Restauração Indireta em Resina Composta–Relato de Caso Clínico

  Caso clínico, 01 de Ago de 2017

Resumo

As restaurações diretas em resina composta constituem-se como uma das técnicas restauradoras mais realizadas pelos profissionais para a resolução estética em dentes anteriores e posteriores. Porém, quando ocorre uma maior destruição coronária nos dentes posteriores que compromete a face oclusal além de 1/3 da distência entre as cúspides, o ideal é que se indique restaurações indiretas em metal, cerâmica ou resina. A técnica restauradora indireta com as resinas compostas microhíbridas constituem-se numa alternativa clínica simples e com excelentes resultados mecênicos e estéticos. Este trabalho tem como objetivo relatar um caso clínico em que se preparou o dente 46 para confeccionar uma restauração indireta em resina composta com auxílio de um silicone de adição para modelo.

Palavras-chave

Resina composta,estética dentária, dentes anteriores

Introdução

Os problemas que acometem os dentes posteriores, na maioria dos casos, estão relaciondos às lesões cariosas iniciadas na dentição mista. Dentro deste contexto, o comprometimento dos tecidos dentários, bem como do órgão pulpar é importante e as vezes inviabilizando um tratamento restaurador mais simples 1-2.

O desenvolvimento de novas resinas compostas tem proporcionado melhoria nas características mecânicas aumentando a resistência à abrasão e à compressão destes materiais bem como uma baixa contração de polimerização. A estes fatores, somam-se às modificações nas características estéticas, com diferentes graus de opacidade e translucidez conferindo melhores resultados estéticos às restaurações. 3-4

As restaurações diretas em resina composta devem seguir um protocolo de execução clínica criterioso, que se inicia com exame clínico, confecção de modelos de estudo e escolha do material restaurador mais adequado à situação clínica específica.5

Dentre as possibilidades clínicas para restauração de dentes posteriores com grande destruição coronária, podemos indicar as restaurações indiretas em metal ou cerâmica 6-7. Como alternativa, a Odontologia Restauradora tem divulgado uma técnica indireta em resina composta com auxílio de um silicone de modelo, em que se prepara o dente, preparo do tipo onlay, molda-se este preparo com alginato e vaza-se um modelo com silicona de adição para posteriormente confeccionar a restauração em resina composta e para em seguida cimentar.

Este trabalho tem como objetivo relatar um caso clínico em que se preparou o dente 46 para confeccionar uma restauração indireta em resina composta com auxílio de um silicone de adição para modelo.

Relato do Caso clínico

Paciente 14 anos, gênero masculino, solicitou a restauração do dente 46 com grande destruição coronária. Após anamnese, exame clínico e radiográfico, contatou-se a vitalidade do dente foi sugerido ao paciente a realização de uma restauração indireta em resina composta (Figuras 1 e 2).

Inicialmente, realizou-se uma regularização da parede pulpar com cimento de ionômero de vidro modificado por resina e resina composta definindo um núcelo de preenchimento. A seguir, realizou-se o preparo do tipo onlay com ponta diamantada 3131 e 4137 (Figuras 3 e 4).

Na mesma sessão clínica, moldou-se o preparo com alginato e vazou-se no molde um silicone de adição monofásico de consistência regular (Variotime Monophase – Kulzer, Alemanha) para obtenção do modelo de trabalho (Figuras 5, 6 e 7)

Seguiu-se com a confecção da restauração indireta em resina composta pela técnica incremental com resina composta micro híbrida (Charisma Classic, Kulzer, Alemanha) (Figuras 8. 9 e 10).

Com a restauração concluída, procedeu-se ao isolamento absoluto do campo operatório e prova da restauração no remanescente dental preparado (Figuras 11 e 12).

Condicionou-se o preparo com ácido fosfórico a 37%, por 30 segundos em esmalte. Após lavagem com jato de água por 60 segundos e secagem, aplicou-se o sistema adesivo Gluma 2 Bond (Kulzer, Alemanha) e fotoativação por 20 segundos (Figuras 13, 14 e 15).

No mesmo ato clínico, condicionou-se a superfície interna da restauração indireta em resina composta com ácido fosfórico 37% por 1 minuto, lavou-se por 2 minutos e secou-se (Figura 16). A seguir, aplicou-se silano e o sistema adesivo sendo fotoativado por 20 segundos (Figuras 17 e 18).

Para finalizar o procedimento adesivo, aplicou-se um cimento resinoso dual autoadesivo – MaxCem Elite na cor transparente e inseriu-se a peça mantendo-a em posição por 1 minuto e removendo os excessos. Em seguida, fotoativou-se por 40 segundos em cada face do dente e aguardou-se o tempo total de 5 minutos para completa polimerização do cimento (Figuras 19, 20, 21 e 22).

Após finalizada a restauração, removeu-se o isolamento absoluto do campo operatório e procedeu-se a checagem dos pontos de contato, ajuste oclusal e acabamento com pontas de borracha abrasiva e escova de carbeto de silício (Figuras 18 e 19).

AUTORES:

Francisco Fernandes Pereira de SOUZA

Acadêmico do Nono Período da Faculdade de Odontologia da UFMG – Belo Horizonte-MG.

Frederico dos Reis GOYATÁ

Amália MORENO

Célia Regina Moreira LANZA

Ivan Doche BARREIROS

João Batista NOVAES JR

Professores do Departamento de Clínica, Cirurgia e Patologia da Faculdade de Odontologia da UFMG – Belo Horizonte-MG.

Referências

1. Goyatá, FR; Gilson, JGR; Cunha, LG; Landa, FV. Restauração de dente posterior com resina composta- relato de caso clínico. Int. J Dent. 2011;10(2):112-116.

2. Morimoto S, Vieira GF, Agra CM, Sesma N, Gil C. Fracture strength of teeth restored with ceramic inlays and overlays. Braz Dent J. 2009;20(2):143-8.

3. Clavijo VR, Clavijo EMA, Andrade MF. Resina composta direta em dentes posteriores:simplificando seu uso. Dent Sci. 2008;2(7):215-24.

4. Goyatá FR, Pereira PC, Castilho AA, Oliveira RS, Ferreira TRFZ. Resolução estética com resina composta e fraturas de esmalte e dentina. R Dental Press Estet. 2008;5(1):69-78.

5. Silva, LM; Francicni, PAS; Veronezi, MC; Nahsan, FPS; Francischone, LF; Sampaio, PCP; Scaffa, PMC. Restauração estética em dente posterior: relato de caso clínico. R. Dent. Press. Estet. 2009;6(2):116-25.

6. Gilson JGR, Brum SC, Oliveira RS, Goyatá FR. Restauração indireta do tipo onlay em empress 2 – relato de caso clínico.Int. J. Dent. 2007; 6(2): 67-70.

7. Almeida e Silva, JS. Restauração adesiva cerâmica: uma solução estética e conservadores no manjo da hipoplasia de esmalte. Clínica-Int. J. Braz. 2008;4(2):2008-19.

Fotos do caso

Conclusão

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A técnica restauradora indireta com resina composta microhíbrida (Charisma Classic e Gluma 2 Bond) com o auxílio de uma silicona de adição para modelo foi efetiva em reestabelecer a morfologia do dente, a função mastigatória e a satisfação do paciente com eficiência clínica e simplicidade.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autora

Veja mais

Kulzer

Produtos Odontológicos

 São Paulo, SP

Confiabilidade conhecida em um novo visual: Mesmo com um novo visual e logo, Kulzer continua a ser um parceiro confiável para todos os profissionais do mercado odontológico -... Leia mais

Cursos Online Kulzer

Catálogo Kulzer

Todo o catálogo Kulzer

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Kulzer e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook