Disjunção Rápida de Maxila Cirurgicamente Assistida

  Artigo, 23 de Abr de 2015

A disjunção rápida de maxila cirurgicamente assistida é sem dúvida alguma um ponto muito controverso na ortodontia. Isto devido a dificuldade de identificar quando indicar uma disjunção rápida somente ortodôntica e quando indicar uma disjunção auxiliada cirurgicamente. É de nosso conhecimento que após o término do crescimento, encontrando-se as suturas ósseas fusionadas, o efeito das forças ortopédicas, sobre o tecido ósseo, são significativamente limitadas. Portanto, é lógico pensarmos que na idade adulta, a correção da deficiência transversa esquelética de maxila, seja ela unilateral ou bilateral, deve ser assistida cirurgicamente, devido ao fato que somente a cirurgia tem a capacidade de romper totalmente a resistência das suturas fusionadas, proporcionado enorme facilidade para o movimento de expansão ou alongamento ósseo do palato, sem causar ou causando o mínimo de inclinações dentárias indesejáveis.

Acredito que devemos oferecer ao paciente resultados previsíveis e seguros. Tentativas de disjunção de maxila somente ortodônticas em pacientes adultos, frequentemente não obtém êxito e podem ocasionar injúrias importantes aos dentes e periodonto. Quando ortodontista e cirurgião trabalham juntos em pacientes adultos com deformidades dento-esqueléticas, o resultado final é muito mais previsível, seguro e estável ao longo da vida do paciente.

Vale ainda ressaltar que a maioria dos pacientes com atresia de maxila apresentam palato ogival, com consequente predomínio do padrão de respiração bucal. A cirurgia de expansão de maxila pode melhorar em até 70% a respiração pelo nariz, dependendo da quantidade de expansão necessária.

Tudo de bom à todos!

Para mais informações acesse:

http://www.cirurgiaortognatica.blog

http://www.facebook.com/alexandreaugustoferreiradasilva

Fotos do artigo

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autor

Veja mais

Alexandre Augusto

Cirurgia Ortognática - Bucomaxilo

 São Paulo, SP

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Alfenas / UNIFAL-MG. Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo Hospital Central da Irmandade da... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Alexandre e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook