“Odontohebiatria – Saúde Bucal de Adolescentes

  Artigo, 17 de Mar de 2012

1. Introdução

A Odontohebiatria é uma área nova da Odontologia que visa cuidar da saúde bucal do adolescente, dando ênfase à prevenção e à promoção da saúde, de modo direcionado, preenchendo a lacuna existente entre os procedimentos odontopediátricos e o tratamento odontológico do adulto. A adolescência é uma fase do desenvolvimento caracterizada por múltiplas transformações físicas, emocionais e sociais, com possíveis implicações bucais. Na literatura odontológica, nota-se uma falta de informações epidemiológicas sobre a saúde bucal desse grupo de pacientes, os estudos ainda são escassos, mas há um interesse crescente sobre este tema no âmbito científico. Baseado nisso, a nossa pesquisa buscou conhecer e avaliar as condições bucais de um grupo de adolescentes com relação à experiência de cárie dentária, e pesquisar seus conhecimentos, práticas e percepção sobre saúde bucal.

  1. 2. Resultados

Neste grupo, a média do índice CPOD foi 3,93 (C=16%; P=1%; O=83%). Apenas 20% eram livres de cárie. A maioria recebeu alguma orientação sobre saúde bucal (85%) do cirurgião-dentista (63%), principalmente sobre escovação (22%). Todos escovavam os dentes todos os dias. Muitos disseram estar satisfeitos com sua condição bucal (51%) e a consideravam como boa (55%).

  1. 3. Conclusões

Tais resultados auxiliaram no conhecimento do perfil desse grupo de pacientes, evidenciando o predomínio de procedimentos odontológicos curativos até esta fase da vida. Apesar dos adolescentes demonstrarem conhecimentos básicos e práticas satisfatórias de saúde bucal, a experiência de cárie moderada direciona a necessidade de uma abordagem mais efetiva, com ênfase à prevenção, para a promoção da saúde do adolescente nesta fase.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autora

Veja mais

Cristhiane Amaral

Odontopediatra e Opne

 Presidente Prudente, SP

Professora da Universidade do oeste Paulista - Unoeste

Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais não é somente benevolência, é ciência.

Odontologia para... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Cristhiane e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook