Artigo, Terça, 27 de Novembro de 2012

Embalagens para Autoclave. Papel Grau Cirúrgico- Posso Reutilizar?

Embalagens para autoclave Usar uma embalagem para esterilizar é importante por várias razões: manutenção da esterilização, organização dos instrumentais a serem utilizados em cada procedimento, e fornecer a evidência do processo de esterilização perante a vigilância sanitária e clientes/pacientes. A embalagem deve também permitir a entrada de vapor.

Há várias possibilidades de embalagem para esterilização em autoclave:

Papel Grau cirúrgico, Papel Crepado, Poliamida, Tyvec, SMS, Tecidos

O conjunto papel grau cirúrgico – filme plástico é chamado popularmente de papel grau cirúrgico – esse é o nosso tema de hoje.

A rigor o papel grau cirúrgico é somente a parte de papel, cujas qualidades (porosidade, resistência entre outras) são definidas em normas técnicas (ABNT NBR 14990-2:2010 Sistemas e materiais de embalagem para esterilização de produtos para saúde Parte 2: Papel grau cirúrgico para fabricação de embalagens para esterilização a vapor saturado sob pressão) para a confecção de embalagens para esterilização.

O papel grau cirúrgico é a embalagem mais utilizada no momento para esterilização em autoclaves. Há muitas opções de tamanho, no caso de envelopes e de largura, no caso de rolos (tubulares, bobinas).

Com o uso em larga escala, o produto tem se tornado cada vez mais fácil de ser encontrado e com preços mais convidativos. Especialmente os rolos são mais econômicos e permitem maior variedade composição.

Na hora da compra avalie:

  • Registro no Ministério da Saúde para esta finalidade
  • Data de validade do produto (é valido antes da esterilização)
  • Presença do indicador químico de processo (vapor) em toda a extensão do rolo, ou em pelo menos uma área do envelope e se esta com a aparência correta (não processado)
  • Embalagem com as informações do fabricante
  • Produto em bom estado de conservação

Com relação às larguras das embalagens veja o quanto você usa de cada uma e escolha com bom senso. Assim você economiza na compra e facilita no armazenamento das embalagens antes e depois do preparo.

Se você optar por rolos /tubulares/ bobinas lacre as embalagens com o auxílio de uma seladora, deixando uma borda para tornar mais fácil a abertura asséptica. Usar a fita para autoclave não é adequado porque dificulta a abertura ou a embalagem não fica perfeitamente fechada. Elas foram concebidas para pacotes de tecido.

Nesta aba, você pode registrar a data da esterilização e a validade (sete dias, ou prazo que você obteve na validação realizada). Se tiver dúvidas veja o post do dia 19 de abril.

Para organizar os jogos você pode utilizar em conjunto, caixas, ou bandejas desde que perfuradas para permitir a passagem de vapor. Existem também porta-limas e broqueiros autoclaváveis. Nunca utilize caixas fechadas (para estufas), mesmo com a tampa aberta. Lembre-se que você deverá recobrir o conjunto com o papel grau cirúrgico ou outro tipo de embalagem que ofereça barreira microbiana.

caixas estojos e cassetes

Prepare os jogos a serem utilizados com base no procedimento

Exemplo jogo clínico de odontologia: pinça, explorador, espelho. A seringa carpule pode ser esterilizada separadamente, pois nem sempre será utilizada.

Ou no caso de manicures: alicate de cutícula, espátula e palito de aço inoxidável. O alicate de unhas pode ser esterilizado separado, porque será utilizado eventualmente.

PROIBIDO REUTILIZAR PAPEL GRAU CIRÚRGICO

Embalagens de papel grau cirúrgico ou descartáveis de qualquer natureza constam da lista de produtos proibidos de reprocessar (RE2605-2006- ANVISA). Isto se justifica de várias maneiras:

  • Quando a embalagem é submetida ao calor e vapor há uma mudança física na sua estrutura que impede que ela seja utilizada novamente.
  • Há mudança de cor do indicador químico de processo. Se a embalagem for reutilizada , o operador poderá se confundir e utilizar artigos que não passaram pelo processo de esterilização.
  • A abertura asséptica inutiliza a embalagem.

Guarde os kits prontos em caixas plásticas ou gavetas de modo a ficar tudo identificado e organizado da maneira que ficar mais fácil para manusear.

Dica – Utilize o suporte para esterilização de pacotes dentro da autoclave- economiza espaço e agiliza a esterilização (um suporte = 13 envelopes)

Por Liliana Junqueira de P Donatelli

BLOG DA BIOSSEGURANÇA www.cristofoli.com

Seja um assinante e concorra nos sorteios quinzenais a brindes e produtos

Fotos do artigo

Cristófoli (Equipamentos Odontológicos)

Cristófoli Detalhes fazem bastante diferença não? Que bom que foi útil para você.

27 de Dez. de 2012 às 10:13

Rosiete de Araújo Silva (Estudante)

Rosiete Silva AMEI AS DICAS DE ESRELIZAR COM O PAEL GRAU E SOBRE PO QUE NÃO RESTERELIZAR FI MUITO IMPORTANTE OBRIGADO. ROSIETE

26 de Dez. de 2012 às 09:10

Cristófoli (Equipamentos Odontológicos)

Cristófoli Dra Anelisa. a mudança ocorre na fibras do papel e compromete a barreira. Abraços Liliana

3 de Dez. de 2012 às 15:46

Cristófoli (Equipamentos Odontológicos)

Cristófoli Olá Dra Maria Abrantes. CLique no link http://www.cristofoli.com/biosseguranca/?p=274

3 de Dez. de 2012 às 15:26

Dra. Maria Cristina Abrantes (Cirurgiã-Dentista)

Dra. Maria Abrantes Como em 19 de abril ainda não pertencia a Ident alguem tem o post sobre a data de validade? Obrigada

2 de Dez. de 2012 às 23:48

Dra. Anelisa Goulart Marins (Cirurgiã-Dentista)

Dra. Anelisa Marins Legal !!! Gostaria de saber mais detalhadamente que mudanças ocorrem na estrutura do papel quando ele é submetido a esterilização. Obrigada.

29 de Nov. de 2012 às 19:09

Dr. Fernando da Silva Jardim (Cirurgião-Dentista)

Dr. Fernando Jardim Parabéns! Legal!

29 de Nov. de 2012 às 18:29

Catálogo Cristófoli

Equipamento

AR-03 - Instrumento de Mão de Alta Rotação

Instrumento de mão de alta rotação para remoção de cáries e/ou restaurações.

Equipamento

Bomba de Vácuo Supergap 4

Bomba de vácuo para sucção de fluidos e resíduos provenientes de tratamentos ou cirurgias.

Todo o catálogo Cristófoli

Você é dentista?

O iDent ajuda dentistas a trocarem conhecimento e oportunidades na internet.

Participe do iDent. Grátis.