Métodos de Esterilização e Estocagem

  Artigo, 09 de Ago de 2010

Esterilização em Autoclave

o Processo de Esterilização Através do Vapor Saturado sob Pressão Será Obtido com o Uso da Autoclave Devendo Ser Observada as Seguintes Condições:

exposição de 30 Minutos a uma Temperatura de 121º C.em Autoclaves Convencionais

exposição por 15 Minutos a uma Temperatura de 132º C em em Autoclaves Convencionais

exposição por 4 Minutos a uma Temperatura de 132º C, em Autoclaves de Alto Vácuo

o Acondicionamento do Material a Ser Esterilizado em Autoclave Deve Ser Feito em Pacotes Individuais, Envolvidos por Papel de Gramatura, Porosidade e Resistência Compatíveis com o Processo, Campo de Tecido de Algodão Duplo Cru, Ou Outro Material Desde Que Comprovadamente Eficaz.

esterilização em Forno de Pasteur ( Estufa )

o Processo de Esterilização pelo Calor Seco Deve Ser Realizado Através do Forno de Pasteur ( Estufa ), nas Seguintes Condições:

o Forno de Pasteur ( Estufa ) Deve Ter um Termostato para Manutenção Efetiva da Temperatura, Área Mínima para Circulação Interna do Ar e um Termômetro para Controle da Temperatura Preconizada.

estufa com Termômetro e Espaçamento Entre as Caixas para Esterilização.

os Artigos a Serem Esterilizados em Estufa Deverão Estar Acondicionados de Forma Adequada, em Bandejas Ou Caixas Metálicas, Observando-Se o Tempo de 1 Hora de Exposição a uma Temperatura de 170º C  Ou a uma Temperatura de 160º C por 2 Horas, Devendo Ser Marcado o Tempo Após o Termômetro Atingir a Temperatura Desejada.

a Estufa Não Pode Ser Carregada com mais de Dois Terços de sua Capacidade.

obs: Deverá Ser Avaliada a Eficácia do Método de Esterilização Adotado, Através do Uso de Indicadores com Frequência no Mínimo Semanal.

esterilização por Meio Químico

deve Ser Realizada Mediante Imersão do Artigo em Solução de Glutaraldeído a 2% por 10 Horas Ou em Formaldeído por 18 Horas na Concentração de 10% para a Solução Aquosa e 8% para a Solução Alcoólica.

após a Esterilização o Instrumental Deve Ser Submetido a Rigoroso Enxágue com Água Estéril, de Acordo com a Técnica Adequada.

estocagem

A estocagem pode ser feita após a realização dos passos descritos, de acordo com a natureza do artigo ( se não críticos ), ou então após a realização das outras etapas do processamento. O instrumental deve ser estocado em armário fechado, limpo e seco.

Reesterilizá-los (quando não utilizados) após uma semana. Reedatá-los.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autora

Veja mais

Dra. Alda Oliveira

Cirurgiã-Dentista

 Areado, MG

ENDODONTISTA
Clínica Geral para crianças, adultos e idosos; Dentística Estética; Cirurgia; Próteses; Ortodontia e OFM.

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dra. Alda e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook