.

Como afirma Freire (2001), “a etiologia das doenças bucais é um processo complexo que envolve fatores sociais, psicológicos e biológicos e que, embora a grande maioria dos estudos ainda se concentre nesses últimos, tem havido, nas últimas décadas, um crescente interesse pelos determinantes psicossociais da saúde bucal”.

“Para muitas doenças gerais e bucais, que afetam as populações, o instrumental científico-tecnológico, por si só, não é suficiente para responder a alta complexidade que as envolve. Assim somos desafiados a pensar a saúde sob a ótica do desenvolvimento e da condição humana[1]” (MATOS, 2006).

Compreender a doença relacionando suas dimensões psíquica e social, antes de entendermos de forma cada vez mais especializada e detalhada, os aspectos bioquímicos e microbiológicos que a envolvem, possibilita compreender a maneira como o ser humano formula as grandes questões de sua vida, o modo peculiar como este ser se constitui como um habitante deste mundo.

Segundo o preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da Saúde (OMS): Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença.

No Brasil, as profissões da Saúde, antes de terem um compromisso com a suas especificidades, são obrigadas pelo Estado Republicano à regulamentação como tais, por serem consideradas indispensáveis para o bem-estar do cidadão, através da prática assistencial responsável e segura ao ser humano.

A regulamentação das profissões de saúde se dá através de decretos e leis somente em nível federal, envolvendo o Congresso Nacional e o Presidente da República. As profissões regulamentadas na área da Saúde no Brasil, em primeira lei do exercício são:

  • Odontologia – 1931
  • Medicina e Farmácia – 1932
  • Enfermagem - 1955
  • Nutrição - 1967
  • Veterinária - 1968
  • Fisioterapia - 1969
  • Terapia Ocupacional - 1969
  • Psicologia - 1971
  • Biomedicina - 1979
  • Biologia - 1979
  • Fonoaudiologia - 1981
  • Educação Física - 1998
  • Serviço Social - 1999
  • Agente comunitário de saúde
  • Professor de Educação Fisica - 2000
  • Psicomotricista (Reabilitação Psicomotora) – 2000

(Fonte: www.ccs.uel.br/espacoparasaude/v2ni/RPS)

Segundo essa regulamentação, antes do cirurgião-dentista, médico, enfermeiro ou fisioterapeuta, profissional da saúde, ser “especialista em alguma parte do corpo”, ele é “profissional do todo”, corpo físico, psíquico e social. O foco do antendimento passa a ser, então, para além da atenção aos sintomas localizados, também na constituição da pessoa.

Na prática das profissões, ao nível dos atendimentos em saúde, ocorre a seguinte situação: de um lado, o paciente ou doente, um ser humano, com sua história de adoecimento, sua fragilidade, sua angústia, seus significados, que pede ajuda na solução de um problema. Do outro lado, o profissional de saúde, humanista por vocação, deve considerar a doença não como uma dimensão de saúde apenas, mas principalmente uma dimensão de vida, que lida com o destino humano muito além dos pressupostos de uma prática culturalmente valorizada na subespecialização, racional e linear.

Esse encontro, profissional de saúde-paciente, deve primeiramente privilegiar a aliança terapêutica, uma interação entre duas pessoas capaz de formar um todo com características peculiares respeitando as possibilidades de cada um.

“A aliança terapêutica entre o profissional de saúde e o paciente se faz devagar, passo-a-passo. Há que ter seriedade, solidariedade, respeito, interesse, paciência e firmeza. Caminha-se no sentido de levar os pacientes a sairem do ‘mal dizer de si mesmo’ para o ‘bem dizer’ ou o ‘mal viver’ para o ‘bem viver” (CALDEIRA,2005).

Tendo como paradigma a fenomenologia, o uso do método qualitativo de pesquisa, essa monografia objetiva contribuir na identificação dos conhecimentos práticos e teóricos básicos para que o profissional cirurgião-dentista possa incrementar em seus recursos, uma atitude sensível, humanista, que valorize as emoções presentes na existencialidade dos pacientes e sua biografia (história de vida), acolhendo seu sofrimento, inclinando-lhe a escuta e o olhar no momento do ato clínico e aponte para uma perspectiva na odontologia, onde o paciente possa ser atendido de uma forma integral, contemplando seu sintoma físico e suas demandas subjetivas

Como referencial teórico para esta proposta, utilizamos o pensamento de Gilberto Safra, psicanalista brasileiro, que em seus estudos e pesquisas inclina para a problemática na clínica contemporânea, onde questões como valores pessoais, estruturação psíquica, fatores sociais e relacionais influenciam uma prática profissional, onde o processo existencial humano, muitas vezes, não é contemplado.

A nossa sociedade nem sempre se apóia em discursos regidos por um respeito e por uma responsabilidade pelo humano, o que tem implicação também na formação profissional acadêmica. A contemporaneidade está assentada em um mundo de informação e ela nos apresenta uma temporalidade cada vez mais veloz. O marco fundamental desta caminhada é o achatamento do dizer singular, em detrimento dos discursos universais, da subjetividade em detrimento do concreto, perceptível.

Movidos por esta temporalidade, estudantes da área da saúde interessam-se cada vez mais cedo por uma especialidade e nossa referência de formação profissional ganha apenas contornos de aprendizado técnico-científico, deixando de lado ritos existenciais fundamentais para a compreensão da saúde em sua totalidade e “o trabalho é percebido apenas como meio de subsistência. Aí, ambos – o aprendizado e o trabalho – perdem o sentido mais profundo da experiência humana, eles perdem o sentido da vida” (MATOS, 2007).

A abordagem Ético-Humanista na formação e no exercício do profissional de saúde passa por uma profunda crise. O mundo atravessa um momento em que a ciência dá saltos espetaculares em seu desenvolvimento sem, entretanto, ser acompanhada pelos princípios éticos e humanos, “uma vez que, no contexto capitalista, os processos de formação e de trabalho na área de saúde têm sido, cada vez mais, objetualizados, tecnificados, especializados e mercantilizados” (MATOS,2007).

1 - REVISÃO DA LITERATURA

“O ato de clinicar (clínica, do grego, Kliné, que significa cama, leito) busca sua significação nos modelos mais tradicionais das profissões de saúde, que é a busca do saber científico no ato de debruçar-se sobre o doente, observar o curso e tratar a sua enfermidade e de uma forma mais sistemática, o estudo de casos, com a valorização da observação e da escuta como instrumentos de diagnósticos. Porém, a necessidade de prevenir e tratar a doença, as reflexões sobre as condições de possibilidades de ocorrer novamente aquela patologia, questionar a estrutura do corpo e da vida humana que permitiam as condições daquele adoecer, consolidaram a medicina moderna e com ela o campo da produção científica do conhecimento e da elaboração de uma práxis, com claros reflexos na cultura contemporânea” (SCHNEIDER, 2002).

Na prática da clínica moderna, onde o cientificismo pulveriza a tentativa de compreender a pessoa e a formação técnico teórica, por excelência, se sobrepõe à atitude humanista, alguns autores assinalam para a necessidade de resgatar uma visão integradora no cuidado ao ser humano, que em momentos de fragilidade e vulnerabilidade da saúde encontra-se em uma posição de dependência e, por isso, necessita de um profissional afetado em sua humanidade para adaptar-se e favorecer o restabelecimento de sua saúde atravessada pelas questões físicas e psíquicas de sua trajetória.

Profissionais das diversas disciplinas da saúde já se inquietaram e contribuíram com produções científicas que apontam para a demanda emergente de se cuidar do adoecimento humano, por meio de uma clínica com uma concepção humanística da saúde, para além de técnica.

Zar (2008), em sua Dissertação, Do Soma ao Corpo Vivo: revisitando a clínica fisioterápica e acolhendo o corpo humano, questiona o modelo estritamente biológico e mecanicista da formação dos fisioterapeutas, sem privilegiar a subjetividade com as complexidades inerentes à condição humana presentes nas queixas físicas dos pacientes. Mostra a necessidade e vontade em compreender o homem, dentro de sua prática clínica, em sua trajetória de adoecimento e enfermidades físicas, que vai além do estudo e conhecimento do movimento humano e seu funcionamento. Cita diversos autores que também caminham nesta linha, entre eles, Marinho (2006), com o artigo Refletindo sobre a expressividade da dor e a relação terapeuta-paciente, onde possibilita uma reflexão sobre a expressão da dor como linguagem simbólica, suas implicações na relação terapêutica nos moldes atuais de atenção à saúde, que não contempla a complexidade do ser humano em seu adoecimento. Porém, é na Psicologia e na Medicina, que encontramos um campo mais fértil para a busca dos referenciais teóricos desta inquietação, onde o convite é a compreensão às manifestações mais singulares do adoecer espelhadas na experiência de vida, tanto do humano – profissional, como do humano – paciente, nesse encontro de cuidados e atenção à saúde.

Dentre as disciplinas que destacamos com esse olhar de cuidado no atendimento aos pacientes está a medicina psicossomática, um movimento, que se apóia no conhecimento científico da medicina, filosofia, sociologia e psicologia para agregar saberes à especificidade de cada profissão da saúde como o olhar, a escuta e a empatia, ferramentas de valorização e ajuda na compreensão do adoecimento humano.

Enquanto disciplina, a medicina psicossomática vem se sistematizando há mais de um século. Entre os autores internacionais que mais se destacam neste percurso podemos citar Balint (1988), que em seu livro O médico, seu paciente e a doença, nos diz:

“O médico deve dar apoio, compreensão e amor ao paciente. Em sua ânsia por obter informações o profissional pode se esquecer que é mais importante estabelecer um bom relacionamento com o paciente do que fazer um simples diagnóstico” (BALINT, 1975).

Também, McDougall (1996), com o livro Teatros de corpo: o psicossoma em psicanálise, fala da tendência dos indivíduos a somatizar toda vez que as circunstâncias internas ou externas ultrapassam os nossos modos psicológicos de resistência habituais e que as manifestações psicossomáticas são reações ao também sofrimento psicológico.

Donald Winnicott, pediatra e psicanalista inglês, propõe em diversas publicações sua teoria do amadurecimento, obra que é muito fecunda para ajudar o profissional da saúde a adentrar e conhecer o campo psicossomático. Este autor estuda a natureza humana em sua relação com o meio ambiente que facilitará, ou não, o processo de maturação para o desenvolvimento pessoal. E diz que seja qual for o fenômeno humano considerado é preciso levar em conta a pessoa total em sua existência psicossomática. Ao longo de suas elaborações, pontua as atitudes básicas como o cuidado e a empatia para que se promova a saúde e a continuidade do ser desde a mais tenra idade pela presença da mãe até a presença psicossomática do profissional para que se promova o restabelecimento de seu paciente. Assim, ele convida os profissionais da saúde a se colocarem no lugar de seus pacientes e se relacionarem de forma mais humana e pessoal para compreender fragilidades e dependências que emergem do estado de adoecimento, contribuindo para uma atitude profissional de perspectiva humanística e existencial. Entre suas publicações podemos citar A Natureza Humana (1988); O Ambiente e os Processos de Maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional (1983); A criança e seu mundo (1982).

Gilberto Safra (2004), psicólogo e psicanalista brasileiro e estudioso da teoria de Winnicott, vem abordando a questão problemática na clínica contemporânea onde o ser humano é tratado como objeto ou coisa. Ele questiona como esta atitude profissional desaloja e desenraiza o homem, levando-o muitas vezes a um adoecimento ainda maior. Aponta então para a necessária mudança de atitude clínica e de pesquisa que contemplem condições mais favoráveis ao resgate do ethos[2] (morada) humano.

Em 1992, Mello Filho e colaboradores, um dos expoentes do movimento psicossomático no Brasil, lança o livro, PSICOSSOMÁTICA HOJE, um verdadeiro ensaio da psicossomática e do adoecimento humano e a relação profissional de saúde-paciente com aspectos psicológicos de cada especialidade médica.

Em 2001, Caldeira e Martins, na mesma linha de Mello Filho, lançam o livro Psicossomática – Teoria e Prática na busca de um caminho pela prática de uma saúde mais humana e digna e a retomada de uma visão integradora na dialética do binômio saúde/doença.

Em 2005, o médico e Professor titular da disciplina de Psicologia Médica da Fundação Educacional Serra dos Órgãos, Rio de Janeiro, Eugenio Paes Campos, lança o livro Quem cuida do cuidador, obra que analisa a experiência de uma equipe de saúde, cujo funcionamento permitiu exercer o cuidado de seus próprios membros e lança essa pergunta a todos os profissionais de saúde, enquanto cuidadores. O autor sugere que os profissionais exercitem uma forma de se relacionar que lhes permita construir e vivenciar um ambiente de apoio, de sustentação ou de suporte e assim possam enfrentar e superar as tensões da prática profissional, relacionando-se uns com os outros.

Na Odontologia são dignos de registro os trabalhos de Nilson Denari (2005) no livro Boca Espelho da Alma e a dissertação de mestrado de Eva Denari (2004) Sofrimento e Adaptação: aspectos sociais e psico- afetivos de pacientes com doença periodontal crônica.

Mariângela Matos (2006), cirurgiã-dentista, professora da Universidade Federal da Bahia, em seu artigo Saúde bucal e qualidade de vida cita o relatório Lalonde, cujos pressupostos serviram de base para o desenvolvimento de vários modelos de estudo. O conhecido esquema quadridimensional de Lalonde, inclui o estilo de vida junto com a biologia humana, o ambiente e os serviços de saúde, como os quatro determinantes do nível de saúde do povo canadense. Com base no estudo que fundamentou o esquema, realizado nos anos 70, chegou-se à conclusão que a melhoria dos níveis de saúde no Canadá, dependeriam daí para adiante, muito mais de ações sobre estilo de vida, meio ambiente e de novos conhecimentos sobre biologia humana, do que da melhoria e expansão da rede de hospitais e outros serviços de saúde.

Vasconcelos e colaboradores (1998), ao revisarem a literatura sobre o papel do estresse na etiopatogenia da doença periodontal, afirmam que a relação entre doenças infecciosas e estresse encontra na literatura conhecimento suficiente para pensarmos numa ação modificadora desse estado no curso das periodontopatias. Admitem que alguns estudos em animais demonstraram uma diminuição nas respostas do hospedeiro a desafios infecciosos frente a estímulos estressantes, e que os hormônios corticotrópicos possuem um papel importante nesse processo. Entretanto, concluem que embora os fatores psicossociais possam vir a apresentar papel relevante na periodontia, estudos com maior poder de gerar evidências ainda são necessários, a fim de esclarecer de forma definitiva a relação entre estresse e as doenças periodontais.

Para Wolf (1998), no campo da saúde bucal, atributos como beleza, integridade facial e ausência de dentes delimitam o campo no qual se produz a avaliação e a auto-estima. A boa aparência é elemento facilitador para as trocas sociais. Assim, a inibição do sorriso, relatada por pacientes adultos que perdem os seus dentes, desconstrói a postura desejável socialmente, diminui a auto-estima, impede a demonstração da alegria e do acolhimento e prejudica o convívio social. Além disso, a perda dos dentes exerce uma influência negativa na vida afetiva e sexual das pessoas.

Gonçalves, professor titular da UNILAVRAS-MG, em 2005, fez um relato em um artigo publicado na Revista da Associação Brasileira de Odontologia, Minas Gerais, (ABO-MG), a respeito da etiologia da cárie dentária e a interferência de fatores extra-bucais na origem e desenvolvimento dessa doença. Para Gonçalves, o desequilíbrio dos processos psicossomático-ambientais de um indivíduo, com suas dimensões sociais, políticas, econômicas e culturais levam às alterações comportamentais e à quebra da homeostase das complexas interações intrabucais, causando uma perda mineral à estrutura dental”.

Em 1980, o cirurgião-dentista e professor da universidade Federal de Minas Gerais, Luiz Vianna, em seu livro Medicina Psicossomática em Odontologia, faz um histórico caminhar da odontologia e ao mesmo tempo uma crítica à especialização, como visão tecnicista, organicista e fragmentada da profissão:

“Nunca se fez tanta pesquisa, nunca se foi tão a fundo no desenvolvimento de técnicas para o aperfeiçoamento profissional. Nunca se formou tantos especialistas, tão especializados em estudar e compreender o sistema estomatognático, suas funções, disfunções e doenças... Um ganho inquestionável no detalhamento e qualificação dos serviços profissionais, mas uma perda importante para aqueles que têm feito inúmeros esforços no sentido de transformar a visão tecnicista, organicista e fragmentada da profissão, como se os órgãos e o psique pudessem existir separadamente, prescindindo do organismo como um todo.” (VIANNA, 1980).

2 - METODOLOGIA

“O conhecimento científico surge dos diferentes modos de produção do conhecimento e do uso que se faz dele. O progresso científico está atrelado a circulação e ao uso efetivo das idéias, já que a informação constitui a um só tempo insumo e produto de toda atividade científica.

Escrever é uma decorrência natural do estudo e da pesquisa e requer metodologias relacionadas à elaboração e apresentação dos processos organizacionais e técnicos.

Os trabalhos acadêmicos, são documentos que apresentam o resultado formal de um estudo ou investigação científica. São elaborados observando os mesmos princípios, porém diferem quanto à natureza e aos objetivos” (DURÃES, 2005).

Para Chauí (1995), toda modificação que se processa nos corpos, define o fenômeno, que podem ser fenômenos da natureza, objeto de estudo da pesquisa quantitativa, e fenômenos humanos, objeto de estudo da pesquisa qualitativa.

Segundo Turato (2003), muita confusão se faz na abordagem teórica e no uso prático em empreendimentos de investigação científica nas Universidades, principalmente nas áreas de saúde, com relação aos métodos quantitativos e qualitativos de pesquisa. Porém, segundo Minayo e Sanches (1993), nenhum dos dois é bom no sentido de ser suficiente para a compreensão completa da realidade observada.

O método deve ser mais amplo do que qualificar ou quantificar o objeto de estudo. Nele está explicito uma perspectiva sobre o mundo e o homem, de um determinado paradigma.

2.1 - Método Quantitativo

Desde Aristóteles (384-322 a.C.) o desenvolvimento científico acontece graças à observação “controlada”, que é a experimentação, “onde o cientista interfere no curso de um fenômeno, modificando as condições de seu aparecimento e desenvolvimento, a fim de encontrar invariantes e constantes que definem o objeto como tal” (CHAUÍ, 1995).

Podemos dizer que o início do método quantitativo se deu com o próprio surgimento da ciência moderna ou ciências da natureza. Galileu, no século XVII, confere autonomia à ciência, delimitando qual o seu objeto (coisas da natureza), objetivo e método distinguindo-a da filosofia e religião. A partir de então, a ciência deixa de ser um tipo de observação (ingênua) e “passa a apanhar dados para descobrir suas relações matemáticas e formular leis admitidas como corretas” (TURATO, 2003), fica contida em limites precisos, limitando-se a captar as características pertencentes às coisas estudadas, supostamente mais estáveis, não se ocupando da subjetividade do pesquisador.

2.2 - Método Qualitativo

A história dos métodos qualitativos ou compreensivo-interpretativos, mais recente, tem pouco mais de um século, surge com a idéia de se contrapor às Ciências da Natureza.

“Contudo, o Homem ocupou-se, na realidade, desde muito remotamente, em compreender o próprio Homem, tendo-o como objeto de investigação, sendo que já por muitos séculos essa abordagem circunscrevia-se ao campo da Filosofia” (TURATO, 2003).

Trabalhar qualitativamente implica, por definição, entender/ interpretar os sentidos e as significações que uma pessoa dá aos fenômenos em foco, por meio de técnicas de observação ampla e entrevistas de profundidade, em que são valorizados o contato pessoal e os elementos do ambiente natural daquele sujeito.

O filósofo e historiador alemão Wilhelm Dilthey (1833-1911) um representante da oposição à corrente positivista[3] se destacou entre aqueles que insistiam nas grandes diferenças existentes entre Homem e Natureza sob o aspecto de objetos de estudo. Dilthey considerava a compreensão dos fenômenos humanos como possível somente por meio da denominada experiência vivida. O tema central desse pensador passou a ser “explicar a natureza, mas compreender o homem[4]”.

TURATO (2003) ainda aponta que, embora haja uma vasta literatura sobre metodologia qualitativa aplicada em várias áreas como na sociologia, antropologia, educação ou enfermagem (citando as que mais se destacam na utilização deste método genérico) e na área de saúde em particular, ainda é tímido o uso dos conceitos psicanalíticos e filosóficos, já que é raro encontrarmos uma bibliografia com um significativo referencial e pondera que, para poder optar por este modo de trabalhar com pesquisa qualitativa em saúde, não é necessário obviamente ser um filósofo e um psicanalista de graduação, bastará ser um intelectual sensível ao convite da filosofia e da psicanálise para conhecer o que de simples e básico oferecem como instrumento de trabalho humanístico de pesquisa.

Tratando-se do uso do método qualitativo aplicado em settings de saúde, é imprescindível ao investigador, acolher, numa atitude clínica, e valorizar a existência das angústias[5] e ansiedades da pessoa em estudo. E são também as próprias angústias e ansiedades do pesquisador que igualmente o movem para querer entender as leis das manifestações humanas.

É a história de cada pesquisador que aponta sua busca e sua preocupação de como lidar com os problemas relativos à saúde e à doença e suas correlações com fatores sociais e psicológicos de seus pacientes. Assim, teremos a partir daí, consequentemente, o apoio paradigmático da futura pesquisa.

TURATO (2003) também nos oferece, com muito esclarecimento, o momento das buscas, na área médica, para abordar e definir a influência das subjetividades e da relação terapêutica, com seus sentidos e significados, que atuam no processo de adoecimento e cura.

Ele nos coloca e relembra a importância do médico e psicanalista inglês Balint, personagem inesquecível da psicologia médica, que com sua sensibilidade validou a importância e a influência daqueles que se ocupam em cuidar de uma das coisas mais importantes da vida – a saúde.

3 - DISCUSSÃO

O ser humano, ao mesmo tempo em que deve ser entendido como um corpo vivo sob o olhar da fisiologia, como formado por um conjunto de órgãos, tecidos e células estruturado e dinamizado por várias funções orgânicas, motoras e sensoriais funcionando em perfeita harmonia com um estado dinâmico de saúde, dever ser visto também como o alojamento de toda uma função psíquica que acolhe os sentidos e significados que demanda para conquistar saúde.

“A saúde quer dizer maturidade – maturidade apropriada à idade. Se ignorarmos certas doenças acidentais isso é obviamente válido no tocante ao corpo, e em questões de psicologia não existem razões, praticamente, para que a saúde e maturidade não signifiquem a mesma coisa. Por outras palavras, no desenvolvimento emocional de um ser humano, se não houver entraves ou desvios no processo evolutivo, há saúde” (WINNICOTT, 1982).

Segundo Dias (2003), o processo de desenvolvimento e amadurecimento físico e psíquico envolve etapas que, ao longo da vida, passam desde uma “dependência absoluta”, que é a fase do bebê, por um período de “dependência relativa”, até a adolescência, chega às etapas que estão no rumo da “independência”, até chegar à independência relativa, que é o estado em que o indivíduo saudável se mantém regularmente ao longo da vida. Todo este processo está sempre na dependência da relação com outro ser humano.

Dizemos que em um indivíduo saudável acontece, tal como no desenvolvimento do corpo, o desenvolvimento da sua personalidade e sua capacidade de relação com outros humanos.

Mesmo que haja uma distinção entre crescimento do corpo, que depende da genética, e desenvolvimento psíquico, “experiência do viver facilitada pelo ambiente”, segundo WINNICOTT (1988), seja qual for o fenômeno humano que esteja sendo considerado é preciso levar em conta a pessoa total e que embora haja diferenças entre funções corpóreas e psíquicas, elas são, pela própria natureza e devido à tendência à integração, intimamente interligadas. “A existência humana é essencialmente psicossomática” (WINNICOTT, 1988).

A seguir para efeito didático somente, serão abordados alguns fatores relacionados ao desenvolvimento e funcionamento humano separando corpo biológico e corpo psíquico, quando se falará sobre subjetividade.

3.1 - O biológico

O corpo humano, sob o ponto de vista da fisiologia, é bastante complexo. É constituído por diversas partes e funções interrelacionadas, sendo que cada sistema, cada órgão é responsável por uma ou mais atividades.

Dos sistemas que fazem parte do corpo humano, três merecerão a nossa atenção, por fazerem a conexão entre as desordens orgânicas e as influências significativas dos estados emocionais e condições ambientais, além de regular, ajustar e elaborar respostas de adaptação a estes estímulos – o sistema nervoso e sua interação com o sistema endócrino e imunológico.

(...)” toda e qualquer função do organismo animal (...)é gerada, regulada ou pelo menos modulada pelo sistema nervoso. Os estudiosos dos sistemas cardiovascular, respiratório, digestivo, imunológico, endócrino e renal sempre tiveram de investigar sua regulação nervosa para compreendê-los, tornando difícil delimitar corretamente a extensão das pesquisas primariamente relativas ao sistema nervoso” (TIMO-IARIA, 2008).

Muitas funções, principalmente as motoras e sensoriais e suas respectivas regiões cerebrais já são há muito tempo estudadas e conhecidas pela Neurociência, “um ramo da ciência que se dedica à anatomia, fisiologia, bioquímica e biologia molecular do sistema nervoso, especialmente no tangente aos aspectos comportamentais e cognitivos” (PÓVOA, 2005).

Reflexões sobre a visão atual da saúde e do adoecer, bem como os mistérios da consciência, da emoção e dos sentimentos humanos, passam a receber importantes contribuições, através dos estudos realizados por essa especialidade.

O sistema nervoso se divide em sistema nervoso central (SNC), formado pelo encéfalo[6] e medula espinhal e o sistema nervoso periférico (SNP), formado pelos nervos cranianos e raquidianos, que enviam as informações de estímulos internos e externos ao cérebro e à medula espinhal, respectivamente, permitindo que o organismo reaja.

No encéfalo, logo abaixo da córtex cerebral, o sistema límbico[7][8], uma borda em torno do tronco encefálico, tem como função o comando de certos comportamentos necessários à sobrevivência dos mamíferos, e de criar e modular funções mais específicas, as quais permitem ao animal distinguir entre o que lhe agrada ou desagrada. “Ele é responsável pela interpretação subjetiva das emoções, assim como o hipotálamo permite a expressão das mesmas” (PÓVOA, 2005).

Emoções e sentimentos, como ira, pavor, paixão, amor, ódio, alegria e tristeza são criações mamíferas, originadas no sistema límbico. Este sistema é também responsável por alguns aspectos da identidade pessoal e por importantes funções ligadas à memória recente (hipocampo) e à homeostase corporal (hipotálamo). “É também o hipotálamo o principal responsável na ligação entre o sistema nervoso e o endócrino, através de um controle sobre a hipófise, atuando na ativação de diversas glândulas endócrinas”. (in: www.afh.bio.br)

Fonte: www.afh.bio.br

Há uma variedade de evidências também para o relacionamento recíproco entre o SNC e vários componentes do sistema imunológico, justificando o agravamento e/ou desencadeamento de uma série de doenças físicas por razões emocionais.

(...) “faz muito sentido que esses dois sistemas sejam fortemente integrados, pois ambos são responsáveis pelo relacionamento do organismo com o mundo externo, ambos avaliam se os elementos da realidade externa à pessoa são inócuos ou perigosos, ambos servem à defesa e adaptação, ambos possuem memória e aprendem pela experiência, ambos contribuem para o equilíbrio do ser no mundo e consigo próprio” (BALLONE, 2001).

Entre 1970 e 1990 foram muito expressivos os experimentos de laboratório que tentavam comprovar essa relação. Nesses experimentos, feitos por Jankovick, em 1973, chegou-se a constatar o despovoamento celular do timo em ratos, através da indução de lesões no hipotálamo e Korneva e Khai, em 1990, demonstraram que lesões destrutivas no hipotálamo dorsal levavam à supressão da resposta de anticorpos. “Isso sugere que o hipotálamo é uma espécie de base de integração entre os sistemas nervoso e imunológico” (MELLO FILHO e cols. 1992).

A reciprocidade entre os sistemas nervoso, imunológico e endócrino estimula o desenvolvimento de uma nova e interessante área médica: a neuro-imuno-endocrinologia.

Os tópicos de estudo da neuro-imuno-endocrinologia seriam as perturbações de um sistema que se refletem no outro e vice-versa.

“A resposta ao estresse dá-se através da ação integrada dos sistemas nervoso, endócrino e imune, num processo de alteração e recuperação da homeostasia. Quando a reação da adaptação ao estresse não é adequada ou suficiente, aparece a doença, mediada por alterações no funcionamento daqueles sistemas.

Inversamente, tem sido observado que a atividade imunológica promove alterações sobre a atividade elétrica cortico-cerebral” (MELLO FILHO e cols. 1992).

O estresse pode ser de origem física, psicológica ou social e primeiramente foi estudado pelo pesquisador canadense, Hans Selye, em 1936, e pode ser definido como “um conjunto de reações fisiológicas, as quais, sendo exageradas em intensidade e duração, acabam por causar desequilíbrio no organismo, frequentemente com efeitos danosos” (BALLONE, 2002).

O hipotálamo, por meio de neurormônios (dopamina e norepinefrina, fator liberador da corticotrofina – CRF e outros), estimula a hipófise a aumentar a liberação do hormônio adenocorticotrófico (ACTH), que, por sua vez, induz o aumento de liberação dos hormônios da glândula supra-renal (corticosteróides – cortisona e catecolaminas – adrenalina e noradrenalina), elementos fundamentais da resposta ao estresse.

Os hormônios corticosteróides elevam seus níveis toda vez em que os mecanismos de adaptação do organismo ao estresse se acham baixos, o que ocorre em pessoas deprimidas. Quando os mecanismos de adaptação estão adequados os níveis não são muito elevados.

O sistema imune pode ser dividido em central (centro de diferenciação dos linfócitos, células mais importantes do sistema imunológico), que é composto pelo timo e pela medula óssea e periférico, representado pelos gânglios linfáticos, pelo baço e por estruturas linfóides diversas espalhadas pelo organismo.

As células que sofrem maturação no timo, órgão glandular localizado no mediastino[9], são chamadas de linfócitos T e as que se diferenciam na medula óssea são chamados de linfócitos B (de bonemarrow).

“Os linfócitos T podem ainda ser separados em subpopulações. As mais importantes são as constituídas pelos linfócitos T auxiliares, que desempenham papel prioritário por estimular diversos grupos celulares e pela indução da formação dos linfócitos T supressores, que controlam a expansão da resposta imune” (MELLO FILHO e cols, 1992).

Há dois tipos de resposta imune – uma inata, menos específica, feita por células brancas do sangue, os leucócitos (monócitos, macrófagos e neutrófilos), que compreendem uma linha de defesa contra invasores e outra adaptativa, mais específica, que conta com os linfócitos B e linfócitos T, que entre muitas funções interagem com os linfócitos B na produção de anticorpos e os auxiliam (linfócitos T auxiliares) na divisão e diferenciação celular, além de controlar a expansão da resposta imune (linfócitos T supressores).

“Os níveis aumentados de corticoesteróides influenciam o sistema imune inibindo a resposta inflamatória, dirigindo-se fundamentalmente ao braço celular e neste, afetando essencialmente a função das células T auxiliares, mantêm intactas as das células T supressoras” (MELLO FILHO e cols, 1992).

Uma pessoa em alto nível de estresse, em intensidade e/ou duração, tem a produção de anticorpos e resposta aos agressores comprometida tornando seu organismo sensível aos desequilíbrios internos e/ou ambientais.

As catecolaminas (adrenalina e noradrenalina) também desempenham um papel importante na reação imunológica, seja por reação fisiológica, contraindo o baço, seja por estímulo celular através de receptores específicos (adrenérgicos) na membrana celular, inibindo as respostas de anticorpos.

O sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas, entre elas o hipotálamo, a hipófise, a supra renal, as gônadas, o pâncreas, a tireóide, espalhadas por todo o corpo que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios.

Várias são as experiências que confirmam as interações entre os sistemas nervoso, endócrino e imunológico para explicar as respostas do organismo frente às agressões sofridas, sejam elas de ordem infecciosa (invasores) e psicossociais (estresse) às quais as pessoas estão submetidas.

“Schleifer (1983) acompanhou 15 homens que haviam recentemente perdido suas mulheres por câncer de mama. Este grupo foi avaliado regularmente quanto à capacidade de resposta de seus linfócitos T durante até 14 meses. O autor observou uma resposta diminuída destas células no início do trabalho, com aparente recuperação à medida que o acompanhamento prosseguia” (MELLO FILHO e cols, 1992).

Em 1985, Guillemim produz o primeiro trabalho sobre o hipotálamo e a evidência direta da modulação neurológica da imunidade. Os neurônios do hipotálamo disparam de maneira sequencial depois da administração de um antígeno (corpo estranho) ao organismo. E o eixo hipotálamo-hipófise-supra renal se ativa por esse antígeno e por toxinas elaboradas por células da resposta imune, num estado semelhante ao estresse.

Estudos mostram que estresse e imunidade baixa estão intimamente ligados. Situações como luto, perdas, pressões, doenças depressivas podem provocar um estado de imunossupressão abrindo as portas do organismo para o adoecimento ou, quando a doença já instalada, para o agravamento da mesma.

3.1 - A subjetividade

Como já foi dito, o corpo humano sob o ponto de vista da função psíquica deve ser visto como o alojamento dos sentidos e significados da vida para gerar e conquistar saúde.

O ser humano, pelo olhar da psicologia, precisa morar, estar e constituir-se como um habitante no mundo humano. Sua singularização assenta-se na situação originária que o concebe a partir de um corpo psíquico, que é o lugar da vida, que o influenciará, muitas vezes, de forma inconsciente, o modo como enxergará esse mundo.

A criança recém-nascida, em função do seu desenvolvimento físico e emocional e a sua interação com o meio ambiente, verá os registros de suas primeiras sensações e percepções, na relação com o mundo ‘tomando corpo’, isto é, vai estruturando-se e constituindo a representação psíquica que ela inicialmente e depois o adulto terá de si mesma, formando sua primeira identidade.

“Segundo Winnicott, o desenvolvimento físico e emocional de uma pessoa dependerá da qualidade do encontro inicial mãe-bebê, para compreender aspectos importantes da corporeidade na constituição de si” (ZAR, 2008).

Nos primeiros momentos da vida registramos um código pessoal e particular de significação, uma identidade do próprio corpo, que chamamos de subjetivo. Lá, no nosso imaginário, neste cenário privado os outros só entram se assim o consentirmos, dentro de uma rigorosa observação. É a subjetividade que nos possibilita representar, compreender, fazer-se compreender. E o homem a conquista de maneira muito peculiar e singular; faz isso por meio de seus registros estéticos[10] no início de seu desenvolvimento provido pelo ambiente e pela mãe (ou substituto) e depois utilizando os símbolos e a linguagem, passando pela cultura em um longo processo de amadurecimento.

Winnicott (1983), em sua teoria do desenvolvimento emocional, abre uma perspectiva para o alojamento da psique em um corpo que proporcionará a conquista da subjetividade no seu processo de amadurecimento.

“Diferente do que pode ser entendido pela anatomia e biologia, Winnicott definiu CORPO VIVO como sendo o bom resultado da conquista do alojamento da psique no corpo que proporcionará, futuramente, um sentimento de ser um EU” (ZAR, 2008).

Alojar uma psique significa acolher sentidos e significados que o corpo de um homem demanda para conquistar vida e saúde. É dar lugar às inquietudes da busca do seu “EU”, à necessidade do homem de constituir o conhecimento a respeito de si próprio. É comungar experiência vivida com apresentação física, mais, “ser na aparência o que se é na existência” (FREITAS, 1981).

“É preciso ser, para então relacionar-se” (SAFRA, 2004). É imprescindível ao homem se ele caminha o suficiente em suas questões existenciais para que as questões fundamentais do seu destino possam lhe ser reveladas. Só assim, poderá reconhecer-se na história do outro. “Sua singularidade precisa ter-lhe aberto para a alteridade[11] do Outro e para a visão do destino humano” (SAFRA, 2004).

O homem não pode realizar a plenitude de sua vida trancado dentro de si. Ele só se realiza em comunidade com outras pessoas. Para Eksterman (2005), “pessoa” não é um fato do mundo concreto, mas uma experiência revelada somente na interação humana.

Como exposto por Simão (2001), a ciência objetiva, lida com o corpo que temos; corpo que se movimenta, objeto de julgamento e valorização; corpo mensurável, comparável, de competição. A subjetiva lida com o corpo que somos; é o nosso vivido. Corpo carnal que não é apenas um instrumento, mas também um lugar. Lugar pelo qual o mundo atinge um mistério; aquilo que cada um de nós é. Não é um corpo que pede prótese, mas que pede significação e sentido, lugar do desejo.

As pessoas se reconhecem pela contínua modelação do desejo que se expressa nos sonhos, nas fantasias e se relaciona pelos símbolos, pela linguagem. As leis da cultura, onde o indivíduo se insere, são designadas pela ordem simbólica.

“Para Lévi-Strauss, ‘toda cultura pode ser considerada como um conjunto de sistemas simbólicos, no topo dos quais se situam a linguagem, as regras matrimoniais, as relações econômicas, a arte, a ciência e a religião” (SIMÃO, 2001).

O indivíduo, como produto da natureza, precisa, para inserir-se na cultura, construir uma identidade capaz de uma convivência humana, construir um entendimento a respeito da liberdade, da amizade e da solidariedade como atitude de valorização da presença do outro. Precisa, enfim, construir uma “consciência moral”, um desejo de realizar a vida com atributos éticos mantendo com os outros relações boas, justas e aceitáveis.

(...) não somos bons, nem maus. Somos produtos da Natureza. (...) Com um pouco de sorte, somos, algumas vezes, belas tentativas de compromisso com a vida, com a cultura e com a sociedade” (EKSTERMAN, 2005).

3.3 - A Ética

“A palavra Ética é originada do grego ethos, (modo de ser, caráter) através do latim mos (ou no plural mores) (costumes, de onde se derivou a palavra moral). Em Filosofia, Ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo - sociedade.”

Fonte:Cornell University of Law School

A Ética se ocupa e pretende a perfeição das pessoas mediante os valores humanos, que são os valores morais. É uma característica inerente a toda ação humana, um elemento vital na produção da realidade social. Ela tem como objetivo e especificidade facilitar a realização das pessoas na relação com o outro humano.

O homem é um ser-no-mundo, que só realiza a sua existência no encontro com outros homens. “O que faz a vida ser ‘humana’ é o fato de transcorrer em companhia de seres humanos.” (SAVATER, 2005). Nessa convivência, naturalmente, vão existir regras, princípios e valores que orientam e limitam a coexistência.

Todo homem possui um senso ético, uma espécie de “consciência moral”, estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.

Valores éticos são inseparáveis da vida cultural, uma vez que estes definem para seus membros os valores positivos e negativos que devem respeitar ou detestar.

Quando se fala em Ética experimentamos algo ou algum valor que sai de um indivíduo para outro em um contexto cultural. “Ética é um juízo que enuncia obrigação e avalia intenções e ações segundo o critério do correto e do incorreto” (CHAUÍ, 1983).

“Diferentes formações sociais e culturais instituíram conjuntos de valores éticos como padrões de conduta(...), de comportamentos sociais que pudessem garantir a integridade física e psíquica de seus membros e a conservação do grupo social” (CHAUÍ, 1983).

Moore (1975) diz:

“Ética é uma palavra de origem grega, com duas origens possíveis. A primeira é a palavra grega éthos, com ‘e’ curto, que pode ser traduzida por costume, a segunda também se escreve éthos, porém com ‘e’ longo, que significa propriedade do caráter. A primeira é a que serviu de base para a tradução latina Moral, enquanto que a segunda é a que, de alguma forma, orienta a utilização atual que damos à palavra Ética.

Ética é a investigação geral sobre aquilo que é bom“ (MOORE, 1975).

Ética e Moral, muitas vezes, se confundem e às vezes, são usadas como sinônimas. Por isso, vale a conceituação de ambas. Para Tavares(2006) citando Boff,

“a Ética é parte da filosofia. Considera concepções de fundo acerca da vida, do universo, do ser humano e de seu destino, estatui princípios e valores que orientam pessoas e sociedades. Uma pessoa é ética quando se orienta por princípios e convicções. Já a moral, é algo que vem da sociedade, dos costumes, da cultura.(...) a moral é parte da vida concreta. Trata-se da prática real das pessoas que se expressam por costumes, hábitos e valores culturalmente estabelecidos. Uma pessoa é moral quando age em conformidade com os costumes e valores consagrados. Estes podem, eventualmente, ser questionados pela ética” (TAVARES, apud BOFF, 2006).

Na definição de Rios(1995), “enquanto a moral é o conjunto de princípios que norteiam a ação dos homens, chama-se ética à reflexão crítica sobre esses princípios.” A ética, portanto, seria a discussão teórica, aquilo que explica, investiga e questiona a obrigação, os hábitos e costumes de uma sociedade. A atitude ética é sempre livre, pessoal e consciente, assumida por uma convicção interior e não por uma decisão mecânica, externa e impessoal. Porém, como a ética é do comportamento humano é importante levarmos em conta seus aspectos mais internos, singulares e subjetivos. Vásquez (2007) relaciona a ética com outras ciências, como a psicologia e a sociologia, em seu estudo reflexivo sobre as relações e comportamento dos homens em sociedade, com a finalidade de proporcionar dados e conclusões para esclarecer o tipo peculiar do comportamento moral:

“Seus atos são morais somente se considerados nas suas relações com os outros; contudo, sempre apresentam um aspecto subjetivo, interno, psíquico, constituído de motivos, impulsos, atividade da consciência que se propõe fins, seleciona meios, escolhe entre diversas alternativas, formula juízos de aprovação ou de desaprovação, etc.; neste aspecto psíquico, subjetivo, inclui-se também a atividade subconsciente.(...) a atividade moral é sempre vivida interna ou intimamente pelo sujeito em um processo subjetivo para cuja elucidação contribui muitíssimo a psicologia” (VÁSQUEZ, 2007).

No exercício das profissões, especificamente da área da saúde, a prática deve ser pautada na ética, visando possibilitar a vida humana plena e saudável, diminuir o sofrimento e coerência com os compromissos assumidos diante do outro. Contudo, passamos por um momento nos tempos atuais em que a ciência e a tecnologia sofrem avanços numa dinâmica surpreendente e a universalização dos discursos não dá lugar para o dizer singular, do gesto, da corporeidade e da subjetividade humana. “Surge um mundo nem sempre regido por um respeito e por uma responsabilidade pelo humano” SAFRA (2004) e, portanto, sem acompanhar os valores éticos.

Sabemos que para falarmos ou cultivarmos princípios éticos, assim como qualquer outro valor natural ou cultural, temos que ter plena consciência de que são esses valores que constituem a própria essência humana. O indivíduo, para ter vitalidade nos gestos, para interagir verdadeiramente com seus membros, no âmbito social, precisa antes apossar-se da sua essência, de conhecer a si próprio. Só aí consegue falar de algo que sai de si para o outro, ter uma conduta consciente e responsável nas relações intersubjetivas e interpessoais, dando-lhes sentido para registrar qualidades que significam sua vida.

“O homem, neste sentido, é legislador e membro de uma sociedade ética: é legislador porque é ele que vê o que deve ser feito, e é membro ou súdito porque obedece aos deveres que a sua própria razão lhe formula. Neste sentido, ele não tem um preço, mas uma dignidade, e é por isso que a segunda fórmula do imperativo categórico[12] diz para agirmos de modo a não tratar jamais a humanidade, em nós ou nos outros, tão somente como um meio, mas sempre pelo menos também como um fim em si. É o que Tugendhat chamaria uma ética do respeito à pessoa.” (VALLS, 1997).

3.4 - A relação profissional de saúde-paciente

“A relação profissional de saúde-paciente é a parte mais subjetiva da clínica indispensável para a correta consecução de qualquer procedimento profissional. Esta afirmação serve para o contato clínico inicial, para a anamnese, para o raciocínio diagnóstico e para a conduta terapêutica” (EKSTERMAN, 2005).

A doença constitui para o ser humano uma ameaça de dor, de sofrimento, de invalidez e de morte. Desenvolve-se, por isso, um sentimento de fragilidade, de insegurança, de medo e uma necessidade de acolhimento a estágios primitivos da relação humana.

“O corpo pode ser um lugar de sofrimento, mas também de enraizamento. Uma pessoa pode sofrer na carne (no corpo) os abalos, as fissuras ou fraturas de sua integração psico-soma. Mas, se o olhar, o cuidado, o amparo necessário for dado, o sofrimento re-significado na presença de um outro fará parte da constituição de sua singularidade e a dor fica ao alcance do gesto-um gesto criativo.” (ZAR, 2008).

Sentir-se doente carrega um conjunto de significados adquiridos através da vida, que passam por normas, crenças e valores, que fazem o ser humano reagir de modo absolutamente pessoal a este estado. Há os que buscam, através da doença, desejos ou sentimentos não manifestos, que podem ter uma importância maior que a própria cura.

“...a necessidade de ser aceito, reconhecido ou valorizado pelos outros é fundamental para o ser humano. Quantos de nós adoecemos para sermos vistos?! Pomos em risco a própria vida física, para nos sentirmos reconhecidos, vistos pelos outros. Nesses casos, o olhar para a doença não é suficiente. Urge encontrar o sujeito. O ato terapêutico será o olhar. Descobrir aquele que vive (e que sofre) atrás da sua doença” (CAMPOS, 2005).

Outros buscam cuidados, uma tentativa de serem ouvidos, compreendidos. Aí, o gesto terapêutico passa a ser o OUVIR. “Descobrir o significado que se esconde atrás da doença” (CAMPOS, 2005). Há outros que querem ser tratados, mas não querem ou não podem ficar livres da doença, seja por não ter recursos suficientes ou mesmo por temer perder os “benefícios” que usufruem com ela.

Existem também os que se sentem inferiorizados, envergonhados diante do profissional que cuida deles. Essa sensação vem da aparência (desdentados, deformidades ósseas, lesões no corpo) ou portadores de doenças discriminadas socialmente (AIDS).

Refletir a condição humana quanto a apresentações físicas carregadas de histórias de vida em seus aspectos existências e relacionais é uma questão ética. Abordar o ser humano sem a compreensão de sua historicidade é vê-lo como indivíduo, desenraizado, sem referência aos significados que se presentificam nele.

O relacionamento profissional de saúde-paciente se baseia em confiança, comunicação e empatia. Entende-se por empatia “pôr-se no lugar do outro, sentir com o outro, sentir como se fosse o outro” (CAMPOS, 2005). Todo atendimento à saúde deve usar a reconstrução existencial do outro. O profissional de saúde, na maioria das vezes, funciona como um agente que irá trazer melhoria da qualidade de vida para o paciente, seja na cura total ou parcial do seu adoecimento.

Circunstâncias da vida influenciarão sobremaneira o encontro dos dois. Desinteresse por valores humanos associados ao estresse físico ou emocional, principalmente do profissional, poderá interferir nessa relação e impedir a aproximação do paciente e perder a objetividade dos cuidados necessários. E o que se vê são condutas profissionais que deixam muito a desejar, principalmente quando envolve questões éticas: pacientes vivenciando conflitos emocionais se apresentam para o atendimento de algum acometimento físico e por inabilidade ou desconsideração da complexidade humana, pelo profissional, são tratados de forma preconceituosa como “pessoas difíceis” ou de uma forma pejorativa como “loucas, que precisam de um tratamento psiquiátrico” e o que se vê são interrupções precoces dos tratamentos, quebra da confiança e do vínculo e o resultado é que se retira a chance de um seguimento e um atendimento adequado para estes pacientes.

Em um outro viés, desarmonias corporais e deformidades físicas (desdentados) podem provocar variados distúrbios emocionais em algumas pessoas e serem responsáveis por insucessos afetivos e profissionais. Esses pacientes procuram o tratamento no intuito de corrigir os possíveis defeitos e muitas vezes com uma idéia irreal das possibilidades técnicas e biológicas. Uma avaliação criteriosa deve ser feita e é fundamental que o paciente seja informado sobre as reais possibilidades do tratamento, pois muitas vezes a expectativa dele supera o que o tratamento pode oferecer.

Em outras situações, mudanças radicais na aparência física promovidas por um tratamento estético podem provocar conflitos emocionais importantes de “des-personificação” gerando crises de identidade, que se não forem acolhidas e valorizadas pelo profissional o indivíduo pode romper com a realidade e desfigurar-se, não “re-personificar-se”, tendo implicações sobre sua própria vida, no que diz respeito à saúde e doença.

“O homem tem um espaço para a vida; este espaço é fixado pelos suportes que sustentam sua existência. Quando o homem perde o suporte, cai ao chão, e, ao cair, aparecem as graves crises, que podem ser biológicas, psicológicas e sociais” (LUCHINA, 1979).

A relação profissional de saúde-paciente deve estar centrada na constituição da pessoa, no processo de vida, saúde ou doença, na comunhão ou não de encontros e processos que favoreçam ou impeçam o seu crescimento. E, de forma geral, valores que creditam à vivacidade, à espontaneidade, ao amor, à alteridade e à ética qualidades essenciais para um encontro vivo com o outro e para o acolhimento da condição humana.

“Edgar Morin, autor da epistemologia da Complexidade[13],(...)Propõe um pensamento que une e não separa todos os aspectos presentes no universo. Considera a incerteza e as contradições como parte da vida e da condição humana e, ao mesmo tempo, sugere a solidariedade e a ética como caminho para a religação dos seres e dos saberes.

Entende o ser humano como um ser complexo, capaz de se auto-organizar e de estabelecer relações com o outro, e é nessa relação de alteridade que o sujeito encontra a autotranscendência, superando-se, interferindo e modificando o seu meio num processo de auto-eco-organização a partir de sua dimensão ética que reflete seus valores, escolhas e percepções do mundo” (PETRALLIA, 2001).

Na saúde, a visão humanista, procura articular a doença, entidade concreta, no espaço existencial ocupado pela estrutura subjetiva da pessoa.

Os sintomas ou doenças se expressam em todos os níveis – biológico, psíquico ou mesmo social. O profissional de saúde a todo instante se depara com uma doença que se vale do corpo biológico como um meio de mensagem a ser decodificada (simbólico) pelo “outro”.

A pessoa com sintomas ou doenças procura o profissional da saúde com o desejo de ser ouvida e receber cuidados. O mal estar provocado pelo adoecimento pode gerar, em alguns casos, uma regressão a estados precários do sentir, pensar, comportar, relacionar e dar respostas. Esse fato, pede ao profissional de saúde uma postura terapêutica ética, de que, se não puder compreender esse comportamento psíquico, pelo menos acolher e valorizar , numa atitude empática, todo o sofrimento emocional do paciente.

Safra (2004) evoca a solidariedade e a amizade na situação clínica como uma atitude de valorização da presença do outro, humano, que antes de ser paciente é companheiro do mesmo destino: a condição humana.

“...que a situação chamada transferencial esteja aportada na solidariedade e na amizade, decorrentes da consciência de que o Outro que nos procura está irmanando a nós, pois estamos em meio ao mesmo destino: a condição humana. Solidariedade e Amizade significam aqui um princípio ético fundamental, só possível quando estamos realmente humildes, situação que ocorre ao estarmos nus de qualquer onipotência. Então compreendemos que nossa biografia é diferente da de nosso paciente, mas somos companheiros de viagem pelas intempéries da existência” (SAFRA, 2004).

3.5 - A formação do profissional de saúde

O que distingue o homem dos outros animais não é a sua racionalidade ou o desenvolvimento de suas habilidades intelectuais. A racionalidade, muitas vezes, lhe trai ou lhe falta e aprendizagens complexas também podem ser demonstradas em outras espécies. O que o distingue radicalmente é a sua capacidade de linguagem, de criar e atribuir valores sociais, morais, políticos, religiosos, estéticos ou profissionais aos objetos e ações. “São os valores que constituem a essência do ‘modo de pensar’, do ‘modo de ver as coisas’, da personalidade ou da individualidade pessoal de cada homem” (PESSOTTI, 1996).

Os valores, portanto, nascem da experiência pessoal com os eventos, objetos e atos. A educação se entende como um recurso de programação de experiências vividas. Ensinar e aprender, são questões de uma vida. “É uma verdadeira modificação de conduta” (PERESTRELLO, apud MUNIZ; CHAZAN, 1992). “O ensino só produz resultado satisfatório se puder diluir-se no ser do aluno, apresentando-lhe um saber que vai ampliar os limites de sua identidade[14]” (MUNIZ; CHAZAN, 1992).

“Se o humano se distingue, definitivamente, pelo poder de criar e perseguir valores, qualquer formação humanística terá como fundamento o conhecimento do processo de valorização ou, pelo menos, da existência desse processo, na gênese do que se chama homem” (PESSOTTI, 1996).

A formação profissional é um processo de conhecimento e de realização individual. “Trata-se de um processo que visa possibilitar ao homem desenvolver-se e apropriar-se do seu ser de forma global, de todos os seus sentidos e potencialidades físicas, intelectuais e emocionais, como fonte de gozo e de realização” (MATOS, 2007).

Com base nestas citações, faz-se a pergunta: “O que é necessário para formar um profissional da saúde?” Ou “Que atributos mínimos são necessários para que um indivíduo se forme como um bom cirurgião dentista, ou um bom médico, um bom enfermeiro?”

Segundo PESSOTTI (1996) “Uma resposta possível seria: um médico, profissional da saúde, (grifo meu) deve ser preparado para dominar conceitos teóricos e técnicas eficazes para curar doenças e afastar a dor. (...) se definirmos a profissão (somente) como essa capacidade, a formação se esgota na aprendizagem de teorias e no domínio de técnicas de diagnóstico e de intervenção clínica e/ou cirúrgica.”

“O médico é, então, alguém apto a preservar ou prolongar ou melhorar a vida biológica dos homens e a afastar a dor e o sofrimento físico.

Assim, a formação médica, não requer mais que um arsenal de conceitos e as técnicas da práxis medica. A eficiência clínica seria, em última análise, a prova da boa formação médica.” (PESSOTTI, 1996).

A pessoa que se ingressa na formação de uma profissão na área de saúde, como em qualquer outra área do conhecimento, carrega consigo uma bagagem de valores éticos, estéticos que determinam ou controlam suas escolhas e interferem, de forma decisiva, sobre as relações interpessoais.

No decorrer da formação acadêmica o aluno se confronta com vários aspectos da condição humana. A doença, o doente e a sua história, a sua própria biografia, a dos colegas e professores e inúmeras outras situações que geram ansiedade. O aluno que escolhe a disciplina da área da saúde, o faz motivado, muitas vezes, para buscar soluções para as suas questões mais internas, às vezes desconhecidas. Ele traz valores, que podem ser confirmados, negados ou alterados durante o curso, numa interação complexa com as doutrinas teóricas, as experiências clínicas, drama dos sofrimentos e o contato com seus professores.

A doença que o profissional de saúde trata faz parte do corpo de um paciente, homem como ele, carregado de experiências vividas, história de vida e do adoecimento – carregado com o seu idioma pessoal[15].

“Mesmo à margem de qualquer doutrina filosófica ou psicológica, o homem que o médico trata não é um simples organismo em função. Graças à mera fisiologia do sistema nervoso central, cada homem passa a reagir aos objetos,não apenas segundo suas propriedades físicas, mas, segundo os valores que adquiriu na sua história pessoal e no seu meio cultural.

Seu sistema endócrino, por exemplo, embora balizado por alguns parâmetros anátomo-fisiológicos, relativamente definidos, reagirá às influências do meio, segundo os valores adquiridos na história peculiar desse homem” (PESSOTTI, 1996).

A formação humanística, portanto, deve capacitar o profissional da saúde a ver não só a parte do corpo que está doente. “Ela deve partir de uma visão global do ser humano, deixando de lado a concepção dualista que entende a pessoa como sendo apenas dotada de corpo e psique, mas, sobretudo, compreender a pessoa como uma unidade indissolúvel” (BALLONE, 2004).

“A formação humanística não equivale, portanto, ao conhecimento das doutrinas da Filosofia ou das Ciências do Homem a respeito da natureza humana. Ela implica tal conhecimento, mais ou menos amplo. Mas ela é, sobretudo, a capacidade de enxergar e de entender o paciente-homem, o paciente com seus valores” (PESSOTTI, 1996).

As experiências que são formadas a partir dos valores, próprios dos humanos, singularizam o modo de reagir a estímulos internos e externos. Tratar o homem implica em admitir essa singularidade até fisiológica de cada ser humano. Ninguém consegue tratar somente o corpo doente. O acerto clínico dependerá de quanto se poderá perceber os significados que a vida, a doença, a figura do profissional, a integridade corporal e a saúde adquiriram na vida do paciente.

Adotar uma atitude humanística na formação profissional e nos serviços de saúde é uma proposta complexa, que não se concretiza apenas pelo fato de ser instituída ou como uma diretriz a ser seguida. “A legitimação dessas propostas só pode ocorrer se, de fato, cada profissional se autorizar a trabalhar a sua própria dimensão humana e, desse modo, estar aberto a adotar uma atitude de cuidado com o outro” (MATOS, 2007). No entanto, algumas diretrizes podem ser consideradas para a contribuição da formação do profissional da saúde com esse conceito de homem, seus valores e significados, segundo a ementa do curso de Psicologia Médica para a graduação da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro:

Compreender o homem sempre como unidade biopsicossocial;

Perceber a importância da biografia e da personalidade do paciente em seu modo de adoecer e na forma de se relacionar com a equipe de saúde;

Ouvir e respeitar o paciente como ser humano e dentro do seu marco sócio-cultural;

Entrevistar psicologicamente o paciente ou sua família, quando necessário;

Transmitir ao doente os achados obtidos, suposições e diagnósticos em função de sua personalidade e do momento vivido;

Planejar a terapêutica, conforme as necessidades globais do paciente como ser humano;

Identificar a atuação de fatores psicossociais na gênese e evolução das enfermidades, atuando de forma a tentar neutralizar seus efeitos;

Conhecer o funcionamento básico da personalidade humana, seus processos adaptativos e seus modos mais comuns de adoecer;

Começar a distinguir os pacientes que podem receber ajuda psicológica do médico (profissional de saúde) daqueles que necessitam ser encaminhados aos especialistas em doenças mentais, entre outras.

(Fonte: MUNIZ; CHAZAN, 1992).

Como dito, é o aluno que cria seus valores e os cria a partir de suas experiências. O que a escola faz é propiciar experiências com teorias, eventos, treinamentos e vivências, partindo do princípio de que aprendizagem é mudança de conduta.

“A informação teórica em disciplinas humanísticas serve apenas para ordenar essa experiência e para organizar racionalmente a percepção do outro e da cultura em que se vive. O produto final de disciplinas como História da Medicina ou Filosofia da Ciência deve ser a descoberta, pelo aluno, dos valores e sentidos que a humanidade tem atribuído ao homem à medicina ou ao conhecimento científico. No confronto de seus valores pessoais com esses que a História e a Filosofia apontam, certamente, o aluno-homem crescerá e o médico humanista começará a se desenvolver” (PESSOTTI, 1996).

O que se deve gerar nesse processo pedagógico é a consciência de que o perfil ético-humanista de um profissional da saúde se produz e se manifesta a partir de uma abordagem multidimensional na qual o indivíduo está integrado, que inclui o seu projeto de vida, valores como família, espiritualidade, suas referências psico-sócio-cultural, a escola, o sistema de saúde que pode ou não estar atribuindo valores a essa dimensão da formação e da atenção, o sistema econômico e o mercado de trabalho no qual esse indivíduo está inserido.

Não se deve pretender que cada profissional seja um filósofo ou um sociólogo, mas que seja cada vez mais capaz de compreender os processos maiores que dirigem a vida. E na prática profissional, que esteja apto a perceber as implicações desse processo para a relação profissional de saúde-paciente, muito além de tão somente seguir os seus conhecimentos técnicos-científicos e os preceitos da bioética.

Enfim, ao se falar em humanização das instituições de ensino e saúde, devemos buscar, antes, na sociedade as raízes da desumanização dos contatos interpessoais. A formação de profissionais de saúde com o perfil ético-humanista não é apenas um esforço pessoal desses e dos profissionais envolvidos com a formação acadêmica. É fruto da própria sociedade que está implicada no processo. Quanto às instituições de ensino, o que numa Faculdade se pode fazer, além de propiciar espaço para debate e meios para informação sobre assuntos humanísticos é dar exemplos de fidelidade aos próprios valores e de respeito ao outro, paciente ou não, como portador e criador de valores e significados, eventualmente, muito diversos.

4 – CONSIDERAÇÕES FINAIS

É indiscutível que as condições de vida melhoraram a partir do cientificismo, pois inegavelmente há uma diferença brutal entre extrair um dente hoje e no século XVIII, assim como é também diferente a expectativa de vida entre meados do século XX e hoje. O desenvolvimento de novos aparelhos, novas técnicas e novas descobertas são de grande valia para a saúde, tanto no que diz respeito ao diagnóstico, como no tratamento, na prevenção, como na cura das doenças, tudo isso refletindo diretamente no conforto pessoal, na qualidade de vida e na longevidade das pessoas.

O que se discute é se no âmbito das instituições de ensino e saúde, ou mesmo na sociedade, até onde o cientificismo serve o ser humano no sentido de lhe trazer felicidade. Até onde o ser humano representa apenas um instrumento de aprendizagem e de estatística ou a instrumentalização da clínica lhe dá dignidade, cuidado e valorização. Como foi dito antes, não há de se negar a melhoria de vida que se adquiriu com o desenvolvimento da tecnologia, porém, o adoecimento, além da sua dimensão física, o seu componente social, psíquico e emocional deve ser levado em conta.

Para que o trabalho de um profissional seja eficiente e ao mesmo tempo humanizado são necessários conhecimento, qualidade técnica e, indubitavelmente, uma boa qualidade de inter-relação humana. Deve contemplar uma visão antropológica do ser humano, muito além do aspecto fisiopatológico, muito além da formação técno-científica vigente.

O progresso da ciência biológica só será benefício ao homem se estiver a serviço do compromisso ético e humanista e do respeito pela saúde e seu palco seja o trabalho presidido por valores humanitários de solidariedade, empatia e de reconhecimento da complexidade e necessidades afetivas de cada pessoa.

Só assim, os profissionais de saúde poderão cumprir o estatuto filosófico de sua vocação, que tem como mola-mestra a valorização da vida, nossa maior riqueza em todos os seus aspectos, biológicos, psico-sociais, humanitários e éticos.

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[1] Segundo Hannah Arendt (1958): “A condição humana compreende algo mais que as condições nas quais a vida foi dada ao homem. Os homens são seres condicionados: tudo aquilo com o qual eles entram em contato torna-se imediatamente uma condição de sua existência. O mundo no qual transcorre a vida ativa consiste em coisas

produzidas pelas atividades humanas; mas, constantemente, as coisas que devem sua existência exclusivamente aos homens também condicionam os seus autores humanos”.

[2] Ethos é compreendido como as condições fundamentais que possibilitam o ser humano morar, estar e constituir-se como um habitante no mundo humano.( SAFRA, 2004),

[3] “O termo positivismo é usado significando real, por oposição ao quimérico, o útil em oposição ao ocioso. Significa também o contrário de negativo e indica tendência de substituir o absoluto pelo relativo.

O positivismo de Auguste Comte (1798-1857), filósofo francês, é a corrente filosófica que promove e estrutura o último estágio de desenvolvimento que a humanidade teria atingido, de acordo com a sua teoria. Comte usa o termo filosofia, tal como Aristóteles, i.e., como definição do sistema geral do conhecimento humano. Descarta conhecimentos que não possam ser comprovados experimentalmente. Compreende não apenas uma teoria da ciência, mas também uma concepção de história e proposta de reforma da sociedade e da religião. Positivismo em sentido amplo designa teoria que exclua toda e qualquer negação e afirme apenas o idêntico” (SZYMÁNSKI apud SIMON, 2005).

[4] “Há uma distinção rigorosa que podemos fazer entre ‘explicar’ e ‘compreender’. O termo ‘explicar’ advém do latim explicare que é propriamente ‘desenvolver, soltar’, composto do ex (que indica movimento para fora) e plicare, ´regar, dobrar’, dando a idéia de algo que deixa de estar pregado ou dobrado para então se ver suas ligações causais. O termo ‘compreender’, por sua vez, também advém do latim, comprehendere, composto de cum, ‘com’, e prehendere ‘perceber, apreender’, levando-nos a pensar em algo percebido ou apreendido no conjunto” (TURATO, 2003).

[5] Em latim, angústia significa “estreiteza”, de angere,’‘apertar forte, sufocar”

[6] O encéfalo é o centro do sistema nervoso, com localização intracraniana é protegido por três membranas (meninges) e compreende estruturas como a córtex cerebral, a ponte, o hipotálamo, o tálamo, o bulbo, o cerebelo, entre outras.

[7] do latim, limbus, significa círculo, anel, em torno.

[8] constituído pelo hipotálamo, tálamo, amígdala, hipocampo, corpos mamilares e o giro do cíngulo

[9] O mediastino é uma das três cavidades em que se divide a cavidade torácica. É o espaço entre as regiões pleuropulmonares e contém o coração, as partes torácicas dos grandes vasos e outras estruturas como parte torácica do esôfago, da traquéia, o timo, parte do sistema nervoso autônomo e sistema linfático.

[10] “O termo estética foi utilizado pela primeira vez por Baumengarten (1714-1762). Tradicionalmente é um nome utilizado para referir-se à arte e ao belo. No entanto, a palavra estética designa a ciência do sentido, da sensação” (SAFRA, 2005). Aqui o termo registro estético é usado para abordar o fenômeno pelo qual o indivíduo cria uma forma imaginária, sensorial, que veicula sensações de agrado, encanto, temor, horror, etc.

[11] “A palavra alteridade, que possui o prefixo alter do latim possui o significado de se colocar no lugar do outro na relação interpessoal com consideração, valorização, identificação e dialogar com o outro. A prática alteridade se conecta aos relacionamentos tanto entre indivíduos como entre grupos culturais religiosos, científicos, étnicos, etc. Na relação alteritária, estão sempre presentes os fenômenos holísticos da complementaridade e da interdependência, no modo de pensar, de sentir e de agir, onde o nicho ecológico, as experiências particulares são preservadas e consideradas, sem que haja a preocupação com a sobreposição, assimilação ou destruição destas. “Ou aprendemos a viver como irmãos, ou vamos morrer juntos como idiotas” (Martin Luther King).

A prática da alteridade conduz da diferença à soma nas relações interpessoais entre os seres humanos revestidos de cidadania. Pela relação alteritária é possível exercer a cidadania e estabelecer uma relação pacífica e construtiva com os diferentes, na medida em que se identifique, entenda e aprenda a aprender com o contrário” (SILVA, 2009).

[12] Entende-se por “Imperativo Categórico” a formulação de Immanuel Kant, filósofo alemão (1724-1804), centrada na dignidade humana em sua primeira definição baseada na moralidade, que diz: “Age de tal modo que a máxima da tua vontade possa valer sempre ao mesmo tempo como princípio de uma legislação universal.”

Segundo Junges (2006), o humanismo moderno fundamenta-se, em grande parte, na filosofia de Kant, que oferece a explicitação mais coerente da dignidade humana. “Kant concebe a modernidade como chegada da humanidade à maioridade, porque o ser humano faz uso de seu próprio entendimento e assume nas mãos seu destino mediante a decisão de sua vontade” (JUNGES, 2006).

[13] “A complexidade indica que tudo se liga a tudo e, reciprocamente, numa rede relacional e interdependente. Nada está isolado no Cosmos, mas sempre em relação a algo. Ao mesmo tempo em que o indivíduo é autônomo, é dependente, numa circularidade que o singulariza e distingue simultaneamente. Como o termo latino indica: Complexus – o que é tecido junto” (PETRAGLIA, 2001).

[14] Identidade é o conjunto de caracteres próprios e exclusivos com os quais se podem diferenciar pessoas, animais, plantas e objetos inanimados uns dos outros, quer diante do conjunto das diversidades, quer ante seus semelhantes.

Sua conceituação interessa a vários ramos do conhecimento (história, sociologia, antropologia, direito, etc.), e tem portanto diversas definições, conforme o enfoque que se lhe dê, podendo ainda haver uma identidade individual ou coletiva, falsa ou verdadeira, presumida ou ideal, perdida ou resgatada.

[15] Segundo Safra (2004), a concepção do originário e a concepção do seu fim (teleológico) são os dois referentes fundamentais do idioma pessoal do indivíduo. Esse idioma aparece em sua maneira de ser, em seu discurso, em seu gesto, nas coisas que ele colhe para compor seu ambiente, na maneira como ele constitui seu percurso de vida.

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Paulo Becattini

Cirurgião-Dentista

 Belo Horizonte, MG

Reabilitação oral, implantodontia e clínica geral com abordagem psicossomática. Olhar integral do Ser humano em sua concepção psico (mente) somática (corpo). Tratamento... Leia mais

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