Vi Prêmio Saúde

  Artigo, 17 de Mai de 2015

Baiano de Senhor do Bonfim, Vence Concurso Nacional de Saúde Promovido pela Editora Abril.

O VI PRÉMIO SAÚDE, promovido pela Abril Mídia, Revista Saúde, este ano teve a participação de oito categorias. No total, foram 474 trabalhos inscritos, desenvolvidos por 673 instituições e assinados 1.941 profissionais de saúde. Médicos, cirurgiões-dentistas, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, biólogos, educadores, físicos, farmacêuticos, assistentes sociais, biomédicos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais.

Foi uma importante mostra da produção científica da maioria dos estados.O júri formado por 74 grandes nomes do setor teve dificuldades para escolher finalistas e vencedores. Estiveram como finalistas na categoria Saúde Bucal, a Avaliação técnica para desflouretação de águas no nordeste, assinado por seis pesquisadores da Univers. Fed. da Paraíba, Univ. Fed. de Campina Grande, Funasa e Pref.. Munic. de São João do Rio do Peixe – PB. Uma outra pesquisa, Para proteger a boca no combate ao câncer, com o uso do laser de baixa potencia, assinada por doze cientistas do Instituto Nacional do Câncer/RJ. E o trabalho julgado vencedor na categoria, o Guia de saúde bucal para deficientes visuais, de autoria do Dr. Artur Fernandes de Paiva Neto, Instituiçâo: Instituto Psicopedagógico de Bonfim.

Na solenidade de entrega dos prêmios aos vencedores ocorrida nesta terça-feira, 29/11/2011, no Auditório do Memorial da América Latina, em São Paulo, ocorreram fatos marcantes: A presença de centenas de profissionais comprometidos com estudos e pesquisas tendo como objetivo a solução de problemas que afetam a saúde da população. A presença de nomes respeitados como o Dr. Adib Jatene, ex-ministro da saúde, homenageado da noite, que participou da primeira cirurgia cardíaca realizada no Brasil.

O atual ministro da saúde, Alexandre Padilha, que encerrou o evento. A emoção de Artur Paiva Neto, ao ser anunciado vencedor da categoria que arrancou aplausos em doze dupla, chamando atenção pela extensão social do trabalho (sem fins lucrativos), dirigido a deficientes, elaborado por apenas um profissional, do interior do nordeste (único vencedor da região) e finalmente pela idade do autor, o único jovem dentre todos os vencedores. O presidente da Fundação Dorina Nowill, instituição que tem se dedicado à inclusão social das pessoas com deficiência visual, por meio da produção e distribuição gratuita de livros Braille disponibilizou ao vencedor todos os recursos necessários para reeditar uma nova edição do Guia, comprometendo-se a buscar patrocinadores e o Ministro de Estado Alexandre Padilha, informou que já existem entendimentos com o secretário de saúde, Jorge Sola, visando à disponibilização do Guia, na rede SUS.

Fotos do artigo

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autor

Veja mais

Artur Neto

Cirurgião-Dentista

 Senhor do Bofim, BA

Atua como clínico-geral e atendimento especializado em Endodontia.
É autor do livro intitulado, Guia de Saúde Oral para Deficientes Visuais. Sendo reconhecido como editor... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Artur e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook