Transfixação Sinusal Anterior - uma Nova Opção no Tratamento de Maxilas Atróficas

  Caso clínico, 06 de Mar de 2017

Resumo

Prof. Dr. Rogério de Lima Romeiro

Prof. Dr. Alexandre Marcelo de Carvalho

O presente caso clínico foi realizado no Curso de Especialização em Implantodontia CEOSP-UNINGÁ em Chapecó/SC. Depois de lido e devidamente assinado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelo paciente.

Após exame clínico e análise dos exames radiográficos e tomográficos, verificou-se grande pneumatização do seio maxilar e ausência de volume ósseo alveolar remanescente na região posterior da maxila (Figura 1). Diante de exames laboratoriais, fotografias digitais e obtenção dos modelos de estudo, foi realizada montagem dos modelos em articulador semi-ajustável e, através do planejamento reverso, confeccionado o guia cirúrgico.

No ato cirúrgico, realizou-se inicialmente incisão e retalho mucoperiostal (Figuras 2 e 3), seguida de osteotomia na parede vestibular do seio maxilar e descolamento da membrana sinusal no sentido ântero - posterior (Figura 4). A perfuração do leito receptor para inserção dos implantes longos transinusais foi previamente determinada pelo guia cirúrgico (Figuras 5 a 7), de forma que a emergência da plataforma protética do implante estivesse na localização do primeiro molar. Essa perfuração foi realizada utilizando-se brocas lança, broca de 2 mm de diâmetro e fresa de 3 mm extra-longas. A perfuração óssea iniciou-se no rebordo alveolar remanescente, passando internamente pelo seio e alcançando a cortical anterior. A inserção do implante procedeu-se de forma extremamente cuidadosa no intuito de preservar a integridade da membrana sinusal, iniciando-se pelo rebordo alveolar, passando por dentro do seio e com ápice ancorado no espaço entre a cortical anterior do seio e a parede da cavidade nasal. Utilizamos implante com conexão hexágono externo com 3,75 mm de diâmetro, plataforma 4,1 mm, e comprimento de 22 mm (SW HE SIN-SISTEMA DE IMPLANTE, São Paulo, Brasil). Finalizada a instalação do implante, foi realizado o preenchimento do seio maxilar com enxerto ósseo sintético (Bone ceramic – Straumann - Suíça).

Os dois implantes anteriores foram instalados de forma axial na região dos incisivos laterais. Foram utilizados implantes com conexão hexágono externo com 3,75 mm de diâmetro, plataforma de 4,1 mm e comprimento de 13 mm (SW HE SIN-SISTEMA DE IMPLANTE, São Paulo, Brasil) (Figuras 8 a 11). Todos os implantes foram instalados com estabilidade primária entre 35 a 40Ncm, possibilitando a reabilitação imediata. Procedeu-se à instalação dos componentes intermediários de próteses mini abutment angulado (MAA-SIN-SISTEMA DE IMPLANTE, São Paulo), nos implantes distais transinusais e mini abutment reto (MA-SIN SISTEMA DE IMPLANTE) nos anteriores axiais. Na sequência, realizamos o reposicionamento do retalho mucoperiostal e este foi fixado por suturas tipo colchoeiro e simples com fio de monofilamento de nylon 5.0 (Figura 12), as quais foram removidas a partir do décimo quarto dia pós-operatório. A prótese provisória foi confeccionada somente em resina acrílica termopolimerizável sem infraestrutura metálica (Figura 13). Como acompanhamento pós-operatório, realizamos o seguinte protocolo: amoxicilina 875mg com clavulanato de potássio 125 mg de 12 em 12 horas por 7 dias, nimesulida 100 mg de 12 em 12 horas por 3 dias, dipirona sódica 500 mg 40 gotas de 4 em 4 horas em caso de dor, e os pacientes receberam orientações de procedimentos de higiene oral. Foi realizada uma tomografia de controle, 30 dias após a cirurgia (Figura 14).

Fotos do caso

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autora

Veja mais

S.I.N. Implant System

Produtos Odontológicos

 São Paulo, SP

A S.I.N. Sistema de Implante é uma empresa especializada no estudo, desenvolvimento e fabricação de implantes dentários e seus respectivos componentes protéticos. Com mais de... Leia mais

Cursos Online S.I.N. Implant System

Curso 54m 36s

iDent Talks com Sergio Kahn

Com Prof. Sérgio Kahn e Prof. Eduardo Sampaio

Todos os cursos online S.I.N. Implant System

Catálogo S.I.N. Implant System

Todo o catálogo S.I.N. Implant System

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com S.I.N. Implant System e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook