Amelogênese Imperfeita - Reabilitação Estética em Odontopediatria

  Caso clínico, 26 de Jul de 2011

Resumo

Escrito por Dra. Aline Gonçalves, Prof. Doutora Teresa Vale

Resumo:

A Amelogênese imperfeita é uma alteração de caráter hereditário que afeta o esmalte dentário dos dentes temporários e permanentes. Pode provocar, como consequência, sensibilidade dentária perda da dimensão vertical e comprometimento a nível estético. O planejamento e a escolha da melhor alternativa de tratamento dependem da idade do paciente e da gravidade da anomalia estrutural. O objetivo deste trabalho é a apresentação de um caso clínico com restaurações estéticas de dentes temporários com compósito Opallis Odontopediatria, numa criança com Amelogênese imperfeita. A reabilitação clínica realizada permitiu aumentar a auto-estima da criança, expressando um sorriso mais espontâneo e confiante revelando-se importante a nível psicológico e social.

Caso Clínico:

O caso clínico refere-se a uma criança de 4 anos, do sexo masculino, com Amelogênese Imperfeita com perda da dimensão vertical. Iniciou-se o tratamento pelo setor anterior para aumentar a auto-estima da criança, uma vez que o comprometimento estético é importante. Os dentes foram restaurados com coroas de acetato e Opallis Odontopediatria (figuras 1 - 30). No setor posterior preconiza-se a reabilitação da dimensão vertical com coroas de aço pré-formadas. A publicação deste caso clínico foi autorizada pelos responsáveis pela criança através da assinatura de um consentimento informado.

Discussão:

No caso clínico apresentado observa-se uma manifestação severa de Amelogênese imperfeita, pela análise radiográfica confirma-se a presença da anomalia em ambas as dentições o que está de acordo com casos relatados por outros autores.1 2 6 Conforme descrito na literatura, verifica-se neste paciente o fator hereditário ligado ao cromossoma X, pois a mãe e a irmã também manifestam a anomalia.3 Iniciou-se o tratamento pelo setor anterior para motivar a criança e os seus responsáveis para a reabilitação total das arcadas superior e inferior de forma a recuperar a dimensão vertical. Inicialmente o paciente era pouco colaborante e os responsáveis questionavam-se sobre a necessidade de reabilitação, uma vez tratar-se de dentição temporária. Após a realização das restaurações estéticas superiores anteriores foram colocadas coroas de aço pré formadas nos molares temporários. Depois deste tratamento ocorreu a esfoliação dos incisivos centrais inferiores não sendo necessário ter efetuado qualquer tratamento. Devido à complexidade do caso o plano de tratamento poderá ser alterado sempre que necessário, acompanhando o crescimento da criança, de forma a garantir estabilidade estética e funcional.

Fotos do caso

Conclusão

A reabilitação clínica realizada permitiu aumentar a auto-estima da criança, expressando um sorriso mais espontâneo e confiante revelando-se importante a nível psicológico e social. O compósito Opallis Odontopediatria – FGM é o material de eleição para o tratamento de dentes temporários pois coloca à disposição do médico dentista uma gama de cores específica para os dentes temporários.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autora

Veja mais

FGM

Produtos Odontológicos

 Joinville, SC

Na década de 90, os sócios e fundadores da empresa FGM Produtos Odontológicos Ltda, o Sr. Friedrich G. Mittelstadt e Sra. Bianca O. Mittelstadt, através de uma parceria com a... Leia mais

Vídeo-aulas FGM

Cursos44m 07s

Restauração em Dentes Anteriores

Com Prof. Dr. José Carlos Garófalo

Todas as vídeo-aulas FGM

Catálogo FGM

Whiteness Super Endo

Peróxido de carbamida a 37% para uso como curativo de demora em dentes não vitais.

+ Clareador Dental

Todo o catálogo FGM

Leia também

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com FGM e mais 50 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook