A Dieta e suas Influências na Saúde Bucal

  Artigo, 17 de Dez de 2010

A cárie dentária tem etiologia multifatorial. Para se iniciar o processo carioso é necessária a interação de alguns fatores como uma dieta rica em açúcar, principalmente carboidratos simples; microbiota bucal favorável, condição do hospedeiro e o tempo. Destes, a dieta cariogênica é muito importante para o início e evolução da cárie dentária, visto que a microbiota já está presente na cavidade oral e necessita apenas de estímulo (açúcar) para produzir ácidos que desmineralizará a estrutura dentária. Por outro lado, da mesma forma que existem alimentos que concorrem para o aparecimento da cárie, existem também alimentos que impedem o início do processo carioso através de vários fatores químicos e físicos como a ação microbiana; a consistência do alimento que estimula o aumento da secreção salivar, ajudando na remoção de microorganismos da cavidade oral; a presença de substâncias fosfatadas que impedem a queda do ph durante a ingestão do alimento, além de promover o restabelecimento do ph bucal mais rápido em relação á ingestão de outros alimentos. Dentre os alimentos anticariogênicos que apresentam as características citadas temos os queijos de maneira geral, a castanha-de-caju torrada, o amendoim, alimentos ricos em fibra, entre outros.

Este artigo visa fornecer informações sobre o potencial dos alimentos de uma dieta; Os quais possuem  propriedades Cariogênicas, Não Cariogênicas e Anticariogênicas e seu reflexo na Saúde Bucal.

  • Alimentos Cariogênicos:Os Hidratos de Carbono que as pessoas ingerem são a principal causa da cárie dentária, sendo o açúcar o mais cariogénico. Sem açúcar não há cáries. Qualquer alimento açucarado deverá ser ingerido durante as principais refeições, pois nessa altura há aumento da produção de saliva, logo, maior diluição dos açúcares e maior diluição e neutralização dos ácidos produzidos. Contudo, após qualquer ingestão de açúcar, deve-se escovar os dentes para impedir a produção de ácidos e consequentemente o aumento da acidez.Estudos realizados mostram que muitas das cáries não são devidas às grandes doses de hidratos de carbono que, mais do que seria desejável, incluímos nas nossas refeições, mas à ingestão de açúcares no intervalo destas.Ex: Chocolate (tipo Nescau), "milk-shake", iogurte de frutas, chá / café / leite com açúcar.Conservas de frutas, geléias, frutas secas, maçã do amor, frutas caramelizadasCarnes com temperos adocicados, com cremes, molhos, etc.Bolos, tortas, pão doce, bolachas, ...Doces em geral, balas, confeitos, sorvetes, chicletes, chocolatesRefrigerantes em geral, sucos artificiais.Pizza, cachorro quente, hambúrguer, todos com 'ketchup' e ingredientes ou molhos doces, pipoca doce.
  • Alimentos Não Cariogênicos ou Menos Cariogênicos:Alimentos Não Cariogênicos ou Menos Cariogênicos são aqueles que contêm uma quantidade aceitável de açúcar na sua composição. Porém não devem ser consumidos em excesso. Como exemplo da Maçã que apezar de sua consistencia firme que estimula o aumento da secreção salivar e ajuda na remoção de microorganismos da cavidade oral apresenta sacarose e pode ser um alto potencial cariogênico se consumida em excesso.Ex:Iogurte natural, chá / café / leite com adoçante.Água mineral, refrigerantes dietéticos, sucos de frutas naturais sem açúcar.Pizza, cachorro quente, hambúrguer sem 'ketchup' e ingredientes ou molhos doces, pipoca salgada, batata frita.
  • Alimentos Anticariogênicos:A consistência do alimento que estimula o aumento da secreção salivar, ajudando na remoção de microorganismos da cavidade oral; a presença de substâncias fosfatadas que impedem a queda do ph durante a ingestão do alimento, além de promover o restabelecimento do ph bucal mais rápido em relação á ingestão de outros alimentos.Dentre estes destaca-se o Queijo que é um produto lácteo concentrado feito a partir da coagulação do leite e é consumido como parte da dieta humana há milhares de anos. Assim como o leite, o iogurte e outros produtos lácteos, o queijo é naturalmente rico em muitos nutrientes, incluindo cálcio, fósforo, proteínas, vitaminas lipossolúveis e vitaminas B.  Todos os produtos lácteos são excelentes fontes de cálcio e fósforo, que são essenciais para o desenvolvimento e manutenção da saúde dental. Entretanto, o queijo e o leite são conhecidos por conter fatores específicos que protegem contra cáries dentais e são conhecidos como anti-cariogênicos. O queijo é considerado como um dos alimentos mais anti-cariogênicos de todos.As propriedades anti-cariogênicas dos queijos foram bem estudadas e vários mecanismos foram sugeridos para explicar como os queijos ajudam a proteger os dentes:

- Estudos mostraram que o consumo de queijos pode ajudar a reduzir os aumentos prejudiciais de acidez na placa que envolve o dente; - Os queijos fornecem grandes quantidades de cálcio e fósforo à boca, o que ajuda a repor os minerais perdidos pela desmineralização; - O consumo de queijos ajuda a promover a deposição de minerais como cálcio e fósforo no dente (remineralização) e aumenta a resistência do esmalte dentário; - Estudos mostraram que o consumo de queijos seja sozinho, seja como parte de uma refeição, aumenta a concentração de cálcio na placa ao redor do dente. Isso ajuda a reduzir e repor o cálcio perdido quando o dente é atacado pelos ácidos produzidos na boca. Foi mostrado que o consumo de queijos após consumo repetido de bebidas ácidas pode retornar os níveis de cálcio na placa aos níveis de antes da bebida; - Os queijos nos levam a produzir mais saliva na boca, o que ajuda a limpar os alimentos e reduzir a quantidade de açúcar presente pela fermentação e produção de ácido pelas bactérias da boca. A saliva também ajuda a neutralizar o ácido que é formado e pode ajudar a inibir a ação da placa bacteriana, ajudando a reduzir a produção de ácidos e os danos; - Assim como no caso do leite, a caseína presente no queijo ajuda a proteger o esmalte dentário formando um filme fino na superfície do dente, que previne contra danos.

Desta forma, estimular as pessoas a consumirem queijos nas refeições, entre elas ou depois delas, bem como depois do consumo de bebidas com açúcar/lanches pode ajudar a prevenir a ocorrência de cárie dental.

  • O aconselhamento dietético é fundamental para a manutenção da saúde bucal, visto que os hábitos dietéticos adquiridos na infância formam a base para o futuro padrão alimentar.Em uma reeducação alimentar deve-se levar em conta, porém, a realidade em que o indivíduo vive, tendo como objetivo central a utilização racional de açúcar.

Fotos do artigo

Referências

CAMPOS, J. A. D. B.; ZUANON, A. C. C.; CAMPOS, A. G. Influência da alimentação e da nutrição na odontogênese e desenvolvimento de lesões de cárie dental. Jornal Brasileiro de Odontopediatria & Odontologia do Bebê, v. 6, n. 31, p. 246-249,2003..

MAHAN, K; STUMP, S.E. Krause alimentos, nutrição e dietoterapia. 10. ed. São Paulo: ROCA, 2002.

NOVAIS, S.M.A. et al. Relação Doença Cárie-Açúcar: Prevalência em Crianças.  

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autor

Veja mais

Dr. Cássio Gadelha

Cirurgião-Dentista

 João Pessoa, PB

Dr. Cássio Gadelha, Odontólogo atua na Clínica Gadelha em João Pessoa, PB. É especialista em Ortodontia e Ortopedia facial. Atua desde 2014 na área de Harmonização Facial,... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Cássio e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook