Pdp em Mordida Cruzada Posterior Unilateral Esquerda

  Caso clínico, 27 de Set de 2010

Resumo

PACIENTE: FEMININA

IDADE: 8 ANOS

MORDIDA CRUZADA POSTERIOR UNILATERAL ESQUERDA

HÁBITO: SUCÇÃO DE CHUPETA

Caros colegas e amigos, acabei de executar este procedimento lá no PS.

Na verdade a menina terá que usar um aparelho para ampliar o arco superior e descontinuar o hábito pernicioso.

Sei perfeitamente que já se encontra em faixa etária para isso, mas eu queria muito fazer o trabalho e fotografá-lo para postar aqui, como alternativa de tratamento para pacientes de baixa renda.

Aí está!

(agora estou correndo muito, meu tempo se esgotou, deixem suas perguntas, mais tarde as responderei. Obg e bom dia a todos!)

Fotos do caso

Conclusão

Pistas Diretas Planas (PDP) é um dos recursos terapêuticos utilizados em Ortopedia Funcional dos Maxilares no tratamento precoce de diversas más oclusões. As PDPs são construídas diretamente na boca do paciente através da aposição de resina fotopolimerizável na superfície oclusal dos dentes selecionados, devendo ter espessura, altura e inclinação adequadas, buscando melhor distribuição na dissipação dos vetores de força oclusais advindos das contrações dos músculos mastigatórios. Concomitante à aplicação das PDPs, é necessário o uso de Desgaste seletivo, que pode abranger a resina fotopolimerizável e/ou esmalte dental. Das suas vantagens, ressalta-se: facilidade de aplicação; resultados físicos podem ser imediatos; resultados funcionais inequívocos; baixo custo de material; baixo custo de instrumental; aplicabilidade em políticas de atendimento a populações de baixa renda.

Pode-se sugerir que os tratamentos de maloclusões durante a dentição decídua e mista com o uso de PDPs, pelo aspecto preventivo pois evita-se, ao intervir nesta faixa etária, os deletérios efeitos físicos das funções executadas de modo não equilibrado em um período fundamental para o correto desenvolvimento do complexo crânio-facial.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autora

Veja mais

Dra. Alda Oliveira

Cirurgiã-Dentista

 Areado, MG

ENDODONTISTA
Clínica Geral para crianças, adultos e idosos; Dentística Estética; Cirurgia; Próteses; Ortodontia e OFM.

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Leia também

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dra. Alda e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook