Bioprogressiva de Ricketts! Manutenção do Espaço Livre de Nance!

  Artigo, 29 de Mai de 2015

O arco base de Ricketts é a unidade mecânica da Ortodontia Bioprogressiva.

Deste arco base derivam os demais arcos da técnica.

A Terapia Bioprogressiva de Ricketts é uma técnica ortodôntica segmentada que utiliza o fio Elgiloy azul em slot .018"x .030".

A manutenção e gerenciamento dos espaços das trocas na dentadura mista é muito importante e se faz pela diferença entre o espaço ósseo presente e o espaço requerido pelo volume dentário permanente em erupção.

As imagens ilustram as características desta fase do tratamento em que foi realizada a redução ortopédica da maxila pelo AEB cervical ou Klohen ortopédico com 450g/F por 14h/dia.

Após o sucesso na redução da convexidade a manutenção do uso do AEB se faz dia sim, dia não e a partir daí colamos os incisivos superiores.

Durante a fase ativa da redução ortopédica da maxila não colamos nos incisivos e não passamos fio pela linha média para não inibir a ação de expansão anterior da pré-maxila, como efeito do AEB.

No arco inferior o arco base mantém o espaço livre de Nance para as trocas.

A vantagem de utilizar o arco base associado AEB ortopédico é no sentido de ocorrer o chamado efeito de reação inversa do arco base, mudando e abaixando o plano oclusal, favorecendo a rotação para anterior da mandíbula.

É um recurso mecânico muito utilizado na Terapia Ortodôntica Bioprogressiva de Ricketts, que controla a erupção do molar inferior e leva o plano oclusal abaixo do ponto cefalometrico xi nos pacientes em crescimento.

Maiores informações sobre a Ortodontia Bioprogressiva de Ricketts acesse:www.cursodeortodontia.com

Fotos do artigo

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autor

Veja mais

Dr. Carlos Hommerding

Ortodontia

 Porto Alegre, RS

ORTODONTIA BIOPROGRESSIVA DE RICKETTS

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Carlos e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook