União de Implantes Dentários a Dentes Naturais

  Artigo, 25 de Out de 2010

RENATO BRITO DO NASCIMENTO

UNIÃO DE IMPLANTES DENTÁRIOS A DENTES NATURAIS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ODONTOLOGIA

SEÇÃO MINAS GERAIS

2010

RENATO BRITO DO NASCIMENTO

UNIÃO DE IMPLANTES DENTÁRIOS A DENTES NATURAIS

Monografia apresentada ao Curso de Especialização  da  Associação  Brasileira de  Odontologia/MG como pré-requisito  para obtenção do título de Especialista em Prótese Dentária.

Orientador: Prof. Dr. Júlio Celso de Melo Sá

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ODONTOLOGIA

SEÇÃO MINAS GERAIS

2010

Monografia defendida e aprovada no curso de  Especialização em  Prótese Dentária, 27 de Agosto de 2010, pela banca examinadora constituída pelos professores:

Professor: Emmerson Moisés Reis

Professor: Júlio Celso de Melo Sá

Professor: Ronaldo Morgan

Dedico este trabalho a todos que contribuíram para a realização de mais esta etapa de minha vida profissional, em especial aos professores do curso e familiares.

“A gente pode morar numa casa mais ou menos, numa rua mais ou menos, numa cidade mais ou menos, e até ter um governo mais ou menos. A gente pode dormir numa cama mais ou menos, comer  mais ou menos, ter um transporte mais ou menos, e até ser obrigado a acreditar mais ou menos no futuro. A gente pode olhar em volta e sentir que tudo está mais ou menos... TUDO BEM! O que a gente não pode mesmo, nunca, de jeito nenhum... é amar mais ou menos, sonhar mais ou menos, ser amigo mais ou menos, namorar mais ou menos, ter fé mais ou menos, e acreditar mais ou menos. Senão a gente corre o risco de se tornar uma pessoa mais ou menos”.

(Chico Xavier)

RESUMO

Os implantes podem ser usados em conjunção com dentes naturais para o suporte de uma ponte fixa. O dente natural é suportado no osso pelo ligamento pediodontal enquanto que o implante pode ser descrito como uma conexão anquilótica com o osso de suporte.

A intrusão de raiz não é uma ocorrência isolada e merece uma investigação séria com relação a sua etiologia para permitir o tratamento de casos implanto-dento-suportado através de métodos previsíveis e livres de problemas. Mesmo após a apresentação de várias teorias, ainda não há uma resposta definitiva. Existem múltiplas variáveis (tipos de conectores, desenhos de copings, posicionamento de pilares naturais, saúde periodontal, natureza da oclusão antagonista e a presença de atividades parafuncionais), preocupações biomecânicas complexas e conseqüências biológicas desconhecidas entre várias outras ocorrências.

Porém esta união é viável desde que sejam observados alguns fatores como a condição periodontal e o número de implantes e dentes a serem usados como suporte. As conexões rígidas são as que apresentam maiores vantagens biomecânicas em relação às conexões não rígidas.

ABSTRACT

Implants can be used in conjunction with natural teeth to support a fixed bridge. While the natural tooth is supported by periodontal bone ligament, the implant presents a anquiolotical connection with the supporting bone.

The intrusion of roots is not an isolated occurrence and deserves a serious investigation concerning its etiology to allow handling dental-implant-supported cases by means of predictable and trouble-free methods. Even after the presentation of many theories, there is still no definite answer. There are multiple variables to be considered (types of connectors, coping designs, natural position of pillars, periodontal health, nature of antagonist occlusion and the parafunctional activities) besides complex biomechanical concerns and unknown biological consequences.

However, the union is feasible, provided that some factors are observed such as the periodontal status, the number of implants as well as the number of teeth to be used as support. Rigid connections show greater biomechanical advantages when compared to non-rigid connections.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autor

Veja mais

Dr. Renato Nasciemnto

Cirurgião-Dentista

 Viçosa, MG

Dr. Renato Nasciemnto é Cirurgião-Dentista em Viçosa, MG - Brasil. Possui graduação em odontologia pela UNIFEB - Fundação Educacional de Barretos. Atua como especialista em... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Renato e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook