Tratamento Ortodôntico em Adultos, Motivos e Importância do Tratamento - Revisão de Literatura

  Artigo, 18 de Dez de 2015

Introdução: A ortodontia é um dos ramos da odontologia que é responsável por prevenir e corrigir as anomalias no alinhamento dos dentes, trazendo ganhos positivos ao paciente, pois sabemos que a aparência, principalmente a face, afeta as relações pessoais em diferentes áreas como na educação e na vida profissional do paciente, ou seja, o ortodontista tem um papel muito importante, pois ele será o responsável por promover ao paciente todo o tratamento de correção, o mesmo irá assumir uma responsabilidade muito grande, sendo o responsável caso haja alguma negligencia ou imprudência na realização do tratamento. Deve-se haver uma boa relação profissional/paciente para que não haja conflitos, pois o paciente possui muitas expectativas em relação ao resultado final, que é o sorriso perfeito. Desta forma, a revisão de literatura mencionará os principais fatores que estão levando os adultos a procurem com mais frequência os tratamentos ortodônticos. Objetivos: O presente trabalho foi realizado com o objetivo de procurar conhecer melhor os anseios e as expectativas dos pacientes adultos no momento em que decidem se submeter ao tratamento ortodôntico. Metodologia: Realizar uma pesquisa bibliográfica nas bases indexadas Scielo, abccmfnos e Bireme nos anos de 2005 a 2010. Conclusões: De acordo com a pesquisa bibliográfica realizada, podemos concluir que a estética relacionada ao posicionamento dentário é o fator que exerce maior influência sobre a motivação dos pacientes adultos a buscarem o tratamento ortodôntico. Encontrou-se que existe pouca percepção das anomalias esqueléticas por parte dos pacientes entrevistados. A principal meta de tratamento apontada foi à correção de problemas envolvendo os incisivos superiores. A pesquisa também revelou que os tratamentos ortodônticos estão cada vez mais sofisticados,ou seja, o profissional de saúde deve está sempre se aperfeiçoando para proporcionar ao paciente o que há de melhor, deve-se considerar que o ortodôntico deve relacionar conhecimento científico, técnica e uma boa relação com o paciente para melhor atender as suas necessidades. Palavras Chaves: Ortodontia. Adultos. Estética.

Fotos do artigo

Referências

Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 21(4):1099-1106, jul-ago, 2005 R Dental Press Ortodon Ortop Facial , Maringá, v. 13, n. 3, p. 77-84, maio/jun. 2008 R Dental Press Ortodon Ortop Facial , Maringá, v. 12, n. 6, p. 54-60, nov./dez. 2007

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autor

Veja mais

Daniel Valença

Estudante de Odontologia

 Recife, PE

Daniel Valença é estudante de odontologia em Recife, PE - Brasil pela Uninassau. Faz parte do iDent desde Dezembro de 2015.

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Daniel e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook