Porquê Devemos Ir ao Cirurgião Dentista Duas Vezez ao Ano!

  Artigo, 24 de Abr de 2017

Porquê Devemos Ir ao Cirurgião Dentista Duas Vezez ao Ano!

Má higiene bucal e não ir ao Cirurgião Dentista além de afetar os seus dentes pode lhe dar problemas no coração!

Olhe o porquê que devemos ir ao Cirurgião Dentista no mínimo 2 vezes ao ano!

Os cuidados que se têm com a saúde de um modo geral devem ser aplicados, igualmente, ou mais no que se diz respeito à saúde e higiene bucal! Pois não sei se você sabe a boca é um dos lugares mais contaminados do seu corpo. A Boca como porta de entrada e o ânus como a porta de saída, são os dois extremos mais contaminados do corpo. E o mais legal de tudo isso, é que tudo irá depender somente de você, de como que são os seus hábitos e suas atitudes perante a sua vida. Má qualidade de vida pode interferir diretamente na sua saúde, pois depende de como você irá cuidar do seu corpo. Por exemplo: Fuma, bébe, usa drogas, tem vida sedentária, e não se preserva nas práticas sexuais estando sempre com D.S.T. . Se você enquadra dentro desse contesto está na hora de rever os seus valores do que quer para sua vida, devido aos seus maus hábitos praticados com o seu corpo.

Quem não tem o hábito de ir ao Cirurgião Dentista regularmente pode ter certeza que também não cuida dos dentes corretamente e da sua saúde. Essa pessoa está correndo sérios riscos de desencadear várias doenças oportunistas, são mais de cem enfermidades que podem ocorrer na sua boca por causa de maus hábitos. Uma delas quando não escovamos os dentes após as refeições, poderemos desenvolver a doença da Gengiva, essa doença pode se manifestar na adolescência e se agravar na fase adulta, seus sintomas são sangramentos gengivais e que nós chamamos de Gengivite. E se não tratarmos desse sangramento gengival começa o agravamento da doença. Aparece, o tártaro agora, mais sangramento, e aí de gengivite passa a se chamar de periodontite. Que na verdade é uma inflamação da gengiva e dos tecidos ósseos; esta inflamação facilita a entrada de bactérias que habitam na boca. Um dos sintomas clássicos de quem está com essa doença é o sangramento espontâneo da sua gengiva provocada pela periodontite e a perda de osso envolta do dente. Quando isso acontece as bactérias presentes na boca se misturam com a sua saliva juntamente com o sangramento gengival e aí as bactérias oportunistas caem na corrente sanguínea, percorrem dentro dos vasos sanguíneos até chegar a se alojar no coração – causando uma outra doença que nós chamamos de Endocardite e essa doença pode levar a uma Febre Reumática terrível com altíssimas temperaturas corporais e que leva ao óbito o paciente.

Toda doença periodontal, está ligado com os maus hálitos de vida, e por atitudes tomadas erradamente pelo próprio paciente que acaba prejudicando a sua saúde no seu dia a dia.

Primeiramente vamos entender que essa doença é de origem Odontológica, pois começa pela boca. Ela leva a uma inflamação e infecção crônica das gengivas, e onde acaba atacando ossos e os dentes da maxila e da mandíbula chegando a ser considerada uma doença bucal grave, pois, faz com que o paciente possa perder todos os dentes sem ter nenhuma cárie e ainda de quebra pode atacar o seu coração e te levar ao óbito por não ir visitar preventivamente ao Cirurgião Dentista.

Tudo isso é consequência da má higiene bucal e de uma escovação deficiente. Por isso, que é muito importante tomar alguns cuidados diários com a sua higiene pessoal.

Em apenas 1 ml de saliva há aproximadamente 150 milhões de bactérias, que podem causar inflamações da gengiva ou nos tecidos e ligamentos periodontais que unem os dentes e aos ossos, levando à destruição desses ligamentos e posteriormente a mobilidade dentária até a perda total do órgão dentário. Quando você notar que a sua gengiva está inflamada, os tecidos gengivais se tornam doloridos e podem até sangrar durante a escovação ou na limpeza dos dentes com fio dental. A partir desse sangramento, há a possibilidade destas bactérias adentrarem à corrente sanguínea, chegando a outras partes do organismo como por exemplo no seu coração.

Segundo o cardiologista da Clínica de Check-up do HCor (Hospital do Coração), Dr. César Jardim, as bactérias existentes na cavidade bucal podem atingir a corrente sanguínea facilmente e provocar infecção nas válvulas cardíacas se o paciente já tiver uma pré-disposição de desenvolver essa doença. “Essa doença pode ser tão perigoso, que em caso de endocardite, existe a necessidade real de internação para tratamento com antibióticos potentes, além do risco do paciente morrer lá mesmo no hospital. Pois essa doença leva a perda das funções das válvulas do coração causadas por infecções generalizadas”, esclarece Dr. Jardim.

Para evitar esses problemas de saúde bucal e evitar a endocardite bacteriana, a principal dica é manter sempre os dentes limpos passando o fio dental após as refeições, escovar os dentes no mínimo 4 vezes ao dia e higienizar a língua corretamente. Mas tudo isso não irá surtir efeito se o paciente não visitar pelo menos 2 vezes ao ano o Cirurgião Dentista para que ele possa fazer a limpeza preventiva retirando as inflamações gengivais e fazer as raspagens dos tártaros, consequência de maus hábitos alimentares. Quando não fazemos a lição de casa, que é escovar os dentes corretamente, ficam depositados os restos alimentares consequência da má higiene bucal. Nesse caso, no entanto, apenas o Cirurgião Dentista pode eliminar esse tártaro com equipamentos específicos existentes em consultórios odontológicos.

Causas da endocardite

A endocardite pode ser de causa inflamatória ou bacteriana, esta última costuma ser mais comum nos pacientes portadores de cardiopatias estruturais ou congênitas. Ambas podem comprometer as funções cardíacas, principalmente nas válvulas. “A doença pode ser fatal, além de possibilitar outros malefícios, como insuficiência cardíaca, AVC (acidente vascular cerebral) e infarto”, explica Dr. Jardim.

Alguns cuidados são necessários para pacientes com cardiopatia congênita ou alterações das válvulas ao realizar tratamentos odontológicos que oferecem sangramento. É preciso o uso de antibiótico antes e depois do procedimento cirúrgico/dentário. Essa medida é necessária para prevenir que possíveis bactérias na boca circulem na corrente sanguínea e cheguem ao coração. É uma medida profilática medicamentosa por antibióticos potentes.

“Se o paciente sentir dor torácica e notar que está com perda de peso, inapetência, sangue na urina, febre persistente e fraqueza, deverá consultar um médico imediatamente.

Estes costumam ser os sintomas mais comuns da endocardite ou também conhecida como febre reumática”, diz Dr. Jardim.

Tratamento

O tratamento consiste na administração de antibiótico, via endovenosa, aplicada em ambiente hospitalar por tempo prolongado. “É fundamental que se tenha uma higiene bucal rigorosa com o uso de fio dental, limpadores de língua e, ainda, antisséptico bucal, para afastar as chances de endocardite. Por isso, que os pais devem sempre levar seus filhos ao Cirurgião Dentista pois este ao ensinar as essas crianças sobre a importância da higiene bucal estará contribuindo para a prevenção de várias enfermidades”. Basta ir com toda a família 2 vezes ao ano ao Cirurgião Dentista como medida preventiva e profilática da saúde, finaliza Dr.Jardim. Fonte: HCor – Hospital do Coração.

Se você gostou desse artigo comente em nossas páginas, sua opinião é muito importante para o nosso blog. Pois estará contribuindo para que cada vez possamos trazer novos conteúdos para você.

Quero também lhe convidar a acessar o nosso site basta copiar e colar na barra de seu navegador esse link ( www.infostorebrazil.com.br ) .

Conheça também o nosso canal no YouTube ( https://www.youtube.com/channel/UCVD2zAXQRUvlMY4uu86J6QQ ). E ao assistir algum dos nossos vídeos, ao entrar no YouTube, se inscreva em nosso canal e depois clique no sininho para receber as nossas novas notificações. Curta as novidades do site e também do canal. Não se esqueça de compartilhar os nossos conteúdos com seus amigos ou grupos, afinal o nosso maior objetivo e compromisso é levar informações úteis a todos que nos seguem, pois no dia a dia do consultório não conseguimos passar todas essas informações que queremos lhe mostrar em poucas horas de consulta. Deixe o seu comentário em nosso blog a sua opinião é importante para que nós possamos trabalhar cada vez mais levando boas dicas de saúde...a você e a quem se interessar. Até o próximo artigo... 

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autor

Veja mais

Dr. Odilon Gruner

Gestão e Marketing

 São José do Rio Preto, SP

Quem é Dr. Odilon Gruner : Com uma grande experiência profissional de mais de 28 anos atuando no mercado odontológico. Passou de VENDEDOR de materiais médicos e... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Odilon e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook