Cirurgia Flapless na Implantodontia

  Caso clínico, 02 de Mai de 2017

Resumo

Paciente compareceu a clinica de cirurgia Odontológica INEPO .A principal queixa era ao uso de prótese total superior. Portanto foi proposto o tratamento de reabilitação com implantes dentários e prótese do tipo Protocolo de Branemark. Após exame clínicos, radiográficos, tomográficos e exames complementares, iniciou - se o planejamento reverso para confecção do guia cirúrgico/multifuncional.

No exame tomográfico foi realizado as mensurações da área eleita para a instalação dos implantes dentários, a qual apresentou condições favoráveis para a realização da cirurgia flapless (FIGURA 1).

Neste caso foi utilizado o implante STRONG SW CONE MORSE ( SIN, São Paulo, Brasil) com 3,5 mm de diâmetro e 13 mm de comprimento.

A (FIGURA 2) demonstra o inicio da fresagem com a fresa lança FRL 2020 SIN (Sistema Nacional de Implantes - SP - Brasil), dando inicio a perfuração com sistema de refrigeração externo de soro fisiológico NacL 0,9 %. Para auxilio da perfuração e correto posicionamento foi utilizado um guia cirúrgico (FIGURA 3). Após a fresa lança foi utilizado a fresa helicoidal 2,0 mm (FH 2015) da SIN (Sistema Nacional de Implantes - SP - Brasil). A sonda foi utilizada após a fresagem para analisar se não houve fenestração óssea e mensurar o volume da mucosa. Seguindo a fresa helicoidal 3,0 mm (FH 2030) SIN (Sistema Nacional de Implantes - SP - Brasil) (FIGURA 4).

A instalação do implante SW cone morse 3,5 mm (diâmetro) por 13mm de (comprimento) da S.I.N (Sistema Nacional de Implantes - SP - Brasil (FIGURA 5).

As vantagens da cirurgia flapless nesse caso foram evidenciadas como: menor tempo cirúrgico, menor sangramento, menor edema, maior conforto e recuperação acelerada no pós-operatório. No entanto, existe limitação na aplicação desta técnica, adequado ao osso e aos tecidos moles que deverão instalar o implante na posição ideal em relação ao planejado e estabilizar o modelo cirúrgico. A cirurgia pré - protética, como enxertia, alveoloplastia, ou modificação de tecidos moles, podem ser necessárias com a remodelação óssea. (Lee et al., 2011)

O presente trabalho não utiliza o guia tomográfico prototipado que segundo alguns autores evitam a refrigeração direta no sistema de fresagem por impedimento do guia cirúrgico.

Materiais utilizados: STRONG SW CONE MORSE com 3,5 mm de diâmetro e 13 mm de comprimentoFRESA LANÇA FRL 2020 SINFRESA HELICOIDAL 2,0 mm (FH 2015) da SINFRESA HELICOIDAL 3,0 mm (FH 2030) SINAutor:Profº Drº Felipe Borba

Fotos do caso

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autora

Veja mais

S.I.N. Implant System

Produtos Odontológicos

 São Paulo, SP

A S.I.N. Sistema de Implante é uma empresa especializada no estudo, desenvolvimento e fabricação de implantes dentários e seus respectivos componentes protéticos. Com mais de... Leia mais

Cursos Online S.I.N. Implant System

Catálogo S.I.N. Implant System

Todo o catálogo S.I.N. Implant System

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com S.I.N. Implant System e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook