A Função Social da Odontologia do Trabalho e a Importância para o Bom Desempenho dos Negócios

  Artigo, 11 de Jun de 2014

oralmedsst.com.br

oralmedsst.com.br

O Artigo Apresenta a Função Social da Odontologia do Trabalho e a Importância para o Bom Desempenho dos Negócios.

A prática tem nos demonstrado o papel fundamental que o cirurgião-dentista do Trabalho exerce na saúde e na qualidade de vida do trabalhador.

Os trabalhadores do setor do agronegócio, que em nossa região são a maioria dos que frequentam nossa clínica, são advindos principalmente da região nordeste do país.

A triste realidade é que estas pessoas que correm em busca de um trabalho que lhes dê condições de sobrevivência para si e suas famílias e movem o progresso, contribuem para com a economia do país e os sucessivos recordes na balança comercial, elevando nossas exportações de commodities, infelizmente encontram-se em péssimas condições de saúde bucal.

Esquecidos pelo Estado, que deveria por lei prover as condições mínimas de saúde, de acordo com nossa Constituição, esta classe trabalhadora que, em nenhum momento de sua vida pregressa, teve contato com um cirurgião-dentista, encontra-se em condições deploráveis em se tratando de saúde bucal.

A maioria destas pessoas, que estão na faixa etária de 30 a 40 anos, nunca sequer visitou um cirurgião-dentista, chegam ao consultório com uma demanda de tratamento curativa reprimida ao longo de toda a sua vida, bem como carecem de orientação de higiene bucal e cuidados preventivos.

Encontramos uma grande parcela de trabalhadores, por exemplo, com necessidade de extração de vários elementos dentários, de restos radiculares, muitas cáries, alto índice de gengivite e periodontite, devido à enorme quantidade de tártaro, problemas graves de oclusão e extrações prematuras que dificultam a confecção de prótese, devido à extrusão dos elementos dentários antagonistas.

A indagação que fazemos neste caso é: como é que um trabalhador pode ....

continua em http://oralmedsst.com.br/2013/02/a-funcao-social-da-odontologia-do-trabalho-e-a-importancia-para-o-bom-desempenho-dos-negocios/

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autor

Veja mais

Dr. Marcos Renato

Especialista em Odontologia do Trabalho

 Sapezal, MT

Odontologia do Trabalho é a especialidade da Odontologia que tem por objetivo a melhoria da saúde oral, seus efeitos e influência sobre a produtividade no trabalho, o... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Leia também

Odontologia do Trabalho

  Artigo em Odontologia do Trabalho

Odontologia e Saúde Ocupacional

  Artigo em Odontologia do Trabalho

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Marcos e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook