Dor de Cabeça de Origem Bucal

  Artigo, 10 de Dez de 2011

Dores de cabeça frequentes e diárias devem ser sempre verificadas em diferentes especialidades. Devemos, por exemplo, procurar o cardiologista para saber como anda nossa pressão arterial, o oftalmologista para verificar se não estamos forçando demais a visão, o otorrino para verificar como está nosso ouvido, seios da face - este especialista não trata, mas ajuda a detectar se há ou não algum problema na ATM (Articulação Temporo Mandibular) -, e também não podemos deixar de citar a procura por um neurologista, para uma avaliação de todo o sistema neurológico.

Mas, apesar de parecer óbvio, a procura também por um dentista nesses casos nem sempre acontece, pois não se costuma ter uma orientação médica e até mesmo odontológica para o paciente de que essa dor possa vir de toda a região da face inferior, que inclui a ATM, DENTES, MAXILA, MANDÍBULA, SEIOS MAXILARES, etc. Em minha opinião, inclusive, o dentista deveria ser uma das primeiras especialidades a ser procurada pelo paciente com dores de cabeça frequentes.

Vamos falar desta dor na nossa especialidade:

É muito comum o paciente só nos procurar depois de já ter tentado de tudo e não ter conseguido resolver seu problema, tomando medicação sem o resultado esperado. Neste caso, devemos verificar primeiramente as condições dos dentes deste paciente para encontrarmos a possível causa ou causas da dor, eliminando focos como as cáries, periodontites (doença da gengiva), problemas endodônticos(canal). Devemos ainda avaliar as condições das próteses quando estas existem, observar gânglios infartados, etc. Após eliminarmos os possíveis focos de origem dentária, partimos para uma segunda etapa que consiste em avaliar as condições da OCLUSÃO, observando o posicionamento dos dentes, ATM e medidas da face.

Em minha clínica, obtemos sucesso em muitos casos com a colocação de placas miorrelaxantes provisórias e tratamento ortodôntico com a técnica adequada a cada caso. Assim, o paciente volta a ter qualidade de vida, quase sempre abandona o uso de medicamentos ou diminui consideravelmente este uso.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autor

Veja mais

Dr. Márcio Esteves

Cirurgião-Dentista

 Barra Mansa, RJ

Meu tratamento visa sempre a estética aliada a uma boa oclusão para evitar problemas futuros, tais como dor de cabeça, coluna, ouvido, entre outros. Meu propósito é preservar... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Leia também

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Márcio e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook