Caso clínico, Terça, 26 de Julho de 2011

Amelogênese Imperfeita - Reabilitação Estética em Odontopediatria

Resumo

Escrito por Dra. Aline Gonçalves, Prof. Doutora Teresa Vale

Resumo:

A Amelogênese imperfeita é uma alteração de caráter hereditário que afeta o esmalte dentário dos dentes temporários e permanentes. Pode provocar, como consequência, sensibilidade dentária perda da dimensão vertical e comprometimento a nível estético. O planejamento e a escolha da melhor alternativa de tratamento dependem da idade do paciente e da gravidade da anomalia estrutural. O objetivo deste trabalho é a apresentação de um caso clínico com restaurações estéticas de dentes temporários com compósito Opallis Odontopediatria, numa criança com Amelogênese imperfeita. A reabilitação clínica realizada permitiu aumentar a auto-estima da criança, expressando um sorriso mais espontâneo e confiante revelando-se importante a nível psicológico e social.

Caso Clínico:

O caso clínico refere-se a uma criança de 4 anos, do sexo masculino, com Amelogênese Imperfeita com perda da dimensão vertical. Iniciou-se o tratamento pelo setor anterior para aumentar a auto-estima da criança, uma vez que o comprometimento estético é importante. Os dentes foram restaurados com coroas de acetato e Opallis Odontopediatria (figuras 1 - 30). No setor posterior preconiza-se a reabilitação da dimensão vertical com coroas de aço pré-formadas. A publicação deste caso clínico foi autorizada pelos responsáveis pela criança através da assinatura de um consentimento informado.

Discussão:

No caso clínico apresentado observa-se uma manifestação severa de Amelogênese imperfeita, pela análise radiográfica confirma-se a presença da anomalia em ambas as dentições o que está de acordo com casos relatados por outros autores.1 2 6 Conforme descrito na literatura, verifica-se neste paciente o fator hereditário ligado ao cromossoma X, pois a mãe e a irmã também manifestam a anomalia.3 Iniciou-se o tratamento pelo setor anterior para motivar a criança e os seus responsáveis para a reabilitação total das arcadas superior e inferior de forma a recuperar a dimensão vertical. Inicialmente o paciente era pouco colaborante e os responsáveis questionavam-se sobre a necessidade de reabilitação, uma vez tratar-se de dentição temporária. Após a realização das restaurações estéticas superiores anteriores foram colocadas coroas de aço pré formadas nos molares temporários. Depois deste tratamento ocorreu a esfoliação dos incisivos centrais inferiores não sendo necessário ter efetuado qualquer tratamento. Devido à complexidade do caso o plano de tratamento poderá ser alterado sempre que necessário, acompanhando o crescimento da criança, de forma a garantir estabilidade estética e funcional.

Fotos do caso

Conclusão

A reabilitação clínica realizada permitiu aumentar a auto-estima da criança, expressando um sorriso mais espontâneo e confiante revelando-se importante a nível psicológico e social. O compósito Opallis Odontopediatria – FGM é o material de eleição para o tratamento de dentes temporários pois coloca à disposição do médico dentista uma gama de cores específica para os dentes temporários.

Dr. Bruno Luis Lima Soares (Cirurgião-Dentista)

Dr. Bruno Soares Excelente!!!!

12 de Jun. às 15:10

FGM (Produtos Odontológicos)

FGM Boa tarde Dra. Vanessa, primeiramente verifica-se a adaptação da coroa de acetato ao remanescente, depois insere a resina composta na coroa, coloca-se em posição e fotopolimeriza.

7 de Fev. de 2013 às 16:57

Dra. Vanessa de Paula Maia (Cirurgiã-Dentista)

Dra. Vanessa Maia Ficou perfeito....gostaria de saber mais detalhes sobre a coroa em acetato....você insere a resina e só depois quando entá em posição que você fotopolimeriza?

5 de Fev. de 2013 às 14:41

Dra. Karine Emmanuelle Soares Almeida (Cirurgiã-Dentista)

Dra. Karine Almeida Parabéns!! não só pela técnica que foi bem sucedida, mas também pelo lado humano de devolver a esta criança a autoestima que com certeza estava abalada por esta anomalia....Mais uma vez meus parabéns!!!!!!!

14 de Jul. de 2012 às 07:35

Isaias Silva de Carvalho (Estudante)

Isaias Carvalho muito bom, parabens!

6 de Abr. de 2012 às 17:59

Alinne Barreto de Oliveira (Estudante)

Alinne Oliveira lindo trabalho =)

3 de Abr. de 2012 às 16:46

Dra. Noély C. P. Ribeiro (Cirurgiã-Dentista)

Dra. Noély Ribeiro maravilhoso!

31 de Jan. de 2012 às 22:20

Dra. Andrea Neves (Cirurgiã-Dentista)

Dra. Andrea Neves E por isso que amo odontologia,a cada dia aprendo mais....exelente!!!

15 de Dez. de 2011 às 11:03

Keylla Cardoso (Estudante)

Keylla Cardoso exelente

24 de Nov. de 2011 às 19:43

Louise Melo Juliani (Estudante)

Louise Juliani muito bom o resultado! ;) parabéns!

3 de Nov. de 2011 às 18:19

Vídeo-aulas FGM

Cursos17m 22s

Dicas sobre Clareamento Dental

Com Prof. Dr. José Carlos Garófalo

Cursos27m 46s

Restauração em Dentes Posteriores

Com Prof. Dr. José Carlos Garófalo

Cursos44m 07s

Restauração em Dentes Anteriores

Com Prof. Dr. José Carlos Garófalo

Todas as vídeo-aulas FGM

Catálogo FGM

Material

Desensibilize Nano-P

Formulação exclusiva com nanopartículas de hidroxiapatita.

Material

Adesivo Ambar

Elevada resistência adesiva.

Todo o catálogo FGM

Você é dentista?

O iDent ajuda dentistas a trocarem conhecimento e oportunidades na internet.

Participe do iDent. Grátis.