Infecção pelo Hpv

  Artigo, 28 de Out de 2010

Paciente feminina, 5 anos.

Presença de verruga no vermelhão do lábio inferior de 0,3 mm e 2 nas comissuras labiais direita e esquerda de cerca de 0,1 mm.

Pela anamnese a mãe revelou que a menina tem o hábito de roer unhas e mordiscar os dedos (ONICOFAGIA).

Examinei suas mãos e constatei a presença de formações verrucosas em seus dedos.

Verruga Vulgar

A verruga comum é o resultado de infecção pelo HPV, cuja identificação clínica existe há mais de dois mil anos.

A verruga vulgar consiste em uma hiperplasia do epitélio escamoso estratificado benigna, induzida por vírus e focal, sendo associadas ao HPV- 2, HPV- 4 e HPV- 40.

É contagiosa, e pode espalhar-se por outras partes da pele ou das membranas mucosas de uma pessoa, por auto-inoculação. Não é comum na mucosa oral, mas extremamente comum na pele.  Clinicamente, estas lesões apresentam-se como pápulas ou nódulos bem delimitadas e pálidas, com uma superfície áspera, "verruciforme" ou com projeções papilares. As lesões são indolores e de consistência firme à palpação.

Têm crescimento vagaroso, e geralmente menos de 1 cm de tamanho. A porção exofítica da lesão é estreita em comparação com a base larga.

A infecção viral afeta inicialmente as mãos e os dedos de crianças e adultos jovens. As verrugas das regiões bucal e peribucal desenvolvem-se tipicamente na borda do vermelhão dos lábios  no palato e no terço anterior da língua. O envolvimento bucal geralmente resulta do contato direto com lesões nas mãos ou com as mãos servindo como vetor de lesões em outras partes do corpo.

A localização e o tamanho comparativo da base da lesão são características distintas entre a verruga e o papiloma escamoso, além de que as primeiras terem um crescimento mais vagaroso.

Múltiplas verrugas de lábio podem sugerir a possibilidade de condiloma acuminado ou hiperplasia epitelial focal, mas essas condições multifocais são tipicamente limitadas a superfície "úmida" da mucosa.

Para as lesões orais é indicada a excisão cirúrgica conservadora, porém podem ser removidas por crioterapia, eletrocirurgia ou mesmo ablação a laser. O contato com o tecido circunvizinho deve ser evitado durante a remoção, a fim de minimizar a possibilidade de inoculação viral. A recorrência é bastante rara e o encaminhamento ao médico é obrigatório para a remoção das lesões de pele.

As verrugas não se transformam em lesões malignas, e dois terços desaparecem espontaneamente dentro de 2 anos, especialmente em crianças.

Esclarecimentos complementares enviados por Dr. Fausto Rocha Araujo (Patologista):

"Excelente anamnese Dra. Alda. Se me permite gostaria de fazer um esclarecimento, que não muda nada, só a critério de taxonomia. (afinal temos muitos acadêmicos)

O lábio como sendo semi-mucosa o termo mais propicio para a lesão seria papiloma, apartir da junção com a pele usamos o termo verruga vulgar.

A lesão é exatamente a mesma (inclusive histologicamente) só muda o nome.

Parabéns mais uma vez por nos trazer belos casos."

Fotos do artigo

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autora

Veja mais

Dra. Alda Oliveira

Cirurgiã-Dentista

 Areado, MG

ENDODONTISTA
Clínica Geral para crianças, adultos e idosos; Dentística Estética; Cirurgia; Próteses; Ortodontia e OFM.

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dra. Alda e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook