Implantes para Leigos

  Artigo, 05 de Abr de 2015

Um caso de implantes em painel para apresentação em congresso.

Um caso de implantes em painel para apresentação em congresso.

Implantes Dentários

Implantes são raízes artificiais utilizadas para repor dentes perdidos, sendo na verdade, suportes de metal posicionados cirurgicamente no osso maxilar, logo abaixo da gengiva e basicamente são de titânio sendo extremamente resistentes e inertes, ou seja, sem risco de rejeição para o organismo. Uma vez colocados, permitem ao dentista devolver dentes (coroas) substitutos sobre aqueles dentes naturais perdidos.

Por serem colocados ao osso, na maioria das vezes os implantes oferecem um suporte estável para os dentes artificiais após um período que chamamos de osseointegração, este seria um tempo em que o implante (Raiz Artificial) a princípio levaria a ficar apto para a reabilitação da coroa final, sendo que pode variar esse período pode variar em função da cirurgia, do grau de dureza o tipo do osso, do travamento no ato cirúrgico e outros, no entanto, o tempo para a reabilitação do dente pode ser desde o dia da implantação que não é regra geral como, por exemplo, num caso de estética imediata ou levar mais de 6 meses, quando envolver enxerto ósseo, tudo dependerá de muitos fatores associados ao ato cirúrgico.

 Os Implantes podem proporcionar uma excelente qualidade de vida, devolvendo com muita similaridade a função, o conforto, a estética e autoestima aos pacientes, como substitutos dos dentes naturais que haviam sido perdidos. O grande benefício gerado pela implantação dos dentes seria que durante a alimentação e ao conversar, o indivíduo teria a segurança e a confiança necessária para tratar sua rotina tão relevante em sua vida com a devida firmeza que tais ações requerem, porque os implantes proporcionam uma situação mais natural e agradável do que qualquer outra prótese como pontes, PPR, ROACHS ou dentaduras convencionais. Assim, vale a pena procurar um bom profissional e realizar todo investimento e aguardar com paciência a devida conclusão do trabalho, pois este serviço odontológico permitem semelhanças muito naturais aos dentes perdidos e oferecem a garantia de coroas, dentaduras e ou próteses parciais sejam montadas sobre uma estrutura fixa, estável para não mudar seu posicionamento na boca e não ficarem soltas, muito menos proporcionar o desconforto e riscos de constrangimentos públicos. Para algumas pessoas, as próteses e dentaduras comuns são imprescindíveis, mas simplesmente para a maioria são desconfortáveis ou até inviáveis, devido a pontos doloridos por toda boca, pelas irregularidades ósseas pronunciadas que traumatizam a gengiva sempre, o risco de soltarem-se durante uma conversa, além disso para os implantes não é necessário preparar ou desgastar um dente natural para apoiar os novos dentes substitutos, evita-se assim perdas biológicas do organismo e traumas desnecessários a mucosa, que se tornaria um fator de risco para o câncer bucal. Para receber um implante, é importante um bom planejamento do profissional, que o paciente mantenha as gengivas saudáveis e ossos adequados para sustentá-lo, embora possa ser realizado enxerto ósseo aonde não tem o osso natural suficiente capaz de estabilizar o implante, seria perfeito, se o paciente tivesse uma boa saúde oral, porque favorece muito o sucesso da cirurgia.

Porém vale ressaltar que mesmo pessoas ditas com saúde deficiente ou com problemas gerais, tais como problemas no coração, pressão alta,diabetes etc...podem submeterem-se aos tratamentos com implantes mas, é claro, que requer maiores cuidados como exames complementares, dietas, entre outras e um criterioso trabalho do implantodontista. O paciente também deve comprometer-se a manter estas estruturas saudáveis sempre com uma higiene bucal bem feita e visitas regulares ao dentista, pois são essenciais para o sucesso a longo prazo de seus implantes. Os implantes são, em geral, mais caros que outros métodos de substituição de dentes e a maioria dos convênios não cobre seus custos.Mas vale muito a pena por se tratar de um trabalho com maior longevidade, estabilidade, conforto e com uma perspectiva estética muito semelhante á dentes naturais .

Os implantes em geral podem durar mais de 10 anos, mas sempre dependendo de alguns fatores como sua localização na cavidade oral, o tamanho entre outros e principalmente da colaboração do paciente em realizar uma higiene bucal criteriosa e realizar suas visitas regulares ao dentista.. E atualmente com as medicação a nossa disposição tornam o desconforto pós operatório com bem restritos e caso seja seguidos todas as orientações, praticamente indolor e sem maiores gravidades.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autor

Veja mais

Cristiano Cordeiro

Cirurgião-Dentista

 Uberaba, MG

Sou Cirurgião Dentista, especialista em Implantodontia, especializando em Harmonização Oro facial, perito Odontológico judicial nomeado pelo tribunal de justiça de Minas... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Cristiano e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook