O Reparo de Restauração de Resina Composta

  Artigo, 11 de Ago de 2012

Paciente E.J.L. com 43 anos de idade, sexo masculino, agricultor. Durante a anamnese o paciente relatou que a restauração foi realizada há um ano, em uma outra clínica odontológica. A restauração apresentava certa discordância entre a coloração da restauração e a estrutura dental, o paciente gostaria de restaurar o dente por motivos estéticos e funcionais.

Através dos exames clínicos foi observado um erro na coloração da restauração, falha decontorno, defeitos superficiais e erro na morfologia desta, porém, a restauração não apresentava incidência de cárie secundária.

Coma ausência de cárie e o intuito de um procedimento estético restaurador e funcional, um menor desgaste da superfície e um tratamento de baixo custo, foi proposto o reparo da restauração de resina composta. Assim, correlacionou-se a técnica de faceta de resina composta (figura 1).

Em primeiro momento é realizado a seleção de cor compatível a cor natural do dente, utilizando os aspectos da cor usados para se igualar cores em dentística: matiz, croma e valor. Além de a resina composta ser do tipo polimerizada por luz visível, é microhíbrida, conhecida como compósito de uso universal. Permitindo combinar boas propriedades físico-mecânicas, em virtude da alta quantidade de carga, e um bom polimento,uma vez que as partículas são extremamente pequenas.

Feita a seleção de cor, o próximo passo é o isolamento absoluto, pois o procedimento não deve ter contaminação por saliva, água ou sangue, uma vez que se perde todoo sistema adesivo, resultando manchas e infiltração. Após o isolamento absoluto, se dá inicio ao preparo que é utilizado pontas diamantadas de diferentes diâmetros envolvendo varias etapas para sua conclusão. A etapa do preparo é uma das mais importantes do processo restaurador, deve ser executada com meticulosa atenção aos detalhes e precisão em todas as fases, visando a proteção do complexo dentina-polpa, saúde periodontal, bons resultados estéticos e a longevidade da restauração (figura 2).

O desgaste da superfície vestibular para uma faceta estética visa aumentar a retenção provocando microrrugosidades superficiais, aumentando a energia desuperfície e, conseqüentemente, a força adesiva. A ponta diamantada tronco cônica, empregada para execução dos sulcos longitudinais e do desgaste da superfície vestibular, também é aprofundada em menor nível na estrutura dental. As margens gengivais podem ser posicionadas no nível gengival ou ligeiramente intrassulculares, de forma a esconder a transição do dente para a restauração.

Coma superfície já asperizada originando microrretenção mecânica com a ponta diamantada, o ácido fosfórico na concentração de 37% deverá ser aplicado (figura 3) durante trinta segundos no esmalte desgastado, seguido de lavagem e secagem da superfície.

O adesivo é aplicado em uma camada fina e uniforme, sobre toda a superfície condicionada e é, então, fotoativado (figura 4).

Após a polimeralização do sistema adesivo, a resina composta é inserida em incrementos e polimerizada. Apenas um tipo de resina foi empregado, Resina Foto Opallis EA2 (figura 5). Esta camada foi dividida, em três partes(cervical, corpo e incisal). Com um pincel se dá o aspecto de alisamento superficial e características de textura individuais deste elemento dental (figura 6).

Chegou-se ao resultado final da inserção (figura 7). Independente da técnica de inserção que foi adotado é sempre necessário executar um adequado acabamento e polimento da faceta de resina, especialmente na borda incisal.

O acabamento foi realizado com bisturi no.15 para remoção de maiores irregularidades e uma tira de lixa de poliéster para um alisamento e harmonia entre os pontos de contato (figura 8) e, por fim, um ajuste oclusal para estabelecer um perfeito equilíbrio com as demais estruturas do sistemaestomatognático.

O resultado final apresentou as expectativas que foram lançadas ao tratamento, proporcionando alisamento superficial, relações ópticas semelhante a estrutura dental, e principalmente, não removendo a restauração antiga. A remoção da restauração é parcial, causando um menor enfraquecimentodo remanescente dentário e uma longevidade da restauração num tempo clínico menor e com custo mais baixo (figura 9).

Fotos do artigo

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autor

Veja mais

Dr. Guido Canela

Cirurgião-Dentista

 Criciúma, SC

Guido Antonio Canela, natural de Criciúma-SC. Possui especialização na área de Periodontia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015) e especialização na área de... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Guido e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook