Placa de Mordida Miorrelaxante

  Caso clínico, 12 de Fev de 2011

Resumo

Indicada para tratamento dos distúrbios articulares (ATM) e musculares que envolvem o sistema mastigatório, as placas interoclusais rígidas, necessitam possuir as seguintes características: resistência e mutabilidade.

Resistência para manter a estabilidade dos contatos dentais.

A Mutabilidade permite, depois da acrilização, ajustes por remoção ou acréscimo de material, a fim de devolver estabilidade mandibular após prováveis alterações do seu posicionamento.

A placa visa criar, de uma forma artificial, os requisitos de posicionamento dental ideal para o paciente que, por uma ou outra razão (perda de dentes, ou mau posicionamento), não os atinge com os seus dentes na posição que estão. Promovendo assim, um descanso da musculatura e evitando trações e compressões sobre os tecidos articulares - ATM (Articulação Temporo-Mandibular) que fica próximo aos ouvidos, aliviando assim dores de cabeça, estalos, crepitação, saltos na ATM, ruídos de areia...

cc:

Paciente de 36 anos, Classe III esquelética, melanoderma.

Queixa principal: apertamento dental noturno, resultando em dores na região da musculatura facial, pescoço, ombro e até coluna. A paciente relatou dormir mal e acordar com dor de cabeça, que só alivia com o uso de analgésicos, comprometendo sua qualidade de vida.

Primeiramente encaminhei-a, por duas vezes, a ortodontistas diferentes e renomados, que desaconselharam cirurgia ortognática.

Confeccionei uma Placa Oclusal Miorrelaxante superior com cobertura total superfície oclusal e lisa, sem impressões cuspídicas dos dentes antagonistas, promovendo a estabilização mandibular, como contatos dente/placa sem imbricamento, intercuspidações, o que leva à perda do reflexo neuromuscular condicionado pela máxima intercuspidação.

Esta Placa atuará, portanto, como um desprogramador muscular.

O relaxamento muscular provém da liberdade de posicionamento proporcionado pela placa miorrelaxante devido à ausência de indentações (característica de lisura da placa), o que permite o reposicionamento mandibular numa posição ortopedicamente mais favorável e fisiológica, ou seja, a posição de Relação Central (RC).

Fotos do caso

Referências

Contin, I, Revista - APCD vol. 54 - n.2, mar/abr -2000,pg 125

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autora

Veja mais

Dra. Alda Oliveira

Cirurgiã-Dentista

 Areado, MG

ENDODONTISTA
Clínica Geral para crianças, adultos e idosos; Dentística Estética; Cirurgia; Próteses; Ortodontia e OFM.

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Leia também

Palestra para Idosos

  Caso clínico em Saúde Coletiva e da Família

Placa Miorrelaxante Resiliente (Silicone)

  Caso clínico em Disfunção Temporo-Mandibular e Dor-Orofacial

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dra. Alda e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook