Estratégias para a Restauração de Dentes Anteriores com Translucidez Incisal. Caso Clínico

  Caso clínico, 09 de Jun de 2011

Resumo

Leonardo Muniz

Mestre em Clínica Odontológica – FO-UFBA

Professor de Clínica Integrada – EBMSP

Especialista em Endodontia – FO-UFBA

Coordenador do Curso de Atualização em Dentística - Estética com Compósitos e Procedimentos Diretos – ABO-BA

Maíra Athaide

Cirurgiã-Dentista graduada pela FTC

A interação da dentina e do esmalte determina características cromáticas distintas nas diferentes regiões do dente. Na região cervical a maior presença de dentina possibilita visualizar uma área mais saturada. No terço médio o aumento de volume do esmalte e a presença de uma dentina mais clara e com menor espessura, aumenta a luminosidade dessa região.

Contudo, é no terço incisal dos dentes que se observa a maior riqueza de detalhes. A transição da dentina com o esmalte define o formato dos mamelos e em direção à borda incisal, a ausência de dentina define uma imagem translúcida. Pode-se observar ainda em alguns casos uma borda incisal opaca. Estes aspectos incisais são visíveis em maior ou menor proporção enquanto o paciente não exibe um desgaste da borda incisal e aumentam a complexidade do procedimento restaurador, requerendo do profissional o conhecimento das propriedades ópticas dos tecidos dentais e do material restaurador.

Além do desafio de reproduzir os detalhes da região incisal, outra dificuldade nos dentes anteriores é tornar a linha de transição dente/resina imperceptível. Geralmente, quando se utiliza pouca cor de dentina, a restauração fica acinzentada e a emenda da resina com o dente se torna visível. Dessa forma, na linha de transição é fundamental utilizar uma grande quantidade de cor de dentina, o que determina um espaço mínimo para a cor de esmalte, que deve ter seu volume aumentado em direção a região incisal.

Neste artigo, a partir do relato de caso clínico serão discutidas estratégias para mimetizar os detalhes da região incisal, com resina composta.

Fotos do caso

Vídeos do caso

Use com Ambar - Adesivo Dentinário. Primer+Bond no mesmo Frasco. Você merece. FGM
Ambar é um sistema adesivo fotopolimerizável para esmalte e dentina, responsável pela união entre a estrutura dental e materiais restauradores. Leia mais

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autora

Veja mais

FGM

Produtos Odontológicos

 Joinville, SC

Na década de 90, os sócios e fundadores da empresa FGM Produtos Odontológicos Ltda, o Sr. Friedrich G. Mittelstadt e Sra. Bianca O. Mittelstadt, através de uma parceria com a... Leia mais

Vídeo-aulas FGM

Cursos17m 22s

Dicas sobre Clareamento Dental

Com Prof. Dr. José Carlos Garófalo

Todas as vídeo-aulas FGM

Catálogo FGM

Pro Retract

Fio de retração gengival confeccionado com fibras de algodão com alto poder de absorção.

+ Fio Retrator

Todo o catálogo FGM

Leia também

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com FGM e mais 50 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook