A Importância da Odontologia do Trabalho no Setor de Alimentação

  Artigo, 30 de Out de 2011

oralmedsst.com.br

oralmedsst.com.br

Por Marcos Renato dos Santos

Especialista em Odontologia do Trabalho

Na correria da vida moderna, a maioria da população recorre à praticidade em termos de alimentação. Já no café da manhã comemos aquele pãozinho saboroso da padaria da esquina, um pão de queijo crocante, um misto quente ou um delicioso sanduíche.

Alguém já parou para pensar como está a saúde bucal daquele que manipula e confecciona o nosso alimento?

- Quantas lesões cariosas aquele colaborador possui, acumulando restos alimentares e grande quantidade de placa bacteriana?

Ao meio dia almoçamos naquele restaurante badalado, comida saborosa, aroma delicioso, pratos bem elaborados e decorados, garçons atenciosos e vestidos impecavelmente.

A cozinheira e seus assistentes que capricham no cardápio provam prato a prato para que possamos degustar do mais saboroso dos manjares, não faz uma consulta ao dentista há anos, por falta de condições financeiras e orientação.

- Quantos abscessos dentários provenientes de lesões pulpares ou periodontais, granulomas odontogênicos e raízes residuais eles possuem?

À noite vamos jantar aquele rodízio de pizzas que é uma delícia, inúmeros sabores, cada qual mais gostosa do que a outra, a massa segredo da casa, bem como o molho, um dos seus principais ingredientes é primorosamente degustado pelo pizzaiolo para que tudo seja divino, mas …

- Como está a saúde gengival e periodontal daquele colaborador, ele tem gengivas e periodonto sadios ou a gengiva sangra ao simples toque? Há acúmulo de tártaro, bolsas periodontais que podem ser foco de infecções, gengivite e periodontite graves que são responsáveis por muito sangramento?

Onde quer que se manipule alimento, devido ás regras mínimas de higiene, portarias e normas baixadas pela Vigilância Sanitária e NR-24 do MTE – Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho-, devemos ter tela protetora para impedir a entrada de insetos, ambiente arejado, bancadas de aço inoxidável, trabalhadores usando uniforme adequado, EPI como toucas, luvas e máscaras, calçado fechado dentre outras, desta forma promovendo e prevenindo o aparecimento de doenças, conquistas que só foram possíveis com a incorporação de profissionais como Engenheiro de Trabalho, Técnico de Segurança no Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho na NR4 – SESMT do MTE.

Quando a Odontologia do Trabalho for implantada nas empresas, teremos uma situação bem diferente da atual realidade, pois poderemos melhorar a legislação já existente como também formular leis específicas, portarias e normas referentes à saúde bucal do trabalhador em diferentes ambientes de trabalho, visando proteger o trabalhador e a população e promover saúde.

As empresas de alimentação para começar teriam um diagnóstico da situação bucal de seus colaboradores, que serão submetidos ao exame admissional odontológico, e de acordo com suas diretrizes, encaminhariam estes trabalhadores à clínicas conveniadas para que fossem realizados os tratamentos necessários para a atuação saudável em seus postos de trabalho.

Disponível na íntegra em http://oralmedsst.com.br/2011/10/a-importancia-da-odontologia-do-trabalho-no-setor-de-alimentacao/

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autor

Veja mais

Dr. Marcos Renato

Especialista em Odontologia do Trabalho

 Sapezal, MT

Odontologia do Trabalho é a especialidade da Odontologia que tem por objetivo a melhoria da saúde oral, seus efeitos e influência sobre a produtividade no trabalho, o... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Leia também

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Marcos e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook