Mastigação X Oclusão

  Artigo, 04 de Dez de 2012

Quando mastigamos um alimento, a força mastigatória é dissipada no alimento, chegando aos dentes e ao osso alveolar apenas uma parte dessa força. Uma grande parte dela ficou no alimento triturado; foi usada para esse fim. Na seqüência, o alimento é colocado no dorso da língua e é impelido ao esôfago pela deglutição.

Durante todo o tempo da mastigação os dentes não se tocaram. Toda força exercida tinha o objetivo de triturar o alimento e nossa mandíbula esteve durante todo o tempo em Excêntrica com os côndilos apoiados sobre os discos articulares.

Se ocorrer toques ou tropeços dentais durante a mastigação, estes são responsáveis por traumas tais como: fraturas dentais, reabsorção óssea, sensibilidade, retrações gengivais, escurecimento dental, abfrações, ruídos de ATM, disfunção de ATM,dores musculares, dores nos ouvidos, mobilidade dental, quebra de parafuso ou do próprio implante. Enfim, tudo faz pensar que o paciente está usando mal seus dentes, seu aparelho mastigatório.

Quando fechamos a boca os dentes se tocam, ocluíram. Os dentes estão engrenados, encaixe dental. Este encaixe dental é responsável pela posição do côndilo, cabeça da mandíbula, dentro da articulação. Ou seja, na posição mais antero superior da cavidade, com os discos articulares corretamente interpostos, harmonia articular. Não existe força. É a oclusão.

Essa é a grande diferença, a oclusão ocorre em Cêntrica enquanto a mastigação é sempre em excêntrica.

Em oclusão os toques dentais só ocorrem na deglutição e fonética, são os famosos: stoppers,equalizers, A, B e C. Eles só ocorrem na oclusão e não na mastigação. São os toques dentais que regulam a erupção passiva. Eles só ocorrem em cêntrica e não em excêntricas. Eles só ocorrem em pessoas sadias oclusalmente falando.

Esta é à baseda Odontologia.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autor

Veja mais

Dr. Moacyr Filho

Cirurgião-Dentista

 Suzano, SP

Vender saúde é muito mais complexo que vender produtos. Em nosso consultório não oferecemos produtos, mas sim solução.

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Moacyr e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook