Roncar Pode Ser Pior do Que Se Imagina

  Artigo, 10 de Ago de 2010

A figura que dorme emitindo assobios enquanto a barriga sobe e desce só é engraçada no desenho animado. Na vida real, esse é um tormento para cerca de 40% das pessoas. Além de preocupar pelo inconveniente de atrapalhar quem dorme ao lado, o ronco deve ser encarado com seriedade, pois pode significar muito mais do que um hábito chato.

O Ronco Não é Apenas Desagradável: Também é Perigoso

o Ronco Pode Ser o Sinal de uma Doença mais Grave, a Apneia do Sono, Apontada como uma das Causas de Doenças como a Hipertensão.

pelo menos 10% dos Roncadores Fazem Apnéia, uma Parada Respiratória de Cerca de 30 Segundos Durante o Sono. a Queda do Nível de Oxigênio no Organismo Obriga a Pessoa à Praticamente Acordar para Voltar a Respirar. o Cérebro Volta ao Estágio Inicial do Sono E, Quando Está no Fim do Trabalho de Aprofundá-Lo, é Obrigado, por uma Nova Apnéia, a Refazer o Processo por Toda à Noite.

ronco Pode Causar Doenças Graves, Acidentes, Mudanças Comportamentais e até Crises Conjugais.

decorrente de Fatores como Obesidade, Sedentarismo (Que Gera o Enfraquecimento da Oro-Faringe), Problemas de Adenóide (Que Provoca Respiração Bucal) e até a Posição na Hora de Dormir (A Postura Ventral Propicia o Problema). o Consumo de Álcool e de Alimentos Pesados à Noite, Também São Fatores Desencadeantes. Quando é um Hábito Ocasional, Não Há Motivo para Preocupação. Mas Quando Se Transforma em um Ronco Crônico e Forte, é Bom Tomar Providências.

o Ronco Ocorre Quando o Espaço para a Passagem de Ar na Parte Posterior da Garganta Se Contrai, Fazendo com Que o Ar Seja Inalado com Velocidade e Pressão Maior do Que o Normal. Isso Faz com Que Haja uma Vibração do Tecido Mole na Parte Posterior da Boca, Causando o Barulho do Ronco.

em Geral, Quem Ronca Acentuadamente Sofre de um Problema Chamado Apnéia Obstrutiva, Que Nada mais é do Que uma Parada Respiratória Durante o Sono. sua Causa é Parecida com a do Ronco: A Passagem de Ar Fica Obstruída, a Respiração Cessa e o Oxigênio Fica Bloqueado para os Pulmões.

cada Vez Que a Respiração é Bloqueada, Há uma Queda de Oxigênio na Corrente Sangüínea, Exigindo Que o Coração Trabalhe mais para Fazer com Que o Sangue Circule. a Pressão Sangüínea Aumenta Causando um Batimento Cardíaco Irregular Ou até Mesmo uma Parada. Dependendo do Número de Vezes Que Ela Ocorre e o Tempo de Duração, Pode Ser Considerado um Problema Leve, Moderado Ou Grave.

durante a Apnéia, a Falta de Oxigênio Faz com Que o Cérebro, Envie Mensagens de Alerta, Fazendo com Que a Pessoa Se Movimente para Resolver o Problema. Isso Provoca um Sono Instável e Nada Reconfortante, Pois a Pessoa Não Consegue Atingir o Estágio de Sono Profundo. por Isso, em Geral, Quem Ronca Demais Não Tem um Sono de Boa Qualidade e Está Sempre Se Sentindo Cansado e Sonolento. Este Estado Aumenta o Risco de Acidentes e Diminui a Produtividade de Funcionários, Influenciando até Mesmo o Humor das Pessoas e sua Capacidade de Memorização, por Isso é Estudado com Afinco por Especialistas de Todo o Mundo, em Especial dos Estados Unidos.

é uma Luta Entre o Dormir e o Despertar Que Dura a Noite Inteira. a Pessoa Não Consegue Ficar Acordada de Dia Porque Efetivamente Não Dormiu à Noite. Isso Prejudica o Metabolismo e pelo menos 60% dos Que Têm Apnéia Sofrem de Hipertensão. Perdem Tempo Tratando a Pressão Quando Deveriam Tratar o Ronco. Muita Gente Morre Dormindo e Ninguém Sabe a Verdadeira Causa - Afirmam os Especialistas.

se Você Ronca Alto, com Freqüência, a Ponto de Incomodar o Sono dos Outros, Você Pode Ter um Problema Crônico de Ronco.

se o Ronco é Acompanhado de uma Forte Sonolência Durante o Dia E, Além Disso, Você Acorda no Meio da Noite Sentindo Que Ficou Sem Ar Durante Alguns Segundos, Você Provavelmente Sofre de Apneia do Sono, Que Se Caracteriza pela Interrupção da Respiração Durante o Sono. o Problema é mais Comum em Homens Obesos de 40 a 60 Anos e em Mulheres com Excesso de Peso Depois da Menopausa. o Uso de Bebidas Alcoólicas e de Sedativos Também Causa o Barulho. os Homens São os Que mais Roncam. o Estrogênio Oferece às Mulheres uma Proteção Natural ao Ronco. por Isso, os Casos Entre Elas São mais Comuns Após a Menopausa.

roncar Pode Ser Ainda Sintoma de Apnéia Obstrutiva do Sono, uma Doença Progressiva e Fatal Que Pode Causar Distúrbios Cardiovasculares Graves. uma Detalhada Avaliação Médica e o Exame de Polissonografia São os Primeiros Passos para o Diagnóstico e Tratamento.

ronco X Mau Hálito

o Ronco Também Está por Trás de Boa Parte das Crises Conjugais, Tanto o Mau Hálito como o Ronco Interferem Negativamente nos Relacionamentos Afetivos. Muitas Uniões Acabam Devido a Esses Problemas, Que Hoje Podem Ser Solucionados.

o Ronco, por Ser uma Forma de Respiração Bucal, Aumenta o Ressecamento da Mucosa Oral (Lábios e Bochechas), Acelerando a Descamação das Células, a Qual Irá Alimentar a Formação da Saburra Lingual e dos Cáseos Amigdalianos. Assim como o Mau Hálito Também Traz um Profundo Prejuízo para a Vida Conjugal, a Familiar, a Social e a Profissional. o Incômodo Causado às Pessoas Era o Único Problema a Ser Considerado, Mas, Recentemente, Descobriu-Se Que o Ronco Traz Igualmente um Grande Prejuízo ao Roncador, Debilitando seu Estado Geral de Saúde, Principalmente Devido à Obstrução da Passagem do Ar Ou Apnéia.

o Ronco é um Complicador Social, em Que Entre Casais um Não Deixa o Outro Dormir. é um Ruído Decorrente da Vibração das Paredes da Faringe, Onde Pode Existir Também Redução da Passagem do Ar. é Responsável Também por Mudanças de Personalidade, Que Compreendem: Depressão, Comportamento Irracional e Impotência, Além de Cefaléias Matutinas.

tratamento

ronco Tem Cura: Desde Pequenas Mudanças de Hábito (Como Comer menos Durante a Noite e Evitar o Álcool), Passando pelo Uso de Próteses Dentárias e Chegando, nos Casos mais Graves, a Cirurgias Corretivas, Trata-Se de um Problema Que Pode Ser Resolvido, Mesmo Que Exista Há Décadas. para Isso, Porém, Não Há Receita Milagrosa: O Único Jeito é Procurar o Médico, Fazer os Exames e Descobrir Qual o Tratamento mais Adequado para o seu Caso.

o Exame da Polissonografia é Feito Durante uma Noite Inteira. o Tratamento Consiste em Evitar Álcool e Medicamentos Sedativos, Não Dormir de Barriga para Cima e Perder Peso.a Boa Notícia é Que Ambos (Apneia e Ronco) Podem Ser Tratados, pelo Cirurgião-Dentista, com Resultados Muito Positivos. um Discreto Aparelho Intrabucal, Resolve a Apnéia do Sono da Leve à Moderada, Reduzindo o Ronco a Rumores Bem Discretos.

aparelho para Dormir Acaba com o Problema

para Casos mais Graves, a Alternativa é Usar uma Máscara Ligada a um Respirador Mecânico Que Bombeia Ar nas Vias Aéreas Superiores. Aparelho Chamado Cpap. Trata-Se de uma Máscara Ligada a um Compressor Silencioso Que Fica ao Lado da Cama.

acabe com Esse Problema Através de Tratamento Odontológico

Para casos mais leves, recentemente foram criados aparelhos bucais que posicionam a língua para frente com o objetivo de aumentar o tamanho da garganta.

Quando a apneia do sono ainda se encontra num estágio leve ou moderado, a forma de tratamento é fácil e moderna, feita por meio de um aparelho intrabucal que mantém a mandíbula para frente, desobstruindo a passagem do ar. O aparelho é discreto e resolve 100% dos casos de apnéia leve a moderada, tem 100% de aceitação entre seus usuários, reduz o ronco a rumores bem discretos, além de ser um tratamento eficaz, é o mais barato do mercado.

Procure seu dentista e oriente-se melhor!

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autora

Veja mais

Dra. Alda Oliveira

Cirurgiã-Dentista

 Areado, MG

ENDODONTISTA
Clínica Geral para crianças, adultos e idosos; Dentística Estética; Cirurgia; Próteses; Ortodontia e OFM.

Vídeo-aulas em destaque

Pesquisar produtos

Instrumento

Espátula de Titânio

Para Aplicação de Resina Composta Fotopolimerizável

+ Espátula

Veja mais no Catálogo

Leia também

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dra. Alda e mais 50 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook

Oferecimento

Coltene