Clareamento Interno como Etapa Prévia à Restauração à Pino de Dentes com Alteração de Cor: Relato de Caso

  Caso clínico, 28 de Jan de 2016

Resumo

O restabelecimento da forma, função e estética de dentes anteriores com grande destruição coronária é um desafio para a área estética. Uma opção é a utilização de pinos intra-radiculares de fibra de vidro associada à restauração com resina composta, junto com a realização do clareamento interno quando o remanescente apresenta alteração de cor. O presente caso avaliou a eficácia da técnica empregada para a reconstrução dentária, associando clareamento interno com Perborato de Sódio e utilização de pino de fibra de vidro e cimento U200, apresentando os resultados obtidos no tratamento.Paciente do sexo feminino, 30 anos, procurou o serviço queixando-se de escurecimento dos elementos 11 e 21 tratados endodonticamente. O exame clínico revelou também extensas restaurações insatisfatórias nos mesmos dentes. Estes foram submetidos ao clareamento interno por meio da técnica Walking Bleach composta pelo preenchimento da câmara pulpar com Perborato de Sódio durante 7 dias (duas sessões). Em seguida, restaurações a pino foram realizadas. 

Fotos do caso

Conclusão

Após esse período foi possível verificar que a técnica de clareamento foi eficiente e o resultado obtido foi satisfatório. O dente alcançou uma cor próxima à ideal, comparando-os aos elementos 12 e 22. Os pinos conferiram melhor retenção e resistência ao material restaurador, sendo as restaurações insatisfatórias substituídas com maior segurança clínica. 

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autora

Veja mais

Dra. Cássia Fernandes

Cirurgiã-Dentista

 Natal, RN

Cássia Fernandes é graduada em odontologia em Natal - RN pela UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Faz parte do iDent desde Outubro de 2012.

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dra. Cássia e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook