Cisto Nasolabial ( Relato de Caso e Revisão de Literatura)

  Artigo, 23 de Ago de 2013

INTRODUÇÃO

O cisto nasolabial é um cisto raro de origem não odontogênica que se desenvolve na região inferior da asa nasal, com etiologia incerta. Esta lesão possui crescimento lento e dimensões entre(1,5-3cm),clinicamente observa-se tumefação flutuante na região do sulco nasolabial ao redor da asa do nariz, causando uma elevação do lábio superior. Seu diagnóstico pode ser feito basicamente pelo quadro clínico e, se necessário, complementando-se com exames auxiliares por imagens. O presente trabalho relata o caso de um paciente do gênero masculino de 30anos, que se queixava de aumento de volume na região da asa esquerda do nariz e cujas características clínicas eram compatíveis com cisto nasolabial. As imagens de TC demonstraram uma formação expansiva com densidade de tecido mole, localizadas na região nasal esquerda. Foi proposta a excisão cirúrgica da lesão como forma de tratamento.

REVISÃO DE LITERATURA

Os cistos nasolabiais foram primeiramente descritos por Zuckerkandl em 1882, porém, McBride em 1892, foi quem relatou o primeiro caso sendo, um pouco mais tarde, detalhado por Brown-Kelly em 1898. São raros e equivalem a 7% de todos os cistos dos maxilares, sendo mais relatados em mulheres e negros entre a quarta e quinta dècadas de vida, podendo ser uni ou bilaterais.

Apesar de sua etiologia ainda ser controvérsia, existem duas teorias onde a primeira sugerida por Klestadt ,em 1953 defende que esse cisto deriva de restos ectodérmicos, já a segunda teoria sugerida por Bruggemann em 1920 ,defende a derivação por epitélio do ducto nasolacrimal.

Esse tipo de lesão faz diagnóstico diferencial com furúnculo nasal, Cisto Dermóide, Epidermóide, Cisto Globulomaxilar , lesões inflamatórias periapicais e Tumores de glândula salivar.

O tipo de tratamento de escolha pode ser de acordo com a experiência do cirurgião , porém as mais comuns são a excisão cirúrgica e marsupialização transnasal.

DISCUSSÃO

O nosso presente trabalho apresenta um caso de cisto nasolabial onde se mostra a importância de um bom exame clínico e de imagem ,bem como uma boa forma de tratamento ,onde temos diversos tipos e que a de escolha fora a excisão cirúrgica onde obtivemos êxito com o resultado até o presente momento . Ao nosso ver, o que dificulta o diagnóstico do cisto Nasolabial é a raridade com que esta lesão ocorre.

A hipótese de diagnóstico do presente estudo foi embasada nos achados clínicos e imaginológicos, onde se constataram todas as características de um cisto nasolabial, sendo posteriormente confirmado com o exame histopatológico.

CONCLUSÃO

Sua etiologia é controvérsia ;

É um cisto raro que acomete mais mulheres e negros de quarta e quinta idade , podendo ser uni ou bilateral;

A forma de tratamento varia de acordo com o cirurgião.

Fotos do artigo

Referências

Rev. Bras. Otorrinolaringol. vol.74 no.3 São Paulo May/June 2008 Shinohara EH, Perin SV, Carvalho Júnior JP. Cisto nasolabial: relato de caso. BCI. 2001; 8(29):15-8. Arquivos em Odontologia Volume 45 Nº 02 Abril/Junho de 2009 J Oral Maxilofac Surg 65:124

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autor

Veja mais

Dr. Bruno Chagas

Cirurgião Bucomaxilofacial

 Rio de Janeiro, RJ

Profissional atuando na área de Cirurgia Maxilofacial com residencia em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial no Hospital Federal de Bonsucesso-RJ, mini residência de... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Bruno e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook