Dentes Escuros Após Tratamento de Canal

  Caso clínico, 09 de Nov de 2022

Resumo

Os dentes com tratamento de canal podem escurecer pela remoção incompleta dos tecidos da câmara pulpar (inflamados ou infeccionados). Como a dentina e o esmalte são porosos, a oxidação destes restos de tecido orgânico penetram nestas estruturas, deixando-o escuro. Hemorragias na câmara pulpar também podem causar escurecimento dental.

Geralmente, esses dentes ficam com uma cor que pode variar do marrom ao cinza, e deixar a coroa mais opaca, já que o tratamento de canal “resseca” o dente.

Na consulta clínica, deve-se avaliar o grau de escurecimento do dente. Radiograficamente, devemos analisar se o tratamento endodôntico (de canal) foi executado de maneira satisfatória. Se o tratamento de canal não estiver adequado, o melhor é retratá-lo para depois executar o clareamento interno.

Quanto antes você perceber o escurecimento e procurar atendimento odontológico, maior a possibilidade do sucesso. O diagnóstico precoce facilita o tratamento, tornando-o mais rápido. Um escurecimento mais avançado de dente pode exigir solução protética, tornando o procedimento mais demorado e com custo financeiro muito maior.

Fotos do caso

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autor

Veja mais

Augusto Oliveira

Professor

 Cajazeiras, PB

O dr Augusto Henrique Alves de Oliveira é dentista graduado pela Universidade Estadual da Paraíba (2006) e atua na área de Odontologia em Cajazeiras - PB desde então.... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Augusto e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook